Venda cheia de erros e falta de comprometimento

Resolvido
Lauro de Freitas - BA
14/03/2017 às 19:54
ID: 24849643
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesNo dia 15 de fevereiro decidi entrar na concessionária Tolouse em Salvador para verificar o valor de um Citroen C3 para minha esposa, uma vez que tinha interesse em dar um lance no consórcio e adquirir um veículo para ela. Fui atendido pela Supervisora de Vendas, Cíntia Macedo, com quem comecei a negociar o veículo (Versão Attraction Puretech - disponível no pátio). Após avançarmos na negociação e, diante da vontade da minha esposa em ter o veiculo, eu confirmei o interesse e efetuei um sinal no meu cartão de crédito, no valor de 8% do valor total do veículo. O acordo envolveu, o valor do veículo em R$50.*******,00 e ainda a cortesia do Emplacamento, no valor de R$1.*******,00. Ficando pendente apenas o licenciamento (cerca de R$1.*******,00) que, segundo a vendedora, poderia ser parcelado em 2x no cartão, e a diferença do valor do veículo, que poderiam ser pagos posteriormente.
Expliquei à vendedora que na semana seguinte (22/02) ocorreria a assembleia do consórcio e que eu faria um lance para ser contemplado nesta oportunidade. No dia 23/02, antes de ir ao banco para pagar o lance aceito e retirar a Carta de Crédito do Banco do Brasil contemplada (no valor de R$45.*******,00), perguntei à vendedora se precisava de algo. Ela me disse que não e então fui até o banco para concluir a operação.
Com a Carta de Crédito em mãos, levei à concessionária para dar andamento à efetivação da compra e, a partir daí, as informações começaram a se desencontrar, a vendedora parecia não saber o que estava fazendo e acabou gerando um tremendo stress, conforme faço questão de enumerar, para conhecimento:
1- Ao entregar a Carta à vendedora, fui perguntado sobre os contatos do Gerente do meu Banco. (Se essa informação era necessária, porque ela não me solicitou quando eu avisei que estava indo ao Banco?). Indaguei-a com esta retórica e ela me disse que não tinha problema pois ela daria um jeito de conseguir.
2- Perguntei a ela o que eu precisava fazer à partir daquele momento. Ela me disse que era apenas esperar o Banco efetuar o pagamento da Carta e aguardar o contato da Concessionária para programar a entrega. Ainda assim, como a previsão de pagamento do Banco era de até 3 dias, perguntei se havia previsão de entrega do veículo. Ela me disse que confirmasse o pagamento dentro destes 3 dias (findando o prazo no dia 02/03 - por conta do recesso de carnaval), a previsão de entrega do veículo seria no dia seguinte (03/03).
3- No dia 02/03 entrei em contato com a vendedora para saber se estava tudo certo quanto ao pagamento por parte do Banco e quanto à previsão de entrega do veículo, para que eu programasse a contratação do seguro junto ao meu corretor. A mesma me respondeu de forma displicente, dizendo que o banco ainda não tinha pago e que só na semana seguinte para entregar o veículo. Solicitei à mesma que verificasse com o Financeiro se havia alguma pendência e se o problema era apenas com o Banco, para que eu me dirigisse à agência e verificasse com minha gerente se havia algum problema. Como o retorno da vendedora era sempre demorado, entrei em contato diretamente com o setor financeiro, através do telefone de atendimento central da Concessionária.
4- Ao explicar a situação à funcionária Ane, fui perguntado se eu já havia levado a Nota Fiscal (nº *******) até minha agência. Questionei se era eu quem deveria fazer isto, uma vez que a vendedora me informou que eu não precisava fazer mais nada além de aguardar. Ela então retrucou e me disse que eu deveria sim ir na agência, pois só dependia disso. (Novamente fiquei chateado por não ter sido informado anteriormente que essa era minha responsabilidade).
5- No dia seguinte (03/03), liguei novamente para a Central e solicitei contato com o Gerente de Vendas, pois gostaria de explicar a situação a ele. Apesar de explicar toda a situação à funcionária que me atendeu e ela concordar e se prontificar a ajudar na situação, a mesma não quis me colocar em contato com o Gerente. Inclusive, nem mesmo o nome dele ela quis me falar. Solicitei então que ela verificasse se ele poderia retornar o contato para mim. Assim ela o fez e me informou que em cerca de 20 min ele ligaria para mim. Eram cerca de 12:30 da manhã.
6- Aguardei até às 13:30 e, como não tive retorno, me encaminhei até a agência. Lá, aguardei cerca de 3h para ser atendido e, por incrível que pareça, não era possível dar seguimento à confirmação de pagamento à Concessionária por dois motivos: (a) A Nota fiscal estava errada (com a informação de que a Carta de Crédito estava quitada, quando deveria constar Alienação Fiduciária). Desta forma, o financeiro teve que enviar uma Errata para mim e eu encaminhar para minha gerente. (b) Ainda não havia nenhuma Solicitação de Reserva da Carta de Crédito (ativação da Carta de Crédito junto à Central de Consórcios do Banco). Ou seja, a Concessionária (tanto a vendedora, quanto o financeiro e o Gerente) estavam transferindo as responsabilidades que deveriam ser DELES para mim. Eles não haviam feito o mínimo que se esperava deles: Solicitar o pagamento da Carta ao Banco! Apesar de já terem emitido a Nota Fiscal. O que é mais absurdo ainda.
