Falta de transparência dos atendentes me custou 10 mil reais a mais na cidadania

Cidadania4u
28/05/2023 às 22:17

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Boa noite.

Meu nome é (Editado pelo Reclame AQUI), cliente da Cidadania4U.

Gostaria de expressar minha insatisfação com a empresa, principalmente com sua forma de comunicação na prestação com sua clientela. Como uma startup, essa empresa pega pela obsessão pelo cliente

Iniciei meu relacionamento com a empresa em maio/22, com o sonho de obter a cidadania italiana e por indicação de uma amiga que também havia iniciado a mesma jornada em um período de tempo bastante parecidos (e que ainda não tinha a visibilidade das mesmas dores que eu viria a ter).
Foi me apresentado o plano completo, e explicado que teríamos 2 fases: a busca pela documentação de meus ancestrais (1 fase) e o processo da via judicial (2 fase). Me explicaram todos os valores: R$ 12x 855 para a documentação, totalizando R$ 10.260,00 (e eu teria 50% de cashback no processo da via Judicial) e a via judicial, com 12 x R$ 1.724. Com o cashback, a via Judicial sairia 12x R$ 1475. Ou seja, o processo todo sairia R$ 27.960. Foi me informado também que não haveria gasto adicional. Por isso, topei.

Um mês após a contratação do serviço, tivemos o primeiro entrave: O atendente Matheus me informou que a certidão da minha mãe (até então aceita) não serviria, e que eu deveria providenciar uma nova certidão de inteiro teor (nota-se que o cliente leigo meu caso não sabe a diferença de uma certidão de inteiro teor ou uma certidão normal: para mim, certidão de nascimento é uma certidão e pronto!). Ao conversar, descobrimos que no contrato haviam mais erros de meus ancestrais. Assim, tive que refazer umas 3 certidões, a um valor total de R$ 1.258,00. Por que não averiguaram tudo antes de fechar o contrato? Por que não me avisaram que uma certidão pode ser normal (a que a gente recebe) ou de inteiro teor (a qual você só recebe no cartório)? A empresa da a opção de fazer o serviço por fora para se mostrar flexível ao cliente, mas certamente o cliente não faz a menor ideia de como proceder! E então se vê na obrigação (indireta) de contratar o serviço com eles.

Em janeiro/23, fui acionado pelo atendente (Editado pelo Reclame AQUI) o qual me informou que minha certidão de nascimento e a certidão de casamento da minha mãe (que pasme, eu já havia enviado ambas em maio/22, assim que contratei o serviço, e tive o OK de ambas) estava divergente e precisaria emitir a de inteiro teor! Ou seja, a empresa não prestou o serviço com a devida qualidade de conferir em maio/22. O custo para realizar essas novas emissões foi de R$ 1377 reais. Neste momento, minha confiança na empresa já estava nos mínimos possíveis. Novamente me deram a opção de fazer o serviço por fora, mas cai no mesmo caso que o anterior ..

Em conversa com o (Editado pelo Reclame AQUI) e a (Editado pelo Reclame AQUI), expressei minha insatisfação e a falta de transparência deles. Me alegaram então que eu não teria mais nenhuma emissão de documento.

Agora, em maio/23, a atendente Cinthia me ligou informando que é necessário retificar uma série de certidões de óbitos e nascimento dos meus ancestrais. Ela deixou claro que eu poderia optar por não fazer, mas há um risco nisso, e também deixou claro que eu poderia fazer por fora. Novamente: eu não conheço nada e deleguei tudo para a companhia. O valor foi de R$ 3870.

Lembra da minha amiga que me indicou em maio/22? Então, ela passou pela MESMA situação com a MESMA insatisfação. Por que não nos avisam logo na contratação dos custos alternativos? Talvez o cliente fique com medo do valor total? Me parece que faz parte da estratégia da companhia dar estas facadas aos poucos para não assustar o cliente. Por que não deixam todos os caminhos alternativos e valores estimados associados desde o começo claros para o cliente?

O meu custo inicial estimado foi de R$ 27.960, e atualmente já gastei R$ 34.465,00 (23,5% a mais do que o prometido em maio/22). E, como o processo não foi finalizado, sabe-se lá quantas ligações com novos entraves ainda irei receber. Eu não teria me importado de pagar estes excedentes se tivesse claro e com uma estimativa aproximada de quanto os clientes desembolsam a mais desde o começo. Mas, da forma com que foi orquestrado, me questiono se isso não foi proposital.. Pois minha amiga passou pelo mesmo processo. Logo, a empresa deve ter um histórico disto para poder estimar um custo para o cliente.

Este é meu desabafo com a Cidadania4U. Irei concluir meu processo com a empresa, mas, caso me peçam recomendações, a Cidadania4U, atualmente, não seria minha melhor recomendação.

Como uma startup que visa resolver a dor do cliente, a empresa acaba pegando no básico esperado de uma gestão empresarial, que é a comunicação e a transparência. Me sinto bastante frustrado e decepcionado com a empresa no geral.

29/05/2023 às 10:14

Olá, Diego! Espero que esteja bem!

Lamentamos que você esteja com essa experiência diante dos nossos serviços. Queremos garantir que estamos comprometidos em resolver todas as questões que você levantou.
Hoje mesmo nossa equipe de especialistas entrou em contato com você e assumirá o seu caso até que todas as suas pendências sejam solucionadas. Além disso, nosso Time de Ouvidoria está disponível no novo ponto de contato estabelecido para qualquer esclarecimento adicional que você possa precisar.

Equipe de Sucesso do Cliente.

12/06/2023 às 21:50

Francisco, da Ouvidoria, trouxe transparência para o processo. Informei a ele que toda esta transparência é necessária desde o começo da jornada do cliente com a empresa, e não apenas após termos um entrave de comunicação.

Está com problemas com Cidadania4u?