Irresponsabilidade e incompetência.

Em réplica
Porto Alegre - RS
25/06/2024 às 11:22
ID: 191533385
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesEmpresa contratada para reforma e substituição de telhado em edifício. Obra concluída em dezembro de *******. Após 6 meses, problemas de infiltração já identificados anteriormente à obra ressurgiram, agora com maior gravidade. Reportei aumento de gotejamento e infiltração a engenheiro e à central de atendimento da empresa. Simplesmente, não possuem funcionário ou técnico para prestação de serviço EMERGENCIAL. Informaram que iriam agendar uma visita. O problema é EMERGENCIAL, o que demanda uma solução IMEDIATA. Recebi diversos áudios da empresa. Nenhum deles com uma solução, para dizerem, por exemplo, que um reparo imediato será prestado, nada. A demanda foi inserida numa enorme burocracia. A demanda é simplesmente repassada de um pra outro, e não apresentam solução imediata. A obra de engenharia possui apenas 6 meses.
Compartilhe
Resposta da empresa
26/06/2024 às 10:32
Boa tarde, prezado cliente,
Agradecemos pelo seu contato e gostaríamos de esclarecer alguns pontos referentes à obra realizada e aos procedimentos em curso.
Informamos que a obra contratada foi realizada conforme o MEMORIAL DESCRITIVO elaborado por um profissional independente, contratado pelo condomínio, com todas as especificações que deveriam ser seguidas pelas empresas participantes do processo de contratação Tais como dimensionamento de calhas, capeamento, reforços na estrutura de madeira e telhamento. Dentre essas empresas, fomos selecionados por melhor atender às necessidades e expectativas do condomínio.
O condomínio também contratou de forma independente um ENGENHEIRO responsável pelo o acompanhamento técnico, fiscalização e aprovação de TODAS AS ETAPAS DA OBRA. Após a conclusão, um termo de aceite foi firmado, indicando que a obra atendeu rigorosamente ao escopo inicialmente solicitado pelo contratante (condomínio) e obteve a qualidade esperada.
Nos últimos meses, o estado do Rio Grande do Sul tem enfrentado chuvas anormais, o que pode limitar execução de reparos e assistências técnicas em áreas de alto risco, como telhados, devido às superfícies molhadas e à altura, o que inviabiliza a verificação imediata da origem dos possíveis problemas em sua unidade uma vez que dependemos de condições climáticas favoráveis para fazermos as verificações necessárias com segurança.
Devido às áreas de acesso restrito, a verificação técnica requer três etapas: montagem de equipamentos de segurança, avaliação técnica por profissional qualificado e gerenciamento da equipe de manutenção. Esses fatores são essenciais para garantir a segurança e a precisão na identificação das possíveis causas das infiltrações reletadas.
Ressaltamos que, até o momento, o volume das infiltrações relatadas não caracteriza uma emergência, visto que os gotejamentos se iniciaram, em uma situação específica, após seis meses da obra entregue e não expõem a sua segurança ou a dos demais moradores do condomínio.
Salientamos também que a formalização da sua solicitação de verificação para a empresa ocorreu apenas no dia 24/06/*******, ou seja, APENAS UM DIA antes da abertura de sua reclamação aqui. No mesmo dia fomos prontamente com nossa equipe de assistência técnica ao condomínio verificar sua solicitação, porém não tivemos a possibilidade de acesso à cobertura em decorrência da falta de organização interna do condomínio, visto que o zelador não estava à disposição para disponibilizar as chaves de acesso ao local.
Informamos também que a formalização desta necessidade via administração condominial ocorreu apenas no dia 25/06/*******, através do síndico que é o responsável por manter a comunicação entre a empresa (contratada) e o condomínio (contratante), indicando a existência de infiltrações na sua unidade. Até então, se existiam comunicações, não eram as previstas nos canais de comunicação firmados em contrato para esta finalidade, tampouco foram feitas com nossa equipe técnica.
