Cobrança indevida após cancelamento de curso e dificuldade de resolução

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

30/06/2026 às 18:10

ID: 252734253

Contratei o curso em 07/02/2026. Em maio, solicitei o cancelamento da matrícula, porém enfrentei dificuldades para concluir o procedimento, tendo que insistir por vários dias até obter atendimento. Após diversas tentativas de contato, fui orientada a preencher uma ficha de cancelamento, o que fiz. O cancelamento foi finalmente efetivado em 07/05/2026, sendo inclusive encerrado meu acesso à plataforma do curso.

Apesar do cancelamento já ter sido confirmado, em 05/06/2026 foi debitado do meu cartão de crédito o valor de R$ 262,24 referente a uma mensalidade do curso.

Desde a data da cobrança, venho tentando resolver a situação diretamente com a empresa. Solicitei o estorno do valor cobrado indevidamente e também pedi a confirmação de que não existem cobranças recorrentes ativas, uma vez que meu contrato foi cancelado e não possuo mais acesso ao curso.

Entretanto, a empresa apenas informa que a questão foi encaminhada ao setor financeiro. Nenhum prazo para o estorno é informado e nenhum posicionamento concreto é apresentado. Os atendentes alegam que não podem fazer nada além de encaminhar a demanda e, até o momento, não recebi qualquer contato do setor responsável.

Hoje, 30/06/2026, continuo sem resposta, sem o estorno do valor cobrado indevidamente e sem a confirmação de que novas cobranças não serão realizadas. Já acionei o Procon.

Solicito o estorno integral do valor de R$ 262,24, a confirmação formal de que não haverá novas cobranças relacionadas ao contrato cancelado e a resolução definitiva do problema. Caso não seja resolvido, assim que eu entrar de férias em julho entrarei com processo.

Compartilhe

Resposta da empresa

03/07/2026 às 13:48

Prezada Larissa,

Recebemos sua manifestação e agradecemos pelo contato.

Informamos que a situação relatada já foi encaminhada ao setor responsável para análise e verificação das informações apresentadas.

Ressaltamos que todas as tratativas relacionadas a cancelamento contratual, estornos e questões financeiras são realizadas exclusivamente pelos canais oficiais da Instituição, garantindo o devido registro e acompanhamento de cada solicitação.

Pedimos, por gentileza, que aguarde o retorno pelos meios institucionais, por onde serão prestados os esclarecimentos e orientações cabíveis após a conclusão da análise.

Permanecemos à disposição para auxiliá-la.

Atenciosamente,

Equipe IPA

Réplica do consumidor

02/08/2026 às 09:22

Sigo sem reembolso, sem contato por parte da empresa e já acionei o PROCON. Caso continue sem resolução, partirei para os meios judiciais.

Consideração final do consumidor

10/08/2026 às 20:40

Cobrança indevida. Tentei contato diversas vezes e não reembolsaram, pelo contrário, tive que cancelar meu cartão de crédito pois continuaram cobrando mensalmente a mensalidade do curso mesmo pós pagamento. Péssimo atendimento, péssimo suporte. Não indico nem para meu pior inimigo. Só estresse!

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0