TCC Claretiano, o que será que acontece???

Resolvido
São Paulo - SP
28/06/2014 às 12:31
ID: 9259063
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesEscolhi fazer uma pós no Centro Universitário Claretiano e adorei os tutores de todas as disciplinas do meu curso, sempre atenciosos, nunca deixaram de tirar minhas dúvidas, porém não posso dizer o mesmo sobre a coordenação do "bendito" TCC, pois para obter orientações, só mesmo por um milagre, e olha que eu acredito em milagres!
Bem, resumindo: foi estipulado um prazo, onde teríamos que mandar o Projeto TCC até dia 21/06/******* para correções, porém após as correções, foi dado novo prazo(até a última 5ª feira,26/07/*******) para enviá-lo novamente já corrigido, porém não foi mais possível postar mais nada na aba TCC após dia 21/6. Por que então não foi estipulado um prazo para as correções até essa data? Será que nem mesmo o coordenador sabe a data que a aba TCC será "bloqueada"? E agora, vendo todas essas reclamações de outros alunos postadas aqui nesse site, fica claro que ou há algo de proposital nisso tudo ou a coordenação do TCC não sabe nem o que está fazendo nesse cargo. O fato é que fui informada que estou de DP para o próximo semestre por conta desse fato. Não sou nenhuma criatura limitada e é a primeira vez que fico de dependência em alguma disciplina em toda a minha vida acadêmica por falta de informações adequadas da coordenação do TCC claretiano (polo de Campinas).
Compartilhe
Resposta da empresa
01/07/2014 às 16:10
Boa tarde!
Por gentileza, localizei pelo CPF uma matrícula porém o nome não confere com o gravado na solicitação do Reclame Aqui. Poderia por favor informar o nome completo e o RA matriculados na Instituição?
Agradeço e fico no aguardo.
Atenciosamente,
Felipe
Ouvidoria
*******
Réplica do consumidor
01/07/2014 às 17:59
Não divulgarei nome completo aqui por ser um site aberto, mas meu RA é 1151710-Noemi e meu projeto TCC está pronto com todas as modificações pedidas pelo tutor, só não da para postar na aba TCC pq está fechada desde 21/06,porém o prazo para fazer a postagem com as correções era até 26/06. Liguei para a secretaria de lá para informar-me sobre matrícula de dependência e disseram p eu fazer na própria secretaria da sala virtual, mas ao acessar a opção matrícula aparece uma mensagem dizendo que não consta nenhuma dependência em meu nome. Está cada vez mais difícil. Apenas acho que se a confusão do último prazo para entrega do projeto não foi minha, deveriam abrir a SAV do TCC.
Réplica do consumidor
01/07/2014 às 18:12
Desculpe-me Felipe, esqueci que em meus dados deveria constar nome completo e deve ser lá que você pegou o número do meu cpf, havia me esquecido desse detalhe.Continuo transtornada com toda essa situação.
Réplica da empresa
02/07/2014 às 16:30
Boa tarde Noemi!
Agradeço sua réplica!
Na disciplina de "Metodologia da Pesquisa Científica" em sua Sala de Aula Virtual, na aba Cronograma, consta que a entrega da atividade TCC deveria ser feita até o dia 16 de junho.
No dia 16 de junho a Coordenadoria Geral de Pesquisa e Iniciação Científica postou um recado na SAV (disponível na aba Recados) informando que a postagem do projeto de TCC havia sido prorrogado até o dia 20 de junho.
Em seu Portfólio dessa disciplina consta no dia 16 de junho uma participação, referente a uma atividade sobre plágio. Depois, no dia 23 de junho há diversas postagens com tópicos sobre o TCC que deveriam ser preenchidos na aba específica e no dia 27 de junho há uma consideração da professora da disciplina informando que a SAV foi encerrada na data anunciada e que seu projeto havia sido reprovado.
