Concessionária se recusa a cobrir reparo de pastilhas de freio na garantia de carro novo com 3.000 km

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Maceió - AL

01/06/2026 às 20:32

ID: 250283979

O veículo tem atualmente apenas 3.000 km rodados, ou seja, é um carro novo, dentro do período e das condições da garantia contratual e legal. Recentemente, percebi falhas no funcionamento e levei o veículo ( travamento das rodas) para avaliação na própria concessionária, conforme orientado. Após análise técnica, os responsáveis informaram que o defeito está relacionado às pastilhas de freio, conforme registrado no sistema interno da empresa.
No minha pouca experiência de carro como mecânica! O defeito foi causado pelo sistema do acionamento de feio de mão.

Contudo, para minha surpresa, a concessionária se negou a cobrir o reparo pela garantia e exigiu que eu pagasse por todo o serviço e pela troca das peças. Essa atitude é completamente abusiva, ilegal e viola todos os meus direitos como consumidor, previstos especialmente no Código de Defesa do Consumidor (CDC) lei que vocês são obrigados a cumprir.

É absurdo que um veículo com tão pouca quilometragem apresente defeito em peças essenciais como as pastilhas de freio. Isso prova claramente que há vício de fabricação, qualidade inferior ou defeito oculto, problemas que são de total responsabilidade da fabricante e da concessionária. Peças como essas devem durar muito mais que 3.000 km, e o fato de terem apresentado defeito tão cedo não é falha minha, mas sim problema do produto que vocês venderam.

Vocês não podem me obrigar a pagar por conserto de defeito que não causei, ainda mais com o carro praticamente novo. O artigo 12 do CDC diz que os fornecedores respondem por defeitos de qualidade dos produtos, e o artigo 18 garante que o consumidor tem direito ao reparo gratuito, troca do produto ou até reembolso do valor pago, além de indenização por danos causados.

Essa negativa também vai contra o que o próprio Caoa Chery promete em suas regras de garantia, e contra tudo o que o ***** embaixador da marca divulga em suas campanhas: confiança, qualidade e respeito ao consumidor. O que vocês estão fazendo é o oposto do que é prometido: enganam o cliente na compra e depois negam assistência quando ele mais precisa. Isso já me causou um prejuízo de 16 dias do carro parado na concessionária. Eu sou PCD( pessoa com deficiência física) estou sem carro. Precisando do veículo para me locomover.

Compartilhe