Clínica Odontológica Sorrifácil - Má Prestação de Serviço, Cobrança Indevida e Falta de Transparência no Tratamento Ortodôntico

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Tramandaí - RS

28/04/2026 às 15:55

ID: 247018433

Venho por meio desta registrar reclamação contra a clínica odontológica Sorrifácil, unidade de Tramandaí, por má prestação de serviço, falhas no tratamento ortodôntico e cobrança abusiva.

Contratei um tratamento ortodôntico junto à clínica, tendo quitado integralmente o valor total de R$ 4.470,00, conforme informado pela própria empresa. No momento da contratação, fui informada de que o tratamento teria um prazo aproximado para conclusão, sendo apresentado como um serviço que, dentro desse período, resultaria na correção dos dentes.

No entanto, o resultado esperado não foi alcançado. Ao final do período, meus dentes permanecem desalinhados e com problemas na mordida, demonstrando que o tratamento não foi conduzido de forma eficaz.

Durante grande parte do período do tratamento, o aparelho foi mantido de forma incorreta, sem os devidos ajustes técnicos necessários.

Fui atendida por dentistas diferentes ao longo dos meses, não havendo um profissional fixo responsável pelo acompanhamento do meu tratamento, o que comprometeu a continuidade e a qualidade do serviço prestado.

Em praticamente todas as consultas, não eram realizados os ajustes necessários no aparelho, sendo feita apenas a troca de borrachas, sem evolução efetiva do tratamento. Em diversas ocasiões, o atendimento era realizado de forma apressada, inclusive com necessidade de conferência por minha parte, pois nem todas as borrachas eram colocadas corretamente, sendo necessário solicitar a correção no momento do atendimento.

Ressalto que permaneci boa parte do tratamento com o aparelho instalado de forma errada. Em uma das consultas, um dos dentistas informou que o aparelho estava incorreto e que na consulta seguinte realizaria a correção. No entanto, ao retornar, fui atendida por outro profissional. Relatei a situação, e este confirmou que o aparelho realmente estava errado e que havia diversas falhas que precisariam ser corrigidas, demandando tempo para ajustes.

Apesar disso, tais correções não foram realizadas. Em uma das situações, o próprio profissional informou que não poderia realizar o procedimento naquele momento por falta de tempo, pois a correção exigiria mais tempo de atendimento. Assim, os ajustes necessários foram sendo constantemente adiados, sem solução efetiva.

Como consequência, houve demora significativa para correção do aparelho, mantendo-se por longo período em condição inadequada.

Além disso, durante o tratamento, houve falha na execução do serviço, com dano em parte do aparelho durante atendimento, sem a devida correção, fazendo com que o aparelho permanecesse incompleto em alguns dentes.

Posteriormente, fui informada verbalmente de que, para dar continuidade ao tratamento, seria necessário renovar o contrato, pois o período contratado já havia sido encerrado.

Diante disso, optei por não renovar, em razão da falta de evolução do tratamento e da forma como o serviço vinha sendo prestado.

Solicitei acesso aos meus documentos, exames e informações do tratamento para dar continuidade com outro profissional, sendo inicialmente impedida de obtê-los de forma imediata, sendo necessário comparecimento presencial.

Compareci conforme solicitado, porém não houve qualquer esclarecimento claro sobre valores, multas ou cobranças adicionais, sendo apenas orientada a assinar um documento, sem transparência sobre possíveis cobranças futuras.

Somente posteriormente fui surpreendida com a cobrança de R$ 978,50, sendo R$ 84,50 referentes a suposto uso excedente e R$ 894,00 de multa contratual.

Ressalto que a alegação de uso excedente no valor de R$ 84,50 não foi previamente informada, autorizada ou sequer comunicada no momento do atendimento, o que configura cobrança indevida, uma vez que não houve transparência ou concordância prévia, conforme exige o Código de Defesa do Consumidor.

Destaco que não reconheço tal cobrança, uma vez que:

O valor total do tratamento já foi integralmente pago;

Não houve cancelamento por minha parte, mas sim a decisão de não dar continuidade a um tratamento já encerrado e mal executado;

A própria clínica informou previamente que o período contratado havia sido finalizado;

Posteriormente passou a alegar que o contrato não possui prazo determinado, o que configura contradição e falta de clareza;

A cobrança de multa não foi informada de forma clara no momento da contratação ou no atendimento presencial;

Conforme cláusula contratual, a própria empresa assume responsabilidade pela qualidade do serviço prestado, o que não ocorreu no presente caso.


Nos termos do Código de Defesa do Consumidor, especialmente nos artigos 6, 14 e 51, o consumidor tem direito à informação clara e adequada, bem como à proteção contra práticas abusivas e serviços prestados de forma inadequada.

Ressalto ainda que me sinto prejudicada, pois, além de ter pago integralmente um valor elevado pelo tratamento, não obtive o resultado esperado e ainda terei que arcar com novos custos para correção dos problemas deixados.

Informo também que estou gestante e que toda essa situação tem me causado grande preocupação e abalo emocional. Trabalho como atendente de padaria, recebendo salário mínimo, não possuindo qualquer condição financeira de arcar com uma cobrança elevada e que considero indevida.

Diante dos fatos, solicito:

Cancelamento imediato da cobrança no valor de R$ 978,50

Reconhecimento da indevida aplicação da multa contratual

Revisão das cláusulas contratuais consideradas abusivas

Aguardo providências.

Atenciosamente,
*****

Compartilhe