De acordo com o calendário da Pós-graduação, disponível na Sala de Aula Virtual, a matrícula de dependência poderá ser solicitada a partir do dia 07 de julho. Peço gentilmente que se não conseguir realizar a matrícula entre em contato conosco.
Atenciosamente,
Felipe
Ouvidoria
*******
Réplica do consumidor
02/07/2014 às 21:27
Já vi que estou só perdendo o meu tempo aqui!!!O novo prazo era até dia 21/06,porém tentei postar desde o dia 18 com as correções e já estava fechada a aba TCC, por isso realmente mandei para o portfólio de Metodologia e avisei a professora que postaria as correções do TCC e as atividades das unidades 3,4,5 e 6 lá, será que minhas atividades das unidades 3,4,5 e 6 serão consideradas ou sofrerei represálias em atividades e provas por ter reclamado?! Minha reclamação não é contra a professora, mas contra o sistema do claretiano em relação ao TCC, será que agora fui clara quanto às datas?O erro foi do sistema claretiano, pois a aba TCC NÃO FICOU ABERTA ATÉ DIA 20!!!
Réplica da empresa
03/07/2014 às 11:39
Bom dia Noemi!
Agradeço sua réplica!
Agradeço também a explanação sobre as datas; compreendi sua situação. Entrei em contato com a Coordenação de Pesquisa e Iniciação Científica. A aba de TCC ficou aberta até o dia 21 de junho e após esta data não era mais possível postar mesmo. Localizei registros seus de acesso ao sistema e dentro da aba no dia 20 e também de outros colegas, o que me leva a crer que não haviam problemas com a aba.
A professora postou em seu Portfólio, no dia 27 de junho, a seguinte mensagem:
(...) De fato, a SAV PROJETO/TCC foi encerrada no dia 21/06. E não é possível postar nada nela. Infelizmente o seu projeto será reprovado. Não tenho como alterar a ferramente PROJETO/TCC.
O que eu posso fazer é considerar o projeto postado no portfólio, postar uma nota como participação na disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, você fará a prova (tentar tirar uma nota boa) e ser aprovada nesta disciplina.
Quanto ao Projeto/TCC ficará de recuperação, fará a matrícula a partir do dia 01/07 e enviará o projeto com as correções devidas.(...)
A orientação sobre esta "recuperação" citada pela professora é a seguinte, passada pela Coordenadoria de Pesquisa e Iniciação Científica:
"O aluno que não entregar o PROJETO dentro do prazo estabelecido ficará de DP neste componente. Iremos oferecer a matricula da DP de projeto na data de 01 a 20/07 no item SECRETARIA da SAV e a postagem deverá ocorrer no prazo de 25/07 a 16/08 na SAV. A taxa para essa Dependência é de 68,00 reais. Caso você não consiga cumprir com essa DP também, você não poderá realizar o TCC (artigo) no 2 semestre de ******* e deverá realizar a entrega do projeto (como DP) na próxima matricula que será oferecida no início do ano letivo de *******. Sem a entrega do projeto o aluno não pode desenvolver o TCC."
Asseguro a você que não há nem haverá nenhuma "represália" em função de sua reclamação. É perfeitamente comum você querer sanar dúvidas e verificar a situação.
Atenciosamente,
Felipe
Ouvidoria
*******
Réplica do consumidor
03/07/2014 às 17:45
03/06/*******
Olá, Felipe!
