Multas por Evasão de Pedágio INDEVIDAS Abuso Contra Consumidor!

Não respondida
Salvador - BA
27/10/2025 às 09:36
ID: 230312401
Sou um consumidor honesto, usuário do Sem Parar há mais de 10 meses, pai de família e trabalhador, e venho denunciar aqui uma situação absurda e abusiva praticada pela ViaBahia em conjunto com a Sem Parar.
Recebi três multas injustas por suposta "evasão de pedágio" nas seguintes datas:
26/06/2024
01/07/2024
26/07/2024
Quero deixar MUITO claro: jamais evadi pedágio. Tenho TAG ativo do Sem Parar e sempre paguei corretamente os pedágios. Nas vezes em que houve falha na leitura da TAG, eu PAREI na cabine, aguardei atendimento e fui liberado pelo funcionário da ViaBahia, inclusive perguntando se havia alguma pendência. A resposta sempre foi:
Pode seguir, está liberado.
Agora, de forma totalmente desonesta e irresponsável, a ViaBahia me acusa de evasão, como se eu fosse um infrator de trânsito. Isso é calúnia contra o consumidor!
Pior: cobrança irregular e falta de atendimento
Em julho fiz um pagamento via PIX de R$ 202,00 para a Sem Parar e mesmo assim debitaram R$ 169,00 na minha conta sem explicação.
Tento contato com a Sem Parar e ninguém resolve nada.
Fui até a praça de pedágio da ViaBahia pessoalmente e disseram que não podem fazer nada.
Solicitei ajuda por e-mail na ouvidoria e recebi uma resposta padrão jogando a culpa em mim.
Isso é prática abusiva e irregular!
Não houve evasão, houve falha do sistema da ViaBahia/Sem Parar
Sou cobrado indevidamente por erro operacional da concessionária
Estão tentando me responsabilizar por aquilo que não cometi
Fui exposto a abuso e desrespeito mesmo sendo cliente pagante
O que exijo:
Cancelamento imediato das três multas indevidas
Envio das filmagens das praças de pedágio nas datas citadas (a verdade está registrada lá!)
Correção e transparência sobre a cobrança errada feita pela Sem Parar (R$ 202 pago x R$ 169 debitado)
Resposta formal e objetiva sem copiar normas e jogar a culpa no usuário
Respeito ao consumidor e à lei
Caso NÃO resolvam, abrirei denúncia formal na AGERBA, ANTT, PROCON, Ministério Público e Banco Central, além de buscar indenização judicial por abuso de direito e cobrança indevida.
Não aceito ser tratado como [Editado pelo Reclame Aqui] por uma falha que não cometi! Quero solução imediata.
*****