Descumprimento contratual, falha na prestação de informações, retenção [Editado pelo Reclame Aqui] de valores

CI Intercambio
19/09/2022 às 19:46

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Em junho do ano de 2020 eu e meu marido faríamos um intercâmbio de um mês na cidade de Toronto, por intermédio da CI. Com a pandemia, a viagem foi adiada e remarcada, enfim, para julho de 2022. Chegamos a pagar, inclusive, taxa de remarcação. Durante todo esse período, a CI cometeu incontáveis equívocos na condução do nosso contrato, prestando informações de forma precária, incompleta e com extrema morosidade. Em uma das vezes, por exemplo, afirmaram que não havíamos contratado acomodação com eles e coube a nós comprovar que havíamos, efetivamente, contratado.
Por tudo isso, em meados do corrente ano, inseguros em relação ao sucesso de uma viagem intermediada por uma agência que nos vinha prestando um serviço insatisfatório, optamos pelo cancelamento do intercâmbio. Tínhamos certeza de que poderíamos chegar ao Canadá e ficar a ver navios, sem acomodação ou vaga na escola.
As informações sobre o cancelamento sempre foram muito imprecisas. Além da multa cobrada pela CI, nos diziam que "poderia ou não" haver uma multa por parte da escola, multa essa que não está especificada no contrato. Pedimos para que essa questão fosse melhor esclarecida, mas nunca obtivemos uma resposta satisfatória. A porcentagem de multa da CI era também enigmática. O contrato que assinamos previa a porcentagem de 20%. No início da pandemia, nos disseram que um TAC havia elevado a multa para 50%, um completo absurdo, sob a ótica do direito do consumidor. Em 2022, finalmente, quando nos não restou outra saída, que não cancelar a viagem, fomos informados - frise-se, somente meses após a entrada em vigor -, de que já havia um novo TAC, prevendo uma porcentagem de multa intermediária entre a contratual e a do TAC anterior (item 6.4 do "primeiro termo aditivo ao termo de ajustamento de conduta celebrado em 27.03.2020" - alínea "i" prevê a devolução ao intercambista de 70% do valor pago).
O fato é que, no dia 25 de julho, identificamos o crédito de R$ 2.909,88 na conta do meu marido e de R$ 2.870,04 em minha conta, vindos da CI. Considerando-se que os valores estavam bem aquém das projeções por nós realizadas, solicitamos ao consultor, em 26 de julho, a memória dos cálculos realizados. Vinte dias depois, finalmente, recebemos um e-mail de retorno, que não trazia, todavia, qualquer esclarecimento. Apesar da insistência, até o momento não recebemos memória descritiva que traga informações claras sobre qual foi o cálculo efetuado para que nos fossem restituídos apenas R$ 5.779.92 reais de um total de R$ 22.115,32 pagos (R$ 11.863,80 de acomodação para os dois e R$ 10.251,52 de cursos para os dois), isto é, menos de 30% do valor.
Na qualidade de agência de intercâmbio, a CI tem como atribuição elementar a prestação de informações aos contratantes e falhou indubitavelmente nesse mister, incidindo em claro descumprimento de contrato e, agora, também, retenção [Editado pelo Reclame Aqui] de valores.
Exigimos a imediata devolução da quantia paga, descontado o valor da multa contratual, a única à qual anuímos efetivamente. Quando menos, a imediata apresentação da memória do cálculo realizado, para que possamos dar início a uma indesejável, porém necessária ação judicial.

06/10/2022 às 16:45

Boa Tarde, Paola!
Tudo bem?

Auditamos o processo e verificamos que o reembolso já foi realizado em sua conta.

Continuamos à disposição.

Atenciosamente.
Equipe CI

03/11/2022 às 17:01

Foram meses a fio de descaso e desinformação e a empresa só diligenciou no sentido de solucionar a questão após ser exposta no Reclame Aqui. Jamais voltaria a fazer negócio com eles.

Está com problemas com CI Intercambio?

Intercâmbios