Realmente citei a data errada, mas se você visualizou as mensagens na lista, deve ter visto que tentei tirar dúvidas sobre o projeto e não tive resposta, tendo que buscar orientações com terceiros, porém consigo ainda compreender que deve ser difícil para a professora responder a tantos alunos e corrigir tantas atividades. Depois que postei o bendito projeto no dia 21/06, finalmente a professora, disse por mensagem, que faria as correções necessárias para que pudéssemos fazer as devidas modificações até dia 26/06. Se ela não sabia que não seria mais possível, muito menos eu, que sou aluna, iria saber. Se eu errei, a Faculdade também errou, https://******* prejudicada por isso: é fato!Quanto a data de matrícula de DP, falei com Kelly Canavez por telefone no dia 30/06 e a mesma informou-me que seria a partir do dia 01/07, a mesma informação foi dada pela professora no portfólio, mas isso é o de menos, afinal já fiz a matrícula e imprimi os boletos, aliás minhas mensalidades estão todas em dia. Bem, não vou ficar aqui dando murro em ponta de faca nem chorando pelo leite derramado. Já estou elaborando meu projeto e meu TCC com muito empenho e espero ao menos poder contar com a colaboração dos responsáveis pelos mesmos. Ontem mesmo, enviei mensagem para a professora na lista, com minha primeira dúhttps://******* que estou amando o curso e os professores tutores das disciplinas e também espero que ao terminar esse curso, eu possa continuar tendo a mesma boa impressão que tive no começo sobre o Claretiano.
Noemi
Réplica da empresa
04/07/2014 às 14:36
Boa tarde Noemi!
Agradeço sua réplica, bem como as considerações realizadas pela Instituição.
Espero que corra tudo bem no desenvolvimento do projeto do TCC, bem como no trabalho propriamente dito. A Instituição deseja que obtenha sucesso em todas as etapas de sua vida acadêmica.
Se necessitar de auxílio e não obtiver nos setores responsáveis, peço gentilmente que entre em contato conosco para verificarmos.
Atenciosamente,
Felipe
Ouvidoria
*******
Réplica do consumidor
04/07/2014 às 19:46
Boa noite, Felipe!
Uma outra observação que acabei de fazer é sobre o quadro do cronograma: na parte de avaliação final, quando entro e digito o meu CPF ou RA, aprece que os números informados não conferem e eu gostaria de saber o porquê, pois posso precisar consultar, como já aconteceu hoje.
Obrigada.
Noemi
Réplica da empresa
07/07/2014 às 11:25
Boa tarde Noemi!
Agradeço sua réplica!
O calendário para consulta com CPF ou RA está disponível, no momento, apenas para consulta aos alunos da Graduação A Distância. Nossa Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação está realizando modificações na Sala de Aula Virtual para que englobe mais calendários futuramente.
Por essa razão disponibilizamos os recados no ambiente virtual e deixamos para download o calendário em formato PDF.
Atenciosamente,
Felipe
Ouvidoria
*******
Réplica do consumidor
26/07/2014 às 15:51
Boa tarde!!!
A novela TCC Claretiano continua e pelo jeito, sem previsão de um final feliz...
Fiz a rematrícula de DP, paguei o boleto e recebi um e-mail dizendo que a SAV do TCC estaria aberta para correções a partir de 26/07/14(ontem), então entrei lá e refiz meu projeto, porém na hora de salvar aparece uma mensagem dizendo que minha proposta já foi finalizada pelo tutor e não é mais possível modificá-la.
Francamente minha paciência chegou ao limite e exijo uma providência urgente ou procurarei meus direitos com medidas mais drásticas, pois já fui muito compreensiva até agora. Sou civilizada, mas ser civilizada não é sinônimo de ser idiota!!! Fico no aguardo.(Noemi,RA: 1151710)
Réplica da empresa
29/07/2014 às 11:33
Bom dia Noemi!
Agradeço sua resposta e peço desculpas pelo ocorrido.
Infelizmente foi diagnosticado um erro no momento do aluno salvar o projeto. O erro já está sendo verificado por nosso setor de Tecnologias, para que seja feita a correção.
Em breve o sistema deve ser normalizado. Todavia, eu reitero o pedido de desculpas por isto.
Atenciosamente,
Felipe
Ouvidoria
*******
Réplica do consumidor
29/07/2014 às 11:47
Olá Felipe!!!