7- Como estava muito irritado com a situação, enviei e-mail à vendedora e à algumas pessoas do financeiro, solicitando o cancelamento dos trâmites da compra do veículo, inclusive dos acessórios que eu já havia autorizado a instalação (Sensor de ré e Bancos de Couro). Contudo, ao informar à minha esposa sobre o cancelamento, ela compreendeu minha irritação, entrou em contato com a concessionária, que desta vez colocou o Gerente de Vendas, David Camara na linha. Ela explicou tudo a ele, que informou que não estava sabendo do que estava acontecendo e se desculpou pela situação.
8- No dia 06/03 recebi uma ligação do Gerente David, me dizendo que gostaria de conversar comigo sobre o ocorrido. Informei a ele que poderia conversar com ele sim, mas que preferia fazê-lo pessoalmente. Desta forma, me encaminhei à Concessionária e expliquei todo o ocorrido e a minha chateação, principalmente com o descaso da vendedora, que desde o início, se mostrava indiferente com a venda (apenas mais uma) e sem atenção aos detalhes importantes. Ele concordou com tudo o que eu falava, pediu desculpas pelo ocorrido e me disse que gostaria de me oferecer algum acessório no veículo para que eu mudasse a minha imagem sobre a Concessionária. Como eu já havia conversado com minha esposa e ela me sinalizou que realmente gostaria de adquirir o veículo, eu aceitei a oferta e autorizei que fosse retomado o processo. Desta vez, com a efetivação da carta junto ao Banco.
9- No final da conversa, o Gerente me perguntou se ainda tinha algum valor pendente. Eu informei que sim: a diferença do valor do veículo e o licenciamento. Este segundo podendo ser parcelado em 2x, conforme informado pela vendedora. Fato que causou espanto do gerente, que me disse que não era possível parcelar o valor do licenciamento (IPVA), mas que iria verificar com a vendedora e então me informaria.
10- Hoje (14/03), após confirmar a autorização de pagamento para a concessionária junto ao Banco, entrei em contato com o financeiro da Concessionária para avisar que o crédito poderia ser efetuado a qualquer momento e fui questionado sobre as pendências do Licenciamento do veículo. Expliquei à funcionária Maíra que já tinha explicado isso ao Gerente David e que ele ficou de verificar com a vendedora e me retornar desde a semana anterior. Como ela não o tinha, pedi a ela que o lembrasse de verificar e então me contactar.
11- Na sequencia, o gerente David me ligou e informou que realmente não tinha como parcelar esse valor e que com essa pendência ele não poderia concluir o processo de emplacamento para programar a entrega do veículo. Mais uma vez, uma chateação por conta da falta de atenção e compromisso da Concessionária, principalmente a vendedora, ou pior, Supervisora de Vendas, Cíntia. Informei a ele que já estou cansado deste processo de compra e que nunca havia me chateado tanto com a compra de um veículo por conta dos erros grotescos, pra não dizer amadores, de uma Concessionária. Sendo assim, pedi que ele me enviasse as informações da conta bancária para que eu transferisse o valor integral (à vista), mesmo tendo sido negociado de forma diferente. Mas que eu fazia questão de concluir o mais breve possível a aquisição deste veículo.
De fato, a compra do veículo para a minha esposa, além de uma necessidade da família, é também um presente e deveria ser prazeroso. No entanto, a concessionária se esforçou (e conseguiu) para estragar todo o processo e, principalmente, a imagem da marca. Este é o meu primeiro veículo da Citroen, apesar de não ser o primeiro Citroen que minha esposa vai dirigir, pois o pai dela já teve (e tem) um veículo da Marca. Isso, inclusive, foi o que influenciou-nos na compra.
Porém, minha primeira experiência foi absurdamente terrível e continua sendo. Tenho receio de como será daqui para frente (pós-venda), pois esse é o campeão de reclamações de todas as marcas no Brasil.
Atualmente, possuo um veículo da marca Chevrolet, não tive problema na compra e nunca tive no Pós-venda. Faço questão de referendar a marca, tamanha satisfação. Mas, ainda nem tenho o veículo da Citroen (aliás, ainda nem o vi, apesar de estar no pátio da Concessionária) e não posso fazer o mesmo.
Hoje, afirmo que não pretendo voltar a adquirir um veículo desta marca e, PRINCIPALMENTE, na Concessionária Tolouse em Salvador/BA. Afirmo ainda que esta última pode contar, certamente, com a minha recomendação para todos os meus conhecidos (e não conhecidos) para que não entrem naquela loja.
Compartilhe
Resposta da empresa
15/03/2017 às 16:14
Boa Tarde Sr, Victor
Tomamos ciência do seu caso e estamos trabalhando com as demais áreas para solucionar o problema, assim que tivermos um retorno será realizado o contato nos telefones cadastrados.
Obrigado,
Equipe Citroen
Consideração final do consumidor
14/03/2023 às 14:24
Não à toa a concessionária fechou as portas!
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
1