Por fim, sempre objetivamos zelar pela nossa política de ensejar pelo bem de nossos clientes e já estamos em comunicação com a administração condominial para novamente realizarmos a vistoria técnica na data de hoje (26/06/*******) para a verificação quanto às motivações de infiltração junto à sua unidade. Lembrando que os sistemas pluviais de coleta e escoamento (tubos de queda e rede de esgoto pluvial) não eram objeto da nossa contratação e a existência de entupimentos ou obstruções pode refletir diretamente na sobrecarga do sistema de calhas e resultar em infiltrações em situações especificas como as que ocorreram em sua unidade durante chuvas mais torrenciais. A visita técnica de assistência é fundamental para definir as causas e origens de tais infiltrações, uma vez que o telhado foi entregue em PERFEITAS CONDIÇÕES através das validações independentes feitas pelo condomínio.
Continuamos à disposição através de nossos canais de comunicação e assistência técnica para qualquer esclarecimento adicional.
Atenciosamente,
Concept Reformas de Condomínio
Réplica do consumidor
26/06/2024 às 14:04
Em 26/06/*******, mesmo tendo alegado, conforme resposta acima, que não possuía nenhuma responsabilidade quanto à higidez e ao resultado da obra, e tendo tentado atribuir o problema exclusivamente ao engenheiro autônomo contratado pelo condimínio, a empresa compareceu para uma visita técnica, às 10h. Se houve algum diagnóstico do problema e previsão de reparo, não me informaram. De forma surpreendente, mas esperada, visto que se trata da empresa CONCEPT, deparei após o almoço, às 13h, com o piso da área de serviço completamente encharcado e com gotejamento incessante, com comprometimento da luminária. Encaminhei vídeos, fotos e áudios aos tais engenheiros da CONCEPT. Não conseguem apresentar um encaminhamento efetivo ao problema. Novamente, tentam se isentar. Um repassa o problema ao outro, num círculo vicioso dentro da burocracia da empresa. Há falhas estruturais e de execução do projeto. A responsabilidade é, no mínimo, SOLIDÁRIA, dos engenheiros da CONCEPT e do tal engenheiro contratado. Ressalto que o problema de infiltração no mesmo local já era de conhecimento amplo muito tempo antes de se contratar qualquer empresa. A vistoria realizada pela CONCEPT antes do início da obra fez o registro do problema de infiltração. O vídeo gravado pelo síndico no dia da visita técnica demonstra a calha entupida ou sem condições de escoamento (mesmo defeito já detectado antes do início da obra). Efetivamente, nenhuma alteração da estrutura para resolver o problema da incapacidade de escoamento (por falta de duto ou em razão das dimensões da calha) foi resolvido numa obra que contou com uma série de engenheiros que analisaram o projeto e o executaram. Fato é que após a visita técnica de 26/06/*******, o problema se AGRAVOU, e a empresa CONCEPT não consegue ser profissional suficiente para apresentar uma solução minimamente razoável, pois se restringe a terceirizar a responsabilidade.
Réplica da empresa
27/06/2024 às 18:06
Mesmo não havendo convicção sobre a origem efetiva da infiltração, foi realizada na data de hoje a desmontagem, verificação e nova calafetagem do sistema de calhas sobre a sua unidade com o objetivo de extinguir a possibilidade de que a infiltração seja através destes sistemas. Os demais sistemas de cobertura, encontravam-se em perfeitas condições.
Informamos a administração condominial sob a importância da manutenção e revisão dos tubos de queda de forma periódica uma vez que estes não eram objeto da nossa contratação e também podem resultar em sobrecarga no sistema de calhas.
Acreditamos que após nossa revisão, não haverá mais problemas em sua unidade.
De mesmo modo, que nos colocamos a disposição para reparações e ressarcimentos internos na sua unidade, se assim entender necessário, podendo ser solicitado através de nossos canais de comunicação ou via administração condominial.
Por fim, informamos que a CONCEPT SEMPRE coloca sua equipe técnica a disposição para dar suporte técnico necessário através de uma avaliação local com a intenção de avaliar o que pode estar acontecendo, independentemente de haver danos ou responsabilidade direta da empresa.
Sempre com o objetivo de trazer conforto e bem-estar aos nossos clientes.
Ficamos à disposição de esclarecimentos necessários.