O problema é se a correção desse erro no sistema será feita a tempo para que os alunos possam postar seus projetos sem serem novamente prejudicados.
Obrigada.
Noemi (29/07/14)
Réplica da empresa
29/07/2014 às 11:54
Bom dia Noemi!
Agradeço sua réplica!
Se a Coordenação de Pesquisa e Iniciação Científica fizer ampliação do prazo, notificará os alunos através de recado no ambiente virtual.
Como a maioria dos alunos já tem o projeto parcialmente concluído, faltando pequenos itens a serem corrigidos ou então apenas a postagem do projeto, acreditamos que não serão necessárias revisões no prazo.
Reitero o pedido de desculpas, certo da compreensão dos alunos de que estamos na busca pela resolução desta dificuldade o mais breve possível.
Atenciosamente,
Felipe
Ouvidoria
*******
Réplica do consumidor
30/07/2014 às 09:22
Bom dia , Felipe!
Concordo, pois o meu projeto já está pronto desde junho, porém não foi possível publicá-lo por motivos que já disse aqui. Bom, enfim, uma outra observação que faço é o fato de a professora tutora ter feito uma correção em um dos campos do meu projeto em que é necessário citar a bibliografia consultada, onde ela diz que tenho que sublinhar o nome do livro, porém na SAV do TCC não é, ou pelo menos não era possível sublinhar nada, mas já que estão resolvendo, espero que a solução seja completa já que as exigências do TCC são tão minuciosas, as ferramentas precisam, no mínimo, funcionar.
Fico no aguardo. Obrigada.
Noemi
Réplica da empresa
30/07/2014 às 09:44
Bom dia Noemi!
Agradeço sua réplica!
Dentro de cada tópico do projeto (Justificativa, Objetivos etc.) há ferramentas de formatação, no mesmo estilo dos editores de texto. Com essas ferramentas é possível sublinhar, colocar em negrito ou itálico etc.
A Coordenadoria de Tecnologias, conforme citado, já está verificando a situação. O Núcleo de Iniciação Científica informou que se a situação se demorar a corrigir, prorrogarão um pouco a data de entrega.
Agradeço sua compreensão.
Atenciosamente,
Felipe
Ouvidoria
*******
Réplica da empresa
30/07/2014 às 17:04
Boa tarde Noemi!
Fui informado pela Coordenação de Pesquisa e Iniciação Científica de que a dificuldade com o projeto de TCC na SAV já foi sanado.
Peço gentilmente que tente fazer acesso à ferramenta e fazer as modificações necessárias. Pode ser que a página exija atualização (F5 ou Ctrl-F5) ou ainda limpeza de cache e cookies. As instruções desta limpeza estão na aba Links Úteis, na Sala de Aula Virtual.
Atenciosamente,
Felipe
Ouvidoria
*******
Réplica do consumidor
02/08/2014 às 11:30
Bom dia Felipe!
Fiz todas as atualizações necessárias, incluindo limpeza de cache e cookies, porém as ferramentas de formatação, negrito,etc, não respondem. Então digitei tudo que queria no word, coloquei em negrito os títulos das obras no item bibliografia, conforme orientação da tutora, depois copiei e colei na SAV do TCC. Finalmente conclui o projeto e espero que isso não me dê mais problemas.
Obrigada
Noemi
Réplica do consumidor
05/08/2014 às 19:29
Boa noite!
Gostaria de dar por encerrada essa história, mas surgiu uma nova dúvida. Sei que a disciplina Metodologia Científica é a base para a construção do TCC, porém não vejo coerência no fato da professora ter elaborado a 1ª questão da prova, baseada no projeto TCC, pois no caso de alunos que não tiveram seus projetos aprovados ou nem chegaram a enviar com as correções necessárias, como no meu caso, devido a confusão com a data limite, não é justo, uma vez que a resposta da questão só seria aceita se o projeto tivesse sido enviado e aprovado. Sendo assim, o aluno que não obteve aprovação do projeto, já estaria destinado a errar esta questão. Isso não tem lógica.
