Carro zero com defeito grave, sucessivos erros de oficina e descumprimento do prazo legal (CDC).

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Brasília - DF

11/01/2026 às 21:54

ID: 237342955

Carro zero com defeito grave, sucessivos erros de oficina e descumprimento do prazo legal (CDC)

Venho por meio desta manifestar minha total indignação com o pós-venda da Champion Peugeot Candangolândia e SIA. Adquiri um veículo zero quilômetro com finalização documental e pagamento em 31/10/2025. O que deveria ser uma experiência positiva tornou-se um transtorno interminável.

Cronologia do descaso:

Atraso na entrega: Após atrasos no faturamento e nota fiscal, o veículo só foi entregue em 11/11/2025.

Defeito precoce: Em 27/11/2025 (apenas 16 dias de uso), o carro apresentou vazamento de água no habitáculo (próximo ao pedal/ar-condicionado). O gerente foi prontamente notificado.

Diagnóstico e demora: Em 01/12/2025, foi diagnosticado defeito na caixa evaporadora. Fiquei rodando com o carro com defeito aguardando a peça porque o carro reserva demoraria 3 dias para liberação, a partir do momento do pedido.

Falha de comunicação e Carro Reserva: No dia 17/12/2025, cobrei agilidade. "Misteriosamente", a peça apareceu no mesmo dia. No entanto, o carro reserva prometido nunca foi solicitado pela equipe, erro que só admitiram no dia 26/12/2025.

Erro inaceitável na manutenção: Agendei a entrega do veículo para 07/01/2026 porque foi a data melhor para a concessionária focar no meu carro rapidamento e fugir do recesso. Dois dias após deixar o carro na concessionária, recebo a notícia de que a peça pedida estava errada.

Já se passaram mais de 40 dias desde a primeira notificação do defeito (27/11/2025) e o problema persiste por pura ineficiência logística e técnica da concessionária e da montadora. Tive gastos com transporte, perdi horas de trabalho e o veículo, que é novo, está sendo desmontado sucessivas vezes sem solução.

Diante do descumprimento do prazo de 30 dias para sanar o vício, conforme previsto no Artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, perdi a confiança no produto e na marca. Não aceito mais o reparo. Exijo a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, mediante a devolução do veículo.

Referências:
Artigo 18, 1, inciso II do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90): Estabelece que, não sendo o vício sanado no prazo máximo de 30 dias, o consumidor pode escolher, alternativamente e à sua escolha, pela restituição imediata da quantia paga, sem prejuízo de eventuais perdas e danos.

Responsabilidade Solidária (Art. 18, CDC): Tanto a concessionária (Champion Peugeot) quanto a fabricante (Peugeot/Stellantis) respondem solidariamente pelos vícios de qualidade do produto.

Dano Moral: A jurisprudência brasileira entende que o "desvio produtivo do consumidor" (tempo vital gasto para resolver problemas criados pelo fornecedor) e a frustração com veículo zero km com defeito superam o mero aborrecimento, gerando dever de indenizar.

Compartilhe

Resposta da empresa

22/01/2026 às 10:17

Agradecemos o contato. Informamos que o atraso no processo de entrega do veículo ocorreu em razão de alterações no sistema da montadora, que ocasionaram a suspensão temporária do refaturamento, além de instabilidades no sistema do Detran-DF, fatores que impactaram os prazos. Todas as informações foram devidamente esclarecidas no ato da entrega.

Desde o primeiro relato, registrado em ordem de serviço no dia 01/12/2025, com a reclamação de infiltração de água no interior do veículo, após análise e diagnóstico realizados, foi identificada a necessidade de substituição da peça caixa evaporadora.

Por se tratar de uma peça que não possui giro em estoque, foi necessário realizar o pedido junto à montadora, o qual chegou à nossa unidade em 16/12/2025. Em conversa entre os responsáveis e o cliente, ficou combinado o agendamento para o dia 07/01/2026, data em que o veículo seria trazido para reparo.

O cliente vem sendo integralmente assistido pela concessionária, com diagnóstico realizado no mesmo dia, solicitação de peça junto à montadora, disponibilização de veículo reserva e acompanhamento contínuo pela oficina e pelo setor de qualidade.

A previsão de chegada da peça é para esta semana, com a finalização do reparo e a entrega do veículo até a próxima semana.

Reforçamos que permanecemos à disposição e seguimos acompanhando o caso até a sua conclusão.

Equipe Champion

Consideração final do consumidor

03/02/2026 às 10:09

Problema resolvido, apesar da demora e alguns pontos não claros na negociação. De forma geral, foram solistas e tentaram resolver os problemas.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

8