Cobrança indevida por supostos danos após devolução de veículo alugado.

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Mauá - SP

22/07/2026 às 17:30

ID: 254588851

Minha experiência com a Chilean Rent a Car foi extremamente decepcionante do início ao fim.

Ao realizar a reserva, contratei um Omoda C5, porém, no momento da retirada do veículo, fui informado de que ele não estava disponível e me entregaram um Citroën Basalt, um carro claramente inferior ao modelo reservado, sem que houvesse uma solução adequada ou compensação.

No dia da devolução, o veículo foi inspecionado por um funcionário da locadora, que informou que estava tudo em ordem, sem qualquer apontamento de avarias. Na ocasião, perguntei sobre o valor da caução e fui informado de que o estorno seria realizado em até dois dias.

Para minha surpresa, exatamente dois dias depois recebi um e-mail informando uma série de cobranças por supostos danos ao veículo, danos esses que não foram identificados nem registrados no momento da devolução, quando a inspeção foi concluída e o carro foi aceito pela própria locadora.

Desde então, estou tentando entrar em contato com a empresa para esclarecer a situação, solicitar as evidências e contestar essa cobrança indevida. No entanto, a locadora demora para responder e não apresenta uma solução para o problema, demonstrando total falta de respeito e de transparência com o cliente.

Não recomendo a Chilean Rent a Car. Além de não entregarem o veículo contratado, ainda realizam uma cobrança posterior sem que os supostos danos tenham sido apontados na devolução do carro, deixando o consumidor inseguro e sem o suporte necessário para resolver a situação.

Compartilhe

Resposta da empresa

31/07/2026 às 17:32

Olá, Lucas.
Embora já tenhamos enviado nossas respostas e explicações por e-mail, achamos adequado deixar aqui também nosso feedback.

Quanto à reserva, você a fez com a Rentcars, por meio de suas plataformas, e foi para uma categoria que chamamos de S10A, que inclui modelos como o Jaecoo J5, o Omoda C5 e o Citroën Basalt. Este último foi o que entregamos a você, conforme previsto.

Em relação à devolução do veículo, a inspeção final foi realizada no dia seguinte e foi detectado um pneu danificado, pelo qual cobramos. Recebemos sua reclamação, na qual você nos informou que não reconhecia esse dano. Comparamos nossos registros com o seu relato e concluímos que havia algumas dúvidas em nosso processo de encerramento do contrato. Diante dessas dúvidas, decidimos anular essa cobrança e procedemos ao reembolso.

Esperamos que você tenha ficado mais tranquilo e satisfeito com essa decisão e que continue confiante em continuar utilizando nossos serviços no futuro.

Atenciosamente,
Equipe Chilean Rent A Car

Consideração final do consumidor

31/07/2026 às 22:52

Agradeço o retorno da empresa e reconheço que, ao final, a cobrança foi cancelada e o valor reembolsado.

No entanto, acredito ser importante deixar registrado para que outros consumidores conheçam toda a experiência. O problema não foi apenas a cobrança, mas a forma como todo o processo foi conduzido.

Após devolver o veículo, fui informado pelo funcionário de que estava tudo em ordem e que a caução seria liberada em até dois dias. Posteriormente, fui surpreendido com uma cobrança por um suposto dano que não havia sido apontado no momento da entrega.

Para conseguir resolver a situação, precisei enviar diversos e-mails, insistir por respostas e aguardar vários dias até que a empresa analisasse o caso. Durante esse período, não foram apresentadas provas claras que justificassem a cobrança, o que gerou muita preocupação e insegurança.

Somente após toda essa insistência e da análise realizada pela própria empresa foi reconhecido que existiam dúvidas no processo de encerramento do contrato, motivo pelo qual a cobrança foi cancelada e o valor devolvido.

Fico satisfeito por o caso ter sido solucionado, mas acredito que isso poderia ter acontecido de forma muito mais rápida e transparente, evitando todo o desgaste que enfrentei durante esse período.

Espero sinceramente que a empresa utilize essa experiência para aprimorar seus processos de inspeção, comunicação e atendimento, para que outros clientes não passem pela mesma situação.

Meu problema foi resolvido, porém somente após muita insistência e um tempo de espera que considero excessivo.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

2