Ineficácia do tratamento, efeitos colaterais da quetamina, negligência e extravio de pertences na Clínica Renascer

Não resolvido
Brasília - DF
28/08/2025 às 08:56
ID: 225559729
Em 28 de março de 2025, minha esposa foi internada voluntariamente na Clínica Renascer Rede Virtude (telefones: *****, *****), situada na região do Paranoá, Distrito Federal. Ela de fato chegou bastante debilitada com diagnóstico psiquiátrico de depressão severa e transtorno bipolar. Submeteu- com pacientes dependentes químicos. Ela me confessou que este convívio lhe fez muito mal. Outro ponto negativo: ela fez 10 sessões de quetamina/cetamina prescrita por outra psiquiatra fora da clínica que antes a acompanhava. A quetamina, após dias da décima sessão, piorou muito o quadro depressivo dela, certamente com os efeitos colaterais já esperados. Mas ela sofreu bastante com os efeitos adversos da quetamina e não teve melhora significativa como havia grande expectativa pré-anunciada de boas respostas da paciente após o uso da quetamina. No entanto, houve insignificantes melhoras. Atente-se que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa não aprovou o uso da quetamina para pacientes com depressão, mas apenas para uso como anestésico. Importa salientar que solciitei reunião em videochamada com a equipe médica para falarmos sobre a possibilidade de fazer ajustes nas medicações da paciente e "desmamar" e/ou suspender algumas delas, pois a a paciente não melhorava dos sintomas, e só piorava, pois estava tomando sete medicações!!! (sempre considerei muitos remédios para ela). No entanto, foi negada esta minha solicitação. No dia 21 de agosto de 2025, minha esposa recebeu alta solicitada pela clínica. Mas percebo nitidamente que ela voltou com baixíssima ou quase nenhhuma estabilidade emocional. Continua muito chorosa, e , o pior, tentou suicídio no dia 22 de agosto pela manhã, um dia após a sua alta. Certamente cumpre ressaltar que há e sempre houve gatilhos da paciente de ordem extraclínica que já estão sendo muito bem cuidados. Inclusive ela estar sendo atendida por duas cuidadoras profissionais da área de saúde em casa que tem ambiente salutar. Ela se sente bem no seio da família, pois a tratamos com zelo, dedicação, paciência e muito amor. Mais: ela está sendo acompanha por psicóloga e psiquiatra, semndo que esta última, em consulta no dia 27 de agosto de 2025, constatou que a paciente estava tomando muitas medicações que algumas poderiam estar fazendo mal para a paciente, então a médica suspendeu o uso de duas medicações. Atente-se para outros episódios não menos importantes de ordem material: i) não foram localizadas medicações da paciente que estava sob a guarda da clínica (vitamina B) que reconheceu a falha; ii) minha esposa voltou pra casa sem os óculos e sem a prótese dentária removível dela. No dia 25 de agosto de 2025, relatei estes dois extravios à clínica e lhe solicitei as providências cabíveis, mas até a data d 28 de março de 2025 não obtive resposta sobre a localização dos dois objetos. Diante disso, solicito à Clínica Virtude Renascer: 1) argumentos irrefutáveis que demonstrem que a convivência de pacientes com transtornos emocionais juntos com pacientes dependentes químicos não causam impactos negativos no tratamento de ambos os pacientes; 2) que a clínica ao receber eventual receita médica prescrita para aplicação de quetamina comunique previamente ao paciente e familiares dele sobre potenciais efeitos colaterais e principalmente de eventual não responsividade ou baixa responsividade do paciente à quetamina; 3) que verifique a possibilidade de se ajustar o relatório final de alta da paciente, informando que ela não teve o percentual de estabilidade emocional desejada e, ainda, que ela continua com ideação suicida, pois a paciente atentou contra a própria vida no dia posterior a sua alta; e , por fim, que ajuste a informação sobre os efeitos da quetamina na paciente, pois ela teve baixíssima melhora pelo uso desta medicação e, pior, se potencializaram seus sintomas depressivos com o uso da quetamina. Enfim, que envide os esforços necessários para localização da prótese e óculos da paciente cuja guarda são de responsabilidade dessa clínica. Cabe considerar que a paciente, durante suas licenças, sempre chorava muito quando chegava a hora de retornar para a clínica, alegando que o local a fazia sofrer muito e que se sentia como uma presidiária (percepção dela). Carrego da Clínica Renascer dois sentimentos: uma de gratidão pelo esforço contínuo dos seus profissionais na intenção de oferecer um bem-estar à minha esposa (à cozinha, aos recepcionistas, à administração, à enfermagem, à equipe médica); outro sentimento, de decepção e preocupação pela ineficácia do tratamento na paciente minha esposa e extravio de medicação e objetos pessoais dela. O argumento da clínica de que a paciente é resistente, refratária ao tratamento não se sustenta, pois a a internamos na clínica justamente pela refratariedade dela e esperançosos de que ela voltaria para nossa casa com uma estabilidade melhor. Não indico a clínica até que sejam feitas mudanças extremamente necessárias para garantir o bem-estar e níveis de estabilização desejada de todos os seus pacientes. Muito brigado.
Compartilhe
Consideração final do consumidor
02/10/2025 às 19:25
A paciente recebeu alta muito pior quando entrou na clínica, com traumas da clínica, com ideação suicida.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
1