Cancelamento impedido no site (prática abusiva da CLIPTO)

Resolvido
Paudalho - PE
27/12/2025 às 21:44
ID: 236007155
Realizei uma assinatura de teste do serviço de transcrição de áudio da empresa estrangeira CLIPTO IA, utilizando o email *****
Ao identificar a cobrança do valor de US$ 9,99 em minha fatura, tentei imediatamente cancelar a assinatura por meio do site da empresa, conforme orientações disponibilizadas na própria plataforma. No entanto, o cancelamento não pôde ser concluído, pois o sistema e o layout do site impedem, na prática, a finalização dessa ação, já que não oferecem uma forma acessível para o encerramento da assinatura. Ressalto que, apesar da assinatura ter sido "validada" (ao seu modo) os recursos premiuns prometidos pelo serviço não foram efetivamente disponibilizados, o que inclusive me levou a utilizar outra ferramenta de IA para realizar transcrições de áudio. Ainda assim, o ponto central desta reclamação é a dificuldade deliberada de cancelamento, e não a fruição do serviço em si.
Somente após contato direto por e-mail, no dia 26 de dezembro, a empresa respondeu e enviou um e-mail confirmando o cancelamento da assinatura, o que demonstra que o cancelamento não é efetivamente possível pelos meios disponibilizados no site, obrigando o consumidor a recorrer a canais alternativos. Tal conduta configura prática abusiva, pois dificultar ou impedir o cancelamento de um serviço viola princípios básicos do Código de Defesa do Consumidor, especialmente o inciso que obriga a facilitação do exercício dos direitos do consumidor. Ademais, o fato de se tratar de uma empresa estrangeira oferecendo serviços a consumidores no Brasil não a exime do cumprimento da legislação brasileira de proteção ao consumidor.
Por fim, registro esta reclamação com o objetivo de denunciar a prática de cancelamento dificultado, chamar a atenção dos órgãos competentes para a atuação da empresa no mercado brasileiro e alertar outros consumidores sobre a conduta adotada pela CLIPTO IA.
Compartilhe
Consideração final do consumidor
23/04/2026 às 18:48
[Editado pelo Reclame Aqui]! Aparentemente, eles só são ages quando são confrontados na hora de cancelar.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
6