Colleman School: Cancelei antes de assinar contrato e não devolvem meu dinheiro

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Vargem Bonita - MG

23/02/2026 às 15:48

ID: 241441857

Fui muito bem atendida e acolhida quando estávamos conhecendo a escola. Na ocasião, foram apresentados valores e condições, e com base nessas informações efetivei o pagamento para garantir a matrícula.
Entretanto, na reunião de onboarding, foram apresentadas diversas exigências que não haviam sido informadas no momento da negociação.
A instituição impõe práticas que caracterizam venda casada, vedada pelo art. 39, I, do Código de Defesa do Consumidor. O material didático não pode ser impresso em outro local que não seja a empresa indicada pela escola, impedindo qualquer alternativa por parte dos responsáveis.
Da mesma forma, em relação ao uniforme, minha filha já possuía diversas peças (inclusive presenteadas), mas foi informado que não poderia utilizá-las, sendo obrigatória a confecção integral do uniforme exclusivamente na empresa indicada pela escola, com exigência de apresentação de comprovante de compra.
Além disso, foram informados diversos eventos e custos adicionais que não foram previamente esclarecidos no momento da contratação, ferindo o dever de informação clara e adequada previsto no art. 6, III, do CDC.
Diante dessas novas exigências, solicitei o cancelamento da matrícula antes de assinar qualquer contrato, antes do recebimento de material didático e antes do início das aulas. Ou seja, não houve formalização contratual nem prestação de serviço.
Apesar disso, a escola vem protelando a resolução e não apresenta resposta objetiva quanto ao reembolso do valor pago.
Ressalto que, inexistindo contrato assinado, entrega de material ou início das aulas, não há fundamento legal para retenção de valores, salvo eventual taxa administrativa mínima, razoável e devidamente comprovada.
Dessa forma, solicito a devolução integral do valor pago no prazo máximo de 5 dias úteis, sob pena de adoção das medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.

Compartilhe

Resposta da empresa

13/05/2026 às 10:53

Olá, Lilian

Agradecemos pelo contato. A situação já foi resolvida e seguimos à disposição para qualquer necessidade.

Atenciosamente,
Colleman School

Consideração final do consumidor

27/05/2026 às 20:32

Demoraram, mas resolveram.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

5