Chapéu Panamá rasgado com 15 dias de uso - Loja se nega a trocar

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Varginha - MG

10/02/2026 às 15:20

ID: 240345253

Não recomendo a loja ABA Chapéu Panamá localizada no Rio de Janeiro telefone *****. Shopping Cassino Atlântico

***** - loja 123 - Copacabana - RJ .Comprei um chapéu Panamá para dar de presente para o meu marido usou durante 15 dias e o chapéu está rasgado pedi para que a firma aba chapéus fizesse a troca. O ***** é o gerente e se nega a fazer a troca, ele alega que o meu marido ficou apertando a ponta do Chapéu até rasgar e não aconteceu isso .Quando você vai tirar o chapéu da cabeça você tem que pegar em algum lugar .lliguei para eles várias vezes e não aceitam trocar .Eles querem me vender um outro chapéu Panamá pela metade do preço eu não acho isso justo,quero o troca do chapéu que comprei e paguei

Compartilhe

Resposta da empresa

11/02/2026 às 12:12

Resposta da empresa ABA Chapéu Panamá

Prezada Sra. Ivone,

Identificamos em nosso sistema que a compra ocorreu em 18/05/2025, pedido n *****, ID *****, no valor total de R$ 701,26. Ainda no mesmo mês, a senhora solicitou a troca do produto por um detalhe estético, solicitação que foi integralmente atendida, com envio do novo chapéu em 03/06/2025, sem qualquer custo adicional.

A nova solicitação ocorre aproximadamente 9 meses após a compra original e cerca de 8 meses após o recebimento da peça substituída, período que excede os prazos legais previstos para caracterização de defeito de fabricação.

Ressaltamos que o chapéu Panamá é um produto artesanal, confeccionado com fibras naturais, e seu desempenho está diretamente relacionado à forma de uso e conservação, conforme orientações fornecidas junto ao produto e disponíveis em nosso site.

Nos termos do art. 26 do Código de Defesa do Consumidor, o prazo máximo para reclamação por defeito é de 90 dias para produtos duráveis, prazo já superado no presente caso.

Ainda assim, compreendendo a frustração da cliente e prezando pelo bom relacionamento, a empresa, mesmo não tendo obrigação legal, ofereceu uma solução alternativa comercial com desconto, como forma de conciliação e demonstração de respeito. Permanecemos à disposição para dialogar e buscar, dentro do possível, uma solução equilibrada e satisfatória, reforçando nosso compromisso com a transparência e o bom atendimento.

Atenciosamente,
ABA Chapéu Panamá

Réplica do consumidor

14/02/2026 às 20:39

Boa noite Marcelo.
Me sinto [Editado pelo Reclame Aqui] e enganada por vcs. Quando comprei ninguém no telefone não me falou que esse chapéu era tão sensível que foi usado 15 dias e já rasgou.
Vc pontuou que reclamei 9 meses depois, só reclamei qdo o chapéu foi dado de presente e usado 15 dias, pq antes ele estava guardado e nunca ouvi falar que um produto estraga guardado, onde eu venho reforçar que esse chapéu não é de bom material pq rasgou muito fácil. vc pontuou também q já havia trocado u
a vez. Sim concordo mas o chapéu estava com a palha toda arrepiada, se é que vc trocou pq rasgou no mesmo lugar.
Vc o tempo todo acusou q foi meu marido que rasgou o chapéu, vc n estava na viagem com nós, como pode fazer esse tipo afirmação.. Venho mais uma vez reforçar que não recomendo em hipótese alguma ABA CHAPÉU, na hr de vender e receber são ótimos, mas qdo tem um problema o cliente é o culpado, a loja nunca tem nada haver com o defeito do chapéu, alega que tem mais de 20 anos no mercado, imagina qtos não passaram pela mesma situação, porém não reclamaram. Fizeram até proposta para eu comprar o mesmo chapéu novamente pela metade do preço. Se um já está rasgado vou ter que comprar outro pra rasgar também. Tá querendo q eu tenha 2 prejuízo em vez de um. O q depender de mim todos irão saber sobre o chapéu que infelizmente comprei de vcs. Não estou frustrada, sinto que fui enganada , [Editado pelo Reclame Aqui] .Cai no [Editado pelo Reclame Aqui] do vigário.

Réplica do consumidor

14/02/2026 às 20:42

Boa noite Marcelo.
Me sinto [Editado pelo Reclame Aqui] e enganada por vcs. Quando comprei ninguém no telefone não me falou que esse chapéu era tão sensível que foi usado 15 dias e já rasgou.
Vc pontuou que reclamei 9 meses depois, só reclamei qdo o chapéu foi dado de presente e usado 15 dias, pq antes ele estava guardado e nunca ouvi falar que um produto estraga guardado, onde eu venho reforçar que esse chapéu não é de bom material pq rasgou muito fácil. vc pontuou também q já havia trocado u
a vez. Sim concordo mas o chapéu estava com a palha toda arrepiada, se é que vc trocou pq rasgou no mesmo lugar.
Vc o tempo todo acusou q foi meu marido que rasgou o chapéu, vc n estava na viagem com nós, como pode fazer esse tipo afirmação.. Venho mais uma vez reforçar que não recomendo em hipótese alguma ABA CHAPÉU, na hr de vender e receber são ótimos, mas qdo tem um problema o cliente é o culpado, a loja nunca tem nada haver com o defeito do chapéu, alega que tem mais de 20 anos no mercado, imagina qtos não passaram pela mesma situação, porém não reclamaram. Fizeram até proposta para eu comprar o mesmo chapéu novamente pela metade do preço. Se um já está rasgado vou ter que comprar outro pra rasgar também. Tá querendo q eu tenha 2 prejuízo em vez de um. O q depender de mim todos irão saber sobre o chapéu que infelizmente comprei de vcs. Não estou frustrada, sinto que fui enganada , [Editado pelo Reclame Aqui] .Cai no [Editado pelo Reclame Aqui] do vigário.