Cobrança indevida e falta de clareza na fatura do cartão Nubank após antecipação de parcelas

Não respondida
Cajari - MA
04/03/2026 às 18:58
ID: 242342055
Venho por meio desta registrar uma reclamação formal referente a uma cobrança indevida em meu cartão de crédito da Nubank.
No dia 17/10/2025, realizei uma compra no valor de R$ 3.714,90, parcelada em 10 vezes de R$ 371,49.
Na data da compra, eu possuía um saldo positivo no cartão no valor de R$ 2.374,70. Esse saldo foi sendo utilizado normalmente para abater as parcelas, cobrindo até a 5 parcela (5/10).
Posteriormente:
No dia 04/02/2026, realizei a antecipação das parcelas 6/10 e 7/10, recebendo um desconto de R$ 27,49.
No dia 17/02/2026, realizei a antecipação das parcelas 8/10, 9/10 e 10/10, recebendo um desconto de R$ 18,50.
Todas essas antecipações foram devidamente descontadas da minha conta.
Ou seja, todas as parcelas da compra foram quitadas até fevereiro de 2026, inclusive com concessão de desconto por pagamento antecipado o que comprova que houve efetivamente a liquidação dos valores.
Entretanto, no mês de março de 2026, minha fatura está no valor de R$ 2.182,95, mesmo após a antecipação e pagamento integral das parcelas.
Ao entrar em contato com a central de atendimento da Nubank para entender a origem da cobrança, fui informada apenas que antecipar não é pagar. Contudo, antecipar parcelas significa justamente realizar o pagamento antes do vencimento inclusive tendo sido concedidos descontos por essa antecipação.
Se as parcelas não foram consideradas pagas, por qual motivo foram concedidos descontos? E por que os valores foram debitados da minha conta?
Além disso, considerando:
Saldo positivo inicial: R$ 2.374,70
Valor atual da fatura: R$ 2.182,95
Temos um total de R$ 4.557,65, valor superior ao da compra original (R$ 3.714,90).
Portanto, está sendo cobrado um valor maior do que o da compra realizada, o que não faz sentido financeiro nem contratual.
Outro ponto importante: o aplicativo não permite a captura de tela, então precisei registrar as informações utilizando outro celular. Ao tentar acessar os comprovantes de pagamento, consta apenas o comprovante da compra do dia 17/10/2025, não havendo detalhamento claro das antecipações.
Já entrei em contato diversas vezes com o atendimento, porém não obtive explicação clara nem solução para o problema. O atendimento tem sido ineficaz e ninguém consegue justificar a cobrança desse valor excedente.
Diante do exposto, solicito:
A revisão detalhada da fatura de março de 2026;
A explicação formal e discriminada dos valores cobrados;
A correção imediata da cobrança indevida;
Caso haja erro, o estorno do valor cobrado indevidamente.
Aguardo uma resolução urgente e definitiva por parte da empresa.