Réplica da empresa
07/08/2014 às 09:07
Bom dia Noemi!
Agradeço sua réplica!
Você tem razão com relação à correção da prova, em relação a questão exigida. Por essa razão solicitei ao setor de Provas a revisão de sua avaliação de "Metodologia da pesquisa científica".
Tão breve tenha um posicionamento, informarei a você.
Atenciosamente,
Felipe
Ouvidoria
*******
Réplica da empresa
07/08/2014 às 16:24
Boa tarde Noemi!
Sua avaliação já foi revista. Se verificar em seu boletim, já consta a nova nota (5,50 - cinco e meio).
O professor reviu a questão pertinente ao seu tema/problema do seu projeto, bem como as outras questões.
Atenciosamente,
Felipe
Ouvidoria
*******
Réplica do consumidor
08/08/2014 às 20:25
Obrigada por sua boa vontade, Felipe!Embora uma média 5.5 não me livre de uma prova substitutiva em pleno sábado pela manhã.
Réplica do consumidor
08/08/2014 às 22:54
Olá Felipe!
Corrigindo o que eu disse na réplica anterior:
Acabei de rever minhas notas, e 5,5 é a nota da prova de Metodologia Científica, e não a média. Também recebi um e-mail da Kelly Moreno com o novo parecer do tutor sobre a prova, porém não estou conseguindo abrir o arquivo anexado e estou ansiosa para saber o que de fato aconteceu em relação à primeira e a segunda correção. Quero deixar claro que meu objetivo aqui não é causar problemas e que queria apenas uma correção mais justa, afinal revendo minha prova, percebo que minhas respostas estão bem coerentes às questões.
Bem, amanhã eu teria prova substitutiva, mas pelo visto, com a nova média 8,5, estou dispensada.
Ah, e antes que eu me esqueça, o boleto dessa prova já havia sido pago quando soube de tudo isso. Terei que ligar para Batatais para reaver? O que tenho que fazer?
Obrigada
Noemi (1151710)
Réplica da empresa
11/08/2014 às 09:08
Bom dia Noemi!
Agradeço sua mensagem!
Quando informei sua nova nota realmente não me referi a média, mas sim à revisão de prova solicitada. A nota 5,50 referia-se a sua nova nota na prova.
Sobre o arquivo que não consegue abrir, peço gentilmente que o solicite novamente para o setor de Provas. Pode ser que o arquivo tenha se corrompido entre o envio e o recebimento. Adiantando um pouco o assunto, o que houve é que antigamente as provas de Metodologia da Pesquisa Científica e a entrega do projeto eram atreladas. Quando a professora corrigiu sua prova e viu que não havia entregado o projeto - antes da DP - deve ter se confundido e não corrigido as questões. Atualmente porém, um aluno pode responder as questões proposta sem ter entregue o projeto pois não há mais o vínculo entre entrega do projeto e prova final. Verificado isso, solicitei ao setor que enviasse para uma nova correção. Lamento pelo ocorrido.
Ao enviar o email para o setor de Provas solicitando um novo envio do arquivo, peço gentilmente que no email comente sobre a devolução da taxa da prova substitutiva em função da alteração da nota pela revisão da prova.
Atenciosamente,
Felipe
Ouvidoria
*******
Réplica do consumidor
16/08/2014 às 10:35
Bom dia Felipe!
Achei que não teria mais que incomodá-lo com minhas reclamações, mas aqui estou eu novamente.
