Demora na emissão de Certificado de Conclusão do Ensino Médio pelo Colégio Dallas, impedindo posse em concurso público e início de graduação.

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Xangri-lá - RS

02/09/2026 às 12:59

ID: 258037769

Venho, por meio desta, registrar formalmente uma reclamação e solicitar providências urgentes em relação à demora na emissão do meu Certificado de Conclusão do Ensino Médio pelo Colégio Dallas.

Fui devidamente aprovada e concluí o Ensino Médio, tendo solicitado a emissão do meu Certificado de Conclusão em 15/07/2026.

Conforme as informações e orientações relacionadas à expedição de documentação escolar pelos órgãos competentes do sistema educacional, o prazo para a emissão desse tipo de documento pode chegar a até 60 dias, motivo pelo qual solicito que sejam adotadas todas as providências necessárias para que a documentação seja regularizada dentro do prazo aplicável.

Ao entrar em contato com o Colégio Dallas para obter informações sobre a demora na emissão do meu certificado, fui informada de que o documento se encontra aguardando inspeção escolar.

No entanto, essa situação está me causando grandes prejuízos, pois necessito urgentemente do Certificado de Conclusão do Ensino Médio para tomar posse em um concurso público, cujo prazo para apresentação da documentação está muito próximo. Além disso, também preciso comprovar a conclusão do Ensino Médio para iniciar minha graduação.

Ressalto que faltam apenas alguns dias para a posse no concurso público e, diante dessa situação, não posso aguardar indefinidamente por procedimentos administrativos internos ou por questões relacionadas à inspeção escolar, especialmente considerando que concluí e fui aprovada no Ensino Médio.

Também entrei em contato com a instituição buscando esclarecimentos e solicitei o contato dos responsáveis superiores ou do setor responsável internamente pela resolução dessa situação, com o objetivo de tentar solucionar o problema com maior rapidez.

Entretanto, o atendente Matheus não forneceu os contatos solicitados, dificultando ainda mais a minha tentativa de buscar informações e uma solução diretamente com os responsáveis pela instituição.

Destaco que a demora na emissão da documentação está colocando em risco oportunidades importantes da minha vida profissional e acadêmica, podendo inclusive resultar na perda da oportunidade de tomar posse no concurso público, além de prejudicar o início da minha faculdade.

A Constituição Federal garante o direito à educação, e o aluno que cumpriu regularmente os requisitos necessários para a conclusão do Ensino Médio necessita ter acesso à documentação que comprove sua formação, especialmente quando essa documentação é indispensável para o exercício de direitos profissionais e acadêmicos.

Diante disso, SOLICITO COM URGÊNCIA:

A verificação imediata da situação do meu Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
Informações claras e formais sobre o motivo pelo qual o documento permanece aguardando inspeção escolar;
A adoção de todas as providências necessárias para a emissão do certificado com a máxima brevidade;
Uma previsão concreta para a conclusão do procedimento e disponibilização do documento;
Caso exista alguma pendência, que seja informado formalmente qual é o motivo, qual órgão é responsável pela regularização e qual o prazo previsto;
Caso não seja possível disponibilizar imediatamente o certificado definitivo, solicito uma declaração, certidão ou outro documento oficial que comprove minha aprovação e conclusão do Ensino Médio, para que eu possa apresentar na posse do concurso público e na instituição de ensino superior enquanto aguardo a emissão do certificado definitivo.

Diante da extrema urgência, solicito prioridade na análise e resolução da minha situação, considerando que a demora poderá causar prejuízos irreparáveis, especialmente pela proximidade do prazo para a posse no concurso público.

Espero que o Colégio Dallas e os responsáveis pelo procedimento adotem as medidas necessárias com a máxima urgência, apresentando uma solução concreta para que eu possa comprovar oficialmente a conclusão do meu Ensino Médio.

Caso não seja apresentada uma solução ou uma alternativa documental válida em tempo hábil, buscarei os órgãos competentes responsáveis pela fiscalização e defesa dos direitos dos estudantes, a fim de evitar os prejuízos profissionais e acadêmicos decorrentes dessa demora.

Aguardo retorno urgente e a resolução imediata da situação.

Compartilhe

Resposta da empresa

03/09/2026 às 14:38

Olá, Marciele! tudo bem?

Esclarecemos que o seu Certificado de Conclusão do Ensino Médio encontra-se atualmente em processo de inspeção escolar junto à Secretaria de Educação, conforme consta no status atualizado disponível no Portal do Aluno.

Ressaltamos que esse procedimento faz parte das etapas necessárias para a regularização, validação e formalização da documentação escolar. A instituição não pode ultrapassar ou suprimir essas etapas administrativas, uma vez que elas são indispensáveis para garantir a legalidade e a validade da documentação emitida, bem como os procedimentos necessários para sua devida publicação no Diário Oficial.

Esclarecemos também que os prazos referentes à emissão do Certificado de Conclusão e do Histórico Escolar são informados aos alunos durante o atendimento realizado no início do curso e permanecem disponíveis para consulta no Termo de Aceite, apresentado ao aluno antes da conclusão da matrícula. Dessa forma, as condições e os prazos para emissão da documentação escolar são previamente informados e aceitos no momento da contratação.

No seu caso específico, destacamos que tanto o Histórico Escolar quanto o Certificado de Conclusão encontram-se dentro do prazo de emissão informado pela instituição, não havendo, portanto, qualquer documento em atraso.

Além disso, considerando a urgência relatada em relação à sua posse no concurso público, nossa equipe de suporte entrou recentemente em contato com você justamente com o objetivo de oferecer uma alternativa documental enquanto o certificado definitivo permanece em seu fluxo regular de inspeção escolar.

Como medida de apoio, a instituição já providenciou a emissão da Certidão de Conclusão, documento oficial que comprova a conclusão do Ensino Médio e que poderá ser apresentado para fins de comprovação junto ao concurso público e demais instituições que necessitem dessa informação, enquanto o Certificado de Conclusão definitivo segue seu processo.

Portanto, reforçamos que a situação foi analisada e que não há, neste momento, qualquer documento seu em atraso. O Certificado e o Histórico estão seguindo os procedimentos e prazos previamente informados, e, adicionalmente, a instituição tomou a iniciativa de disponibilizar a Certidão de Conclusão justamente para atender à necessidade urgente apresentada.

Compreendemos a importância da documentação para sua posse no concurso público e para o início de sua graduação e, por esse motivo, buscamos disponibilizar a alternativa documental cabível dentro das possibilidades e dos procedimentos legais da instituição.

Assim, permanecemos à disposição para eventuais esclarecimentos, reiterando que sua documentação está sendo tratada dentro dos procedimentos estabelecidos e que a Certidão de Conclusão já foi emitida e encaminhada para que você possa utilizá-la enquanto aguarda a conclusão da inspeção escolar e a emissão do certificado definitivo.

Contamos com a sua avaliação positiva!

Atenciosamente,
Júlia Cordeiro.

Consideração final do consumidor

03/09/2026 às 15:48

Tudo foi resolvido

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

10

Consideração final da empresa

04/09/2026 às 14:27

O Colégio Dallas fica feliz em saber que tudo foi resolvido. Estamos sempre à disposição para auxiliar no que for necessário.

Conte conosco sempre que precisar!