Multas por Evasão de Pedágio INDEVIDAS Abuso Contra Consumidor!

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Salvador - BA

27/10/2025 às 09:36

ID: 230312401

Sou um consumidor honesto, usuário do Sem Parar há mais de 10 meses, pai de família e trabalhador, e venho denunciar aqui uma situação absurda e abusiva praticada pela ViaBahia em conjunto com a Sem Parar.

Recebi três multas injustas por suposta "evasão de pedágio" nas seguintes datas:

26/06/2024

01/07/2024

26/07/2024

Quero deixar MUITO claro: jamais evadi pedágio. Tenho TAG ativo do Sem Parar e sempre paguei corretamente os pedágios. Nas vezes em que houve falha na leitura da TAG, eu PAREI na cabine, aguardei atendimento e fui liberado pelo funcionário da ViaBahia, inclusive perguntando se havia alguma pendência. A resposta sempre foi:

Pode seguir, está liberado.

Agora, de forma totalmente desonesta e irresponsável, a ViaBahia me acusa de evasão, como se eu fosse um infrator de trânsito. Isso é calúnia contra o consumidor!

Pior: cobrança irregular e falta de atendimento

Em julho fiz um pagamento via PIX de R$ 202,00 para a Sem Parar e mesmo assim debitaram R$ 169,00 na minha conta sem explicação.

Tento contato com a Sem Parar e ninguém resolve nada.

Fui até a praça de pedágio da ViaBahia pessoalmente e disseram que não podem fazer nada.

Solicitei ajuda por e-mail na ouvidoria e recebi uma resposta padrão jogando a culpa em mim.

Isso é prática abusiva e irregular!

Não houve evasão, houve falha do sistema da ViaBahia/Sem Parar

Sou cobrado indevidamente por erro operacional da concessionária

Estão tentando me responsabilizar por aquilo que não cometi

Fui exposto a abuso e desrespeito mesmo sendo cliente pagante

O que exijo:

Cancelamento imediato das três multas indevidas

Envio das filmagens das praças de pedágio nas datas citadas (a verdade está registrada lá!)

Correção e transparência sobre a cobrança errada feita pela Sem Parar (R$ 202 pago x R$ 169 debitado)

Resposta formal e objetiva sem copiar normas e jogar a culpa no usuário

Respeito ao consumidor e à lei

Caso NÃO resolvam, abrirei denúncia formal na AGERBA, ANTT, PROCON, Ministério Público e Banco Central, além de buscar indenização judicial por abuso de direito e cobrança indevida.

Não aceito ser tratado como [Editado pelo Reclame Aqui] por uma falha que não cometi! Quero solução imediata.

*****

Compartilhe