Cobrança [Editado pelo Reclame Aqui] de reembolso

CI Intercambio
03/02/2023 às 17:38

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

No dia 28/12/2023 entrei em contato com a agencia CI Tatuapé para realizar programa de Au Pair (Intercâmbio de estudo e trabalho para os Estados Unidos), há 2 anos eu já fui Au Pair porém com outra agencia, embarquei no meio da pandemia, e retornei ao Brasil, por contas das dificuldades que vivenciei fazendo esse intercambio na pandemia. Por durante 2 anos, aguardei aqui no Brasil, pois para solicitar um novo visto J1 pelo Consulado Americano é necessário aguardar 2 anos no Brasil.
Entrei em contato com mais de 5 agências de intercambio, e fui negada em todos, pelo fato de que eu não tinha concluído a primeira vez em que fui.
Por fim, no dia 05/01/2023 fui até a loja física da CI Tatuapé, fazer a entrevista (em inglês) e começar o processo com eles, deixei bem claro todas as informações acima (Ex Au Pair, sem a conclusão do primeiro ano). Fui atendida e recebida muito bem, as meninas da agência são excelentes, otimo atendimento e conversa, me senti muito bem e acolhida, contei toda a historia pelo qual voltei para o barsil antes do prazo, e fui entendi por ambas (reforçando, estavam cientes da minha situação), o processo continuou, conforme a regras da empresa, é necessário ser feito o pagamento total para assinar o contrato e continuar o processo.

Pagamento realizado no dia 09/01/2023
R$ 3.024,84 em 6x cartão de crédito + entrada via PIX de R$ 1.296,36 = Valor total do programa R$4.321,20.
E assinatura do contrato no mesmo dia.
No dia 16/01/2023 recebi um e-mail com um link para começar a preencher o application (como se fosse um currículo), nesse link estava escrito DECLINED (NEGADO), não entendi o porque e enviei mensagem para a no dia 17/01/2023 informando isso, fui respondida no dia seguinte, apenas com a informação de que seria questionada a organização. Apenas no dia 18/01/2023 recebi uma devolutiva da agencia com informando que para que eu pudesse continuar o processo com eles precisava de um documento informando que finalizei o programa (certificado), como informei não haveria essa possibilidade, já que não concluí o programa na primeira vez em que fui Au Pair.
No instante que recebi essa informação. fiquei extremamente chateada e frustrada, pela falta de informação por parte da agencia (sendo que era muito mais fácil ter perguntado se eu poderia continuar, ao invés de cobrar o pagamento e assinatura do contrato), como outras agencias fizeram antes de me pedir qualquer informação. Respondi perguntando como seria feita a DEVOLUÇÃO do valor, já que por logica não poderia continuar esse processo com a CI.
Desde o dia 18/01/2023 até o dia 24/01/2023 cobrei um posicionamento da agencia em relação ao estorno e devolução do valor total. No dia 24/01/2024 recebi um retorno da agencia, com a seguinte mensagem:
Como você não tem as comprovações exigidas pelo programa, preciso que você solicite o CANCELAMENTO do programa formalmente por e-mail. E foi então que tudo saiu do controle.
Fiz o e-mail conforme solicitado pedindo o reembolso do valor total pago, para que assim, possa fazer outro intercambio com outra agencia com o uso desse valor.
Recebi a confirmação do e-mail, e disse que seria encaminhado para o setor responsável com o prazo de 45 dias para a devolução. Abri também uma reclamação nesta plataforma para que pudesse me ajudar, recebei um devolutiva informando valores absurdos como taxa de multas:

Tx Administrativa: U$ 110,00
Multa 30%: Programa U$ 670 x 30% = U$ 201,00
Total Multas: U$ 311,00 x 5,54 = BRL 1.722,94

Valor pago: R$ 4.321,20 - R$ 1.722,94 = R$ 2.598,26 > > Reembolso

Obvio que não aceitei, já que não tem logica eu pagar uma multa sendo que foi erro total da agencia por falta de informação, e [Editado pelo Reclame Aqui]. Tanto que no contrato há um paragrafo que diz assim:

5.4.3.3. Em caso de cancelamentos de programa pela ORGANIZAÇÃO ou pela CI, a candidata terá o reembolso das
taxas de Colocação e Participação, independente do momento em que ele ocorrer.

Logicamente falando, eles que precisam fazer o cancelamento do meu contrato, uma vez em que não posso mais continuar o processo com a agencia por falta de documentação, que foi solicitada após o pagamento, e não antes da assinatura e pagamento do programa. Porém houve o uso de [Editado pelo Reclame Aqui] e manipulação no momento em que foi passado a informação que de EU precisava pedir o CANCELAMENTO para eu entrasse no paragrafo contrato:

5.4.2. Em casos de pedidos de cancelamento antes da entrega application pela candidata, haverá reembolso de 70%*
do valor pago pelo cliente.

E assim, eles ficarem com um valor absurdo meu, isso é inaceitável e preciso de uma solução o mais rápido possível, pois essa história esta se estendendo e é cansativo, provar que não tenho culpa de nada, e ainda estou sendo lesionada financeiramente.
Peço a compreensão do fatos, e a solução deste problema.

Att
******* Santos.

14/02/2023 às 17:08

Boa tarde, Nathalia!

Esperamos te encontrar bem e saudável.

Conforme conversamos a pouco, encaminhamos o comprovante do reembolso e carta de cancelamento junto a operadora do cartão.

Continuamos à disposição.

Atenciosamente.

Equipe CI

Consideração final

30/11/2023 às 00:00

Está com problemas com CI Intercambio?

Intercâmbios