Negativa de acesso a exame de raio-X pós-canal

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Carapicuíba - SP

25/06/2025 às 15:55

ID: 220530499

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Assunto: Solicitação de acesso ao meu exame de raio-X realizado na clínica Bendesorriso

Prezados,

Venho por meio deste relatar uma situação ocorrida na Clínica Bendesorriso, localizada no subsolo do Plaza Shopping Carapicuíba, onde realizei um procedimento de canal no dente número 25, conforme encaminhamento do meu dentista particular. Levei também o raio-X inicial para viabilizar o atendimento.

Após o término do tratamento endodôntico (canal), solicitei à clínica a imagem do raio-X feito durante o procedimento para que meu dentista pudesse dar continuidade ao tratamento já iniciado com ele. No entanto, fui informada de que a clínica não fornece as imagens aos pacientes, sob justificativa de que seriam "para uso interno".

Gostaria de deixar registrado meu profundo descontentamento com essa negativa, uma vez que:

As imagens fazem parte do meu prontuário médico-odontológico;

Sou a titular dos dados de saúde gerados durante meu atendimento;

Tenho direito garantido por lei de acesso às minhas informações médicas, conforme previsto no Código de Ética Odontológica (CFO) e também na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD Lei n 13.709/2018);

Ao me recusar o fornecimento do exame, a clínica me obriga a me submeter a nova exposição desnecessária à radiação.

Ressalto ainda que fui muito bem atendida pela equipe da clínica durante o procedimento, mas considero essa negativa um descaso com o direito do paciente e um obstáculo para a continuidade do meu tratamento com o profissional de minha escolha.

Solicito, portanto, o envio da imagem do meu raio-X pós-canal no dente 25, preferencialmente em formato digital (JPG, PNG ou PDF), ou mesmo cópia impressa, a ser retirada presencialmente, caso necessário.

Aguardo retorno no prazo de até 5 (cinco) dias úteis, antes de formalizar denúncia junto à Ouvidoria do convênio BB Dental, ANS e órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.

Atenciosamente,
*****
CPF *****

11 ***** - EMAIL: *****

Compartilhe

Resposta da empresa

25/06/2025 às 17:58

Boa tarde,
conforme conversado por WhatsApp e após ter enviado o raio x pelo mesmo canal de relacionamento, acredito ter resolvido essa questão.

dr. Américo Bende Junior
crosp ******* *******
responsável técnico da clínica Bende Sorriso

Consideração final do consumidor

25/06/2025 às 18:13

esolução de Solicitação de Exame Odontológico

Venho, por meio deste, expressar meu agradecimento pelo excelente atendimento e pronta resolução de um ******* à Clínica Bendesorriso, localizada no subsolo do Plaza Shopping Carapicuíba.

Após uma solicitação feita anteriormente, referente ao envio da imagem de raio-X do dente número 25, utilizada durante o procedimento de canal, fui prontamente atendida pelo Sr. Junior Bende, que demonstrou grande profissionalismo, empatia e eficiência no tratamento da situação.

Em pouco tempo, a imagem solicitada foi disponibilizada, permitindo a continuidade do meu tratamento com meu dentista particular, sem a necessidade de me submeter novamente a radiação, o que reforça o compromisso da clínica com o bem-estar e os direitos de seus pacientes.

Agradeço sinceramente ao Sr. Junior Bende e à equipe da clínica pela atenção, agilidade e respeito com que trataram minha demanda. Esse tipo de postura merece ser reconhecido e valorizado.

Atenciosamente,
Roseli Perleto
25/06/*******

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

10