Desrespeito no atendimento, troco incorreto e prática abusiva contra consumidor

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Lages - SC

09/03/2026 às 03:10

ID: 242683565

Minha mãe é cliente frequente do Supermercado Stock e realiza compras praticamente todos os dias na loja. No entanto, recentemente passou por uma situação extremamente desagradável no caixa.

Ao passar suas compras, a atendente chamada Leise entregou o troco incorreto. O valor correto seria R$ 25,19, porém ela entregou apenas R$ 25,15. Minha mãe então pediu educadamente os centavos que faltavam, até porque já é comum no estabelecimento arredondar o troco sempre para menos.

A atendente demonstrou irritação com o pedido e passou a reclamar, dizendo que, se fosse arredondar, teria que dar 1 centavo a mais. Em seguida, começou a debochar e menosprezar minha mãe na frente de outros clientes que estavam na fila, causando constrangimento público.

Além disso, em tom de deboche, disse que da próxima vez que minha mãe fosse fazer compras deveria levar 1 centavo se quisesse receber o troco correto, ridicularizando a situação.

Gostaria também de registrar que a prática recorrente de sempre arredondar o troco para menos é abusiva, pois o consumidor tem direito a receber o valor exato do troco, mesmo que seja apenas alguns centavos.

De acordo com o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, é proibido ao fornecedor adotar práticas abusivas contra o consumidor, o que inclui situações em que o cliente acaba sendo prejudicado financeiramente, ainda que em valores pequenos.

Considero a situação extremamente desrespeitosa, ainda mais pelo fato de minha mãe ser uma cliente antiga e uma pessoa de mais idade.

Estou anexando a nota fiscal da compra como comprovação e aguardo um posicionamento do supermercado, bem como providências para que esse tipo de situação e comportamento não volte a acontecer com outros clientes.

Compartilhe

Resposta da empresa

07/05/2026 às 14:28

Olá!

Agradecemos pelo seu contato e por compartilhar a situação conosco.

Identificamos que a sua reclamação se refere ao Stok Center, porém foi registrada na página da Comercial Zaffari. Embora as empresas possuam o mesmo administrador, tratam-se de operações distintas, com canais e tratativas independentes.

Por isso, para que possamos dar o devido andamento e realizar a apuração necessária, pedimos, por gentileza, que registre sua manifestação diretamente para o Stok Center.

Assim, conseguiremos analisar o ocorrido com a atenção necessária e retornar com um posicionamento adequado.

Ficamos à disposição!
Atenciosamente,
Equipe Comercial Zaffari.

Consideração final do consumidor

28/05/2026 às 04:24

A empresa prestou o suporte necessário e resolveu a situação.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

8