Diploma de Pedagogia da Claretiano não aceito em editais, impedindo oportunidades profissionais.

Em réplica
Varginha - MG
26/03/2026 às 11:17
ID: 244387917
Concluí o curso de Pedagogia pela instituição Claretiano e estou enfrentando um problema grave em relação à aceitação/validação do meu diploma.
Ao tentar participar de DOIS processos de edital, fui informada de que O MEU DIPLOMA NÃO TEM VALIDADE, o que está me impedindo de seguir com oportunidades profissionais. Essa situação está me causando prejuízos, pois investi tempo, dedicação e recursos financeiros na minha formação, acreditando na credibilidade da instituição.
Gostaria de esclarecimentos urgentes sobre:
A regularidade e reconhecimento do curso junto a todos os órgãos.
A validade do diploma emitido;
O motivo pelo qual ele não está sendo aceito;
E quais providências a instituição pode tomar para resolver.
Ressalto que essa questão é extremamente séria, pois impacta diretamente minha vida profissional. Aguardo um posicionamento rápido e uma solução efetiva.
Caso não haja retorno satisfatório, tomarei as medidas cabíveis junto aos órgãos competentes.
Compartilhe
Resposta da empresa
26/03/2026 às 14:11
Prezada Aline,
Compreendemos a importância do seu relato e a urgência que o tema exige. Informamos que realizamos uma auditoria técnica em nossos registros e na legislação que fundamenta a oferta de nossos cursos, cujos pontos seguem para seu esclarecimento:
Regularidade e Validade: O curso de Pedagogia em questão possui o reconhecimento renovado pela Portaria n 913 de 27/12/2018 (D.O.U. 28/12/2018). Portanto, o diploma emitido pelo Claretiano goza de plena validade nacional e fé pública.
Conformidade Normativa: A estrutura curricular oferecida pela instituição segue rigorosamente a Resolução CNE/CP n 2 de 20/12/2019 (republicada em 15/04/2020). Ressaltamos que o Art. 21 desta norma estabelece cargas horárias específicas para diferentes modalidades de formação, e todos os nossos históricos escolares refletem com precisão o que determina a lei federal.
Como a instituição cumpre integralmente os requisitos do Ministério da Educação (MEC), eventuais negativas de aceitação por parte de bancas examinadoras geralmente decorrem de interpretações normativas divergentes por parte dos órgãos executores dos certames.
Para que possamos analisar como auxiliá-la de forma mais assertiva, precisaríamos do parecer oficial de indeferimento da banca examinadora (ou o trecho do edital que justifica a recusa). Com esse documento em mãos, poderemos verificar tecnicamente o motivo da divergência e orientá-la sobre os fundamentos legais relacionados ao curso.
Ressaltamos que o Claretiano, na condição de Centro Universitário, possui autonomia para o registro de seus diplomas e garante a total regularidade de suas titulações perante os órgãos competentes.
Atenciosamente,
Ouvidoria
Claretiano - Centro Universitário
Réplica do consumidor
21/04/2026 às 18:28
Foi emitido um parecer jurídico que claramente invalida o diploma emitido pela Claretiano, que tenta isentar de responsabilidades.
Réplica da empresa
22/04/2026 às 08:57
Olá, Aline
Compreendemos seu descontentamento e a urgência do caso.
Para auxiliá-la de forma mais próxima e personalizada, enviamos um e-mail ao seu endereço cadastrado.
Pedimos a gentileza de verificar sua caixa de entrada para que possamos dar continuidade ao atendimento.
Atenciosamente,
Ouvidoria,
Claretiano
Réplica do consumidor
22/04/2026 às 18:26
Mensagem: Imagine que eu tivesse cursado Medicina no Claretiano. Eu me formo, recebo meu diploma devidamente reconhecido pelo MEC e tiro meu registro profissional.
Aí, tento trabalhar em um hospital municipal e o diretor me diz: 'Olha, aqui a gente não aceita médicos formados por essa modalidade, só aceitamos quem fez o curso de outro jeito'.
Eu volto na faculdade pedindo ajuda e vocês me mandam um parecer dizendo: 'É, o hospital manda nas regras dele (o edital faz lei entre as partes)'.
Isso faz algum sentido?
. SE EU SOU MÉDICA, SOU MÉDICA EM QUALQUER HOSPITAL DO BRASIL.
SE EU SOU PEDAGOGA LICENCIADA POR UMA RESOLUÇÃO FEDERAL (CNE 02/2019), SOU PEDAGOGA EM QUALQUER PREFEITURA DO DO BRASIL.
Dizer que o 'edital faz lei' é o mesmo que dizer que o diploma de vocês só tem validade onde a prefeitura 'quiser' aceitar. Vocês estão vendendo um diploma que, segundo o próprio parecer de vocês, tem a validade limitada ao humor de quem escreve um edital. Se a formação é equivalente à Licenciatura Plena, essa validade é absoluta e não opcional.
Réplica do consumidor
04/05/2026 às 20:32
Foi emitido novo parecer jurídico que claramente invalida o diploma emitido pela Claretiano, que tenta isentar de responsabilidades.