Empresa não informou pagamentos ao

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Rio Grande - RS

12/11/2025 às 04:34

ID: 231669529

Fui surpreendido com a retenção da minha restituição do IR. Ao verificar a pendência, constatei que os valores pagos por mim ao longo do ano não foram informados a Receita pela empresa, o que acabou gerando divergências. Não obstante, adianto que as informações prestadas na minha declaração, possui como base no Informe de pagamentos efetuados, encaminhado pela própria empresa via correios a minha residência.

Mesmo após meu contato por meio da ouvidoria, protocolo *****, a Comprev não me retornou e ainda persiste a pendência no meu IR..

Solicito com. Urgência o acerto das informações com a Receita Federal.

Ate.te.

Compartilhe

Resposta da empresa

14/11/2025 às 09:45

Prezado, Sr. Anderson Alexandre.

Após análise, verificamos que todas as informações de contribuições foram corretamente registradas e encaminhadas, conforme previsto para este tipo de plano. Importante destacar que, por se tratar de plano de pecúlio, os valores pagos não são dedutíveis na base de cálculo do Imposto de Renda.

Dessa forma, os pagamentos efetuados não devem ser declarados como dedutíveis pelo contribuinte e, consequentemente, não geram abatimento na declaração.

As informações disponibilizadas no Comprovante de Contribuições Previdenciárias Pagas, enviado anualmente, estão corretas e em plena conformidade com a legislação aplicável ao plano.

Ressaltamos também que a COMPREV não possui qualquer ingerência sobre dados lançados diretamente pelo contribuinte no sistema da Receita Federal, sendo de responsabilidade do declarante verificar a forma correta de incluir ou ajustar as informações em sua declaração.

A recomendação, conforme apontado pela Ouvidoria, é que o participante realize a correção da declaração junto à Receita, caso algum valor tenha sido inserido como dedutível indevidamente.

Estamos à disposição para qualquer dúvida adicional.

Atenciosamente,
COMPREV