Negativa de garantia para acabamento deformado em veículo zero km com insulfilme instalado na concessionária

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Campinas - SP

04/03/2026 às 20:03

ID: 242347991

Comprei um WV terá zero km na concessionária Alta na capital paulista, hoje fui realizar primeira revisão de 10mil km, como mudei para o interior procurei a concessionária mais próxima indicada pelo próprio aplicativo VW, esta direcionou para a WV germânica Valinhos, em apresentação ao carro relatei que o acabamento de lateral de porta esquerda traseira estava apresentando deformação, sem qualquer quebra ou danificação, mas sim uma visível dilatação da própria peça como se não tivesse suportado calor, porém ao retirar o veículo fui informado que a garantia não iria cobrir esta peça, questionei que o veículo era zero km e a peça vem deformando a cada dia, então fui direcionado ao gerente de pós venda, esta supreendentemente me relatou que supostamente isso poderia ter acontecido por causa da instalação do insufilme na montagem e desmontagem desta peça de acabamento e como não foi instalado na concessionária não seria obrigado a cobrir este defeito, mesmo sendo o defeito da peça e não de qq tipo de danificação, porém expliquei que o mesmo estava enganado, pois o veículo foi retirado zero km da concessionária já com insulfilme, instalado, fazendo este na época na negociação de compra, e que o veículo NUNCA passou em qualquer terceiro a não ser pela primeira vez nesta concessionária, diante desta afirmação o espanto foi evidente, então disse-me que eu teria que procurar a concessionária que me vendeu o veículo e que esse sim que efetuaria a troca da peça, absurdamente questionei imediatamente que como que me encontro dentro de uma concessionária WV do Brasil, estava sendo direcionado para outra concessionária a 100km de distância, e qual a lógica para o consumidor que compra uma veículo pensando que está assistido com concessionária em todo país, uma dará garantia e a outra não, deixando bem claro que a peça não está quebrada e sim apresenta visível aparência de um defeito, demostra ao cliente um total despreparo e um descontentamento a marca e ao concessionário, pois de duas formas ali apresentadas, ou fui enganado na concessionária autorizada que adquiri o veículo, ou a concessionária que está me atendendo está despreparada, pois segundo o próprio código de defesa do consumidor o acessório segue o principal quando adquirido em concessionário, segundo o entendimento deste senhor que me atendeu mesmo que uma instalação de acessórios seja efetuada dentro da concessionária(insulfilme) está poderia ser efetuada por um terceiro, mas eu como cliente não comprei nada de terceiros e efetuei pagamento para concessionária dentro da concessionária, ainda que com esta afirmação de SUPOSTAMENTE o insulfilme ter sido instado, nada haver com a película,(pois esta está bem instalada) pois trata-se de uma peça componente original e integro do veículo que está deformado, ou, eu , estou sendo vítima de [Editado pelo Reclame Aqui] da própria concessionária?

Compartilhe

Resposta da empresa

17/03/2026 às 11:50

Prezado(a) Sr Francisco,

Agradecemos o seu contato e a oportunidade de esclarecer os pontos mencionados.

Conforme conversamos anteriormente, tive a oportunidade de atendê-lo pessoalmente no dia em que o veículo esteve em nossa unidade. Na ocasião, além da revisão programada, foram relatados alguns inconvenientes, entre eles a deformação no revestimento da porta traseira.

Após análise técnica realizada por nossa equipe, identificamos indícios de que a deformação pode estar relacionada a um possível desalinhamento no momento da instalação do insulfilm. Inclusive, conforme seu próprio relato, o problema vem se agravando com a exposição ao calor.

Verificamos que a instalação do insulfilm foi realizada na concessionária onde o veículo foi adquirido, e não em uma unidade do Grupo Germânica. Por esse motivo, e considerando o risco de reprovação do processo junto à montadora em caso de análise da peça, não é possível realizar o reparo em garantia.

Entendemos sua percepção de que todas as concessionárias representam a mesma marca, como a Volkswagen, porém cada unidade possui gestão e responsabilidades independentes, especialmente no que se refere a serviços realizados.

Ressaltamos que os demais itens apontados foram devidamente tratados, com abertura de solicitação de peças em garantia. No momento, aguardamos apenas a chegada de uma peça, que já consta em processo de envio pela montadora. Assim que recebida, entraremos em contato para agendamento e conclusão do atendimento.

Reforçamos nosso compromisso com a transparência e com a qualidade no atendimento, permanecendo à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Atenciosamente,
Equipe de Pós Vendas Germanica

Réplica do consumidor

17/03/2026 às 17:02

boa tarde, como relalatado, ambos entendemos que a peça não está quebrada ou sofreu qq tipo de avaria, mas sim uma deformação supostamente pelo calor, sendo verdade que vossa senhoria supostamente, é apenas supostamente, acredita em uma possível montagem errônea, serviço realizado integralmente dentro da concessionária, portanto como cliente é dentro da legislação vigente, o acessório segue o principal, o veículo apresenta visualmente uma deformação da peça, desta forma, como consumidor final, e dentro do prazo de garantia legal, não cabe a mim apontar se algum técnico agiu erroneamente, até porque Vossa Senhoria, afirma que supostamente possa ter ocorrido um erro técnico na instalação, ou seja, não afirma como causa, então o problema da deformação continua e não foi resolvido.

Réplica do consumidor

20/03/2026 às 15:22

resumindo uma concessionária que orienta o cliente a procurar outra concessionária não pode ser seriaaconselho a quem deseja se tornar um cliente do grupo germânica a pensar bem antes de fazer qq negociação.

Consideração final do consumidor

20/03/2026 às 15:57

Fica evidente pelo número de reclamações registradas no reclame Aqui , que esta concessionária Volkswagen do grupo germânica não presta um bom atendimento, como consumidor final minhas sinceras declarações, pense bem antes de fazer qq negociação com esta empