Cobrança Abusiva de Franquia Integral por Dano Mínimo em Para-brisa Chilean Rent A Car

Resolvido
São Paulo - SP
19/04/2026 às 14:18
ID: 246446387
**Cobrança abusiva de franquia integral por dano mínimo no veículo Chilean Rent A Car (Calama)**
Aluguei um veículo com a empresa Chilean Rent A Car na cidade de Calama (Chile), contrato n *****.
Durante o uso do veículo, ocorreu um impacto de pequena pedra no para-brisa, algo comum na região. No momento da devolução, a própria empresa registrou no relatório oficial de vistoria que o dano era:
**Daño piquete < 15mm (no frente a conductor)**, ou seja, um dano leve, pequeno e fora do campo de visão do motorista.
Esse tipo de dano, conforme padrão de mercado, é resolvido com **reparo simples (resina)**, com custo baixo, e não exige substituição completa do para-brisa.
No entanto, sem qualquer envio prévio de orçamento, sem autorização e sem explicação detalhada, a empresa realizou uma cobrança direta no meu cartão de crédito no valor de **R$ 4.238,63 (aproximadamente $700.000 CLP)**, equivalente à **franquia total do contrato**.
Destaco que:
* Não recebi orçamento prévio do reparo
* Não fui informado sobre necessidade de troca do vidro
* O próprio relatório técnico classifica o dano como leve (< 15mm)
* Não houve transparência nem comunicação antes da cobrança
Dessa forma, considero a cobrança **abusiva e desproporcional**, pois não condiz com a natureza do dano registrado.
Já entrei em contato solicitando:
* Detalhamento do valor cobrado
* Orçamento do reparo
* Justificativa técnica para aplicação da franquia total
Até o momento, não obtive retorno.
Solicito:
* Revisão imediata da cobrança
* Estorno do valor cobrado indevidamente
* Apresentação de documentação que comprove eventual necessidade de substituição do para-brisa (caso alegado)
Caso não haja solução, seguirei com a disputa junto à operadora do cartão de crédito e demais medidas cabíveis.
Aguardo retorno urgente.
Compartilhe
Resposta da empresa
18/05/2026 às 15:16
Olá, Rafael.
Entramos em contato com você e enviamos as fotos de pelo menos duas marcas encontradas no para-brisa após o término do seu aluguel.
O que você relata e que nos parece causar a confusão tem a ver com as informações que constam na sua ficha de inspeção. Essas informações são padrão, são uma referência básica que muitas vezes não tem relação com os danos reais.
Por esse motivo, enviamos fotos das lascas, para que você as tenha como comprovante e possa ter uma ideia das dimensões e da profundidade das lascas.
O mais recomendável, neste caso, era substituir o para-brisa.
Confirmamos que nosso procedimento foi cobrar o valor total da garantia e, alguns dias depois, quando recebemos o orçamento, fizemos o ajuste e geramos o reembolso da diferença, que você recebeu em seu cartão de crédito.
Tudo está em ordem, tudo está em conformidade.
Atenciosamente.
Equipe Chilean Rent A Car
Consideração final do consumidor
18/05/2026 às 15:23
Demorado mas explicou toda a situa\[Editado pelo Reclame Aqui]o
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
5