Cobrança indevida e falta de clareza na fatura do cartão Nubank após antecipação de parcelas

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Cajari - MA

04/03/2026 às 18:58

ID: 242342055

Venho por meio desta registrar uma reclamação formal referente a uma cobrança indevida em meu cartão de crédito da Nubank.

No dia 17/10/2025, realizei uma compra no valor de R$ 3.714,90, parcelada em 10 vezes de R$ 371,49.

Na data da compra, eu possuía um saldo positivo no cartão no valor de R$ 2.374,70. Esse saldo foi sendo utilizado normalmente para abater as parcelas, cobrindo até a 5 parcela (5/10).

Posteriormente:

No dia 04/02/2026, realizei a antecipação das parcelas 6/10 e 7/10, recebendo um desconto de R$ 27,49.

No dia 17/02/2026, realizei a antecipação das parcelas 8/10, 9/10 e 10/10, recebendo um desconto de R$ 18,50.

Todas essas antecipações foram devidamente descontadas da minha conta.

Ou seja, todas as parcelas da compra foram quitadas até fevereiro de 2026, inclusive com concessão de desconto por pagamento antecipado o que comprova que houve efetivamente a liquidação dos valores.

Entretanto, no mês de março de 2026, minha fatura está no valor de R$ 2.182,95, mesmo após a antecipação e pagamento integral das parcelas.

Ao entrar em contato com a central de atendimento da Nubank para entender a origem da cobrança, fui informada apenas que antecipar não é pagar. Contudo, antecipar parcelas significa justamente realizar o pagamento antes do vencimento inclusive tendo sido concedidos descontos por essa antecipação.

Se as parcelas não foram consideradas pagas, por qual motivo foram concedidos descontos? E por que os valores foram debitados da minha conta?

Além disso, considerando:

Saldo positivo inicial: R$ 2.374,70

Valor atual da fatura: R$ 2.182,95

Temos um total de R$ 4.557,65, valor superior ao da compra original (R$ 3.714,90).

Portanto, está sendo cobrado um valor maior do que o da compra realizada, o que não faz sentido financeiro nem contratual.

Outro ponto importante: o aplicativo não permite a captura de tela, então precisei registrar as informações utilizando outro celular. Ao tentar acessar os comprovantes de pagamento, consta apenas o comprovante da compra do dia 17/10/2025, não havendo detalhamento claro das antecipações.

Já entrei em contato diversas vezes com o atendimento, porém não obtive explicação clara nem solução para o problema. O atendimento tem sido ineficaz e ninguém consegue justificar a cobrança desse valor excedente.

Diante do exposto, solicito:

A revisão detalhada da fatura de março de 2026;

A explicação formal e discriminada dos valores cobrados;

A correção imediata da cobrança indevida;

Caso haja erro, o estorno do valor cobrado indevidamente.

Aguardo uma resolução urgente e definitiva por parte da empresa.

Compartilhe