Bom, dessa vez estou agindo por prevenção, pois já estou fazendo DP do projeto TCC e o que acontece agora é que no item contextualização, quando no final informo a fonte de pesquisa, com o nome do autor, depois a data entre parênteses, a tutora mantém a correção. Eu já coloquei de várias formas, para todas consultei exemplos de acordo com as normas abnt, porém a prof. continua dizendo que está errado; no outro item, referências bibliográficas, ela disse que era para colocar o nome da obra em negrito ou itálico, mas se vc for conferir, eu fiz exatamente isso: coloquei o nome da obra em negrito, porém ela manteve sua correção. Sinceramente não sei o que ela quer e o prazo termina na segunda, dia 18/08.
Réplica da empresa
18/08/2014 às 09:44
Bom dia Noemi!
Acredito que a professora se refira à maneira de citação.
Quando fizermos uso de uma citação, devemos recorrer ao sistema autor/data. Após o trecho, deve vir a citação da autoria, por exemplo:
- https://******* então que o céu é azul (SILVA, *******) ou
- Segundo Silva (*******) o céu é azul.
Na Contextualização de seu trabalho são feitos vários parágrafos e somente ao final você cita a autoria. Se a autoria de cada parágrafo for de um autor diferente, você deve citar cada um deles ao final do trecho citado. Também não deve inserir no meio do texto a informação do nome da obra do autor; o nome da obra completa deve vir apenas nas referências bibliográficas.
Todos os trechos devem ter sua autoria identificadas, de acordo com o autor. A sugestão é que verifique se o trecho citado é do autor ao final do item, pesquisando por exemplo o trecho em mecanismos de busca.
Devo lembrar que estas são orientações gerais e que todos os pontos devem ser discutidos com o professor da disciplina.
Atenciosamente,
Felipe
Ouvidoria
*******
Réplica da empresa
18/08/2014 às 09:46
Noemi.
Ainda sobre sua última réplica, se o título da obra já foi colocada em negrito, sugiro que mantenha a versão já que foi o pedido da professora e deixe uma mensagem na Lista, por exemplo, informando que apesar de já ter colocado em negrito, a professora manteve o pedido de correção.
Atenciosamente,
Felipe
Ouvidoria
*******
Réplica do consumidor
18/08/2014 às 19:58
Olá Felipe!
Farei o que vc me recomendou quanto ao último item. Deixarei assim mesmo e informarei a prof., através da lista, que fiz o que ela pediu, porém manteve a mesma correção. Agora quanto ao item contextualização, eu não citei vários trechos do autor, mas apenas fiz a minha contextualização baseada no livro de Emília Ferreiro que li há tempos atrás, por isso citei o nome do livro e o sobrenome em maiúscula, depois o ano entre parênteses, como fonte de pesquisa. Isso depois de consultar exemplos de normas da abnt, coloquei várias possibilidades, porém ela repete a mesma correção, dizendo para que eu cite a data entre parênteses após o nome do autor. Não sei o que ela quer, mas acho que não serei reprovada apenas por um item. Só me faltava essa.
Obrigada
Noemi
Réplica da empresa
26/08/2014 às 15:39
Boa tarde Noemi!
Se não tiver outros questionamentos e considerar que a Reclamação foi atendida, peço gentilmente que finalize esta junto ao site Reclame Aqui.
Estamos à disposição caso tenha outras dúvidas.
Atenciosamente,
Felipe
Ouvidoria
*******
Consideração final do consumidor
27/08/2014 às 09:05
Bom dia Felipe!
Estou satisfeita, uma vez que minhas reclamações foram atendidas, mas se surgirem novos problemas, o que espero que não aconteça, não ficarei nenhum pouco constrangida em voltar a pedir vossa ajuda.
Obrigada
Atenciosamente;
Noemi
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
10
Consideração final da empresa
27/08/2014 às 10:35
Bom dia Noemi!
Agradeço a finalização da reclamação, bem como as palavras citadas.
Estou à disposição caso necessário.
Pedimos sempre aos alunos que também verifiquem suas dúvidas sempre com os setores ou professores, pois estes fazem os primeiros contatos e podem sanar as dificuldades já de pronto.
Atenciosamente,
Felipe
Ouvidoria
*******