Corte indevido de água durante contestação de fatura e sem aviso prévio

Não respondida
Uberaba - MG
01/03/2026 às 13:34
ID: 241995917
CORTARAM MINHA ÁGUA INJUSTAMENTE, SEM AVISO, EM PLENO FERIADO!
Venho por meio desta demonstrar minha TOTAL INDIGNAÇÃO com a postura da CODAU.
Em dezembro recebi uma fatura referente ao consumo do mês de novembro no valor de R$ 374,23, sendo que minha média mensal é de aproximadamente R$ 110,00. Um valor completamente fora da realidade.
No início de janeiro estive presencialmente na CODAU para solicitar verificação. A atendente informou que seria necessário aferir o hidrômetro/padrão da residência. Perguntei EXPRESSAMENTE se havia risco de corte enquanto o laudo estivesse sendo analisado. A resposta foi clara: NÃO HAVIA RISCO DE CORTE.
A equipe foi até minha residência, realizou a aferição (inclusive quebrando o cadeado na minha presença), informou que a CODAU entraria em contato e foi embora.
Dias se passaram. Ninguém entrou em contato.
Retornei à CODAU. Fui informado de que o laudo ainda não havia sido concluído. Novamente questionei sobre risco de corte. Novamente fui informado que não haveria corte, que era apenas aguardar.
E hoje, para minha surpresa e revolta, vieram e cortaram minha água sem qualquer aviso prévio, sem chamar responsável, sem deixar notificação.
Detalhe:
Não possuo outros débitos.
O valor está sendo contestado.
O mês cobrado absurdamente é justamente o mês em que mais faltou água na cidade.
Hoje é domingo. Amanhã é feriado (aniversário da cidade). Liguei na central e fui informado que:
Só religam mediante pagamento integral.
Não há possibilidade de parcelamento.
Ainda cobram taxa de religação superior a R$ 100,00.
O prazo para religação é de até 48 horas.
Ou seja, fui OBRIGADO a pagar por um valor que contesto, para não ficar dias sem água, e ainda posso permanecer até dois dias sem abastecimento.
Isso é um absurdo.
O atendimento foi totalmente despreparado, sem qualquer interesse em resolver o problema. Falta de respeito com o consumidor é pouco para definir essa situação.
Cortar água de uma residência, sem aviso, com débito em contestação e após duas garantias de que não haveria corte, é inaceitável.
Exijo:
Revisão imediata da fatura.
Devolução da taxa de religação.
Revisão do consumo cobrado.
Justificativa formal sobre o corte indevido.
Estou profundamente indignado com o tratamento recebido.
A água é um serviço essencial. O mínimo que se espera é responsabilidade e respeito.