Cobrança Indevida e Falta de Transparência em Dívida Terceirizada

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Belo Horizonte - MG

03/06/2026 às 10:41

ID: 250428173

Estou enfrentando um problema grave com a empresa terceirizada responsável pela cobrança do meu débito. O valor original encaminhado pela Uniaraxá para a cobrança foi de R$ 3.296,44, informação confirmada pela própria instituição. Desse valor, já paguei R$ 2.216,16, o que deveria reduzir substancialmente o saldo devedor. No entanto, desde março/2026 venho solicitando o memorial de cálculo completo (documento obrigatório que discrimina juros, índice de correção, período aplicado, amortização e evolução da dívida) e a terceirizada simplesmente não fornece.Sempre que solicito o memorial, param de me responder, somem por dias e, posteriormente, retornam a cobrança usando outro número de telefone, como se fosse um novo atendimento. Isso se repetiu diversas vezes, o que demonstra falta de transparência e tentativa de evitar o envio do documento técnico que justificaria os valores cobrados. Além disso, a empresa faz acordo em cima de acordo, sem considerar os valores já pagos, o que torna a dívida impagável. Cada novo acordo ignora o anterior e reinicia o cálculo como se nenhum pagamento tivesse sido realizado, inflando artificialmente o saldo devedor.Os valores cobrados são completamente divergentes e mudam a cada contato. Já recebi cobranças de: R$ 3.417,19,R$ 3.227,07, até R$ 5.000,00,
mesmo após existir um acordo anterior no valor de R$ 4.887,03. Tenho prints de WhatsApp comprovando todas essas cobranças contraditórias, inclusive a cobrança de R$ 5.000,00 após o acordo de R$ 4.887,03. O mais grave é que, somando o que já paguei (R$ 2.216,16) com o que a terceirizada ainda quer receber (sempre acima de R$ 3.000,00), o total ultrapassa R$ 5.000,00, ou seja, quase 50% a mais do débito original. Isso demonstra claramente que a cobrança está sendo feita sem controle, sem critério e sem respeito ao consumidor. A Uniaraxá afirma que quem faz os cálculos é a terceirizada.
A terceirizada afirma que quem faz os cálculos é a Uniaraxá.
Enquanto isso, nenhuma das duas apresenta o memorial, e a dívida cresce indefinidamente, mesmo com pagamentos já realizados. Solicito: Envio imediato do memorial de cálculo completo, com índice, juros, período e amortização discriminados; Correção dos valores cobrados, considerando os pagamentos já efetuados; Cessação das cobrançasdivergentes e sem transparência, que já ultrapassam o valor original da dívida em quase 50%. Estou totalmente disposta a quitar o saldo real, mas não posso aceitar valores arbitrários, sem cálculo e sem justificativa técnica. Aguardo solução.

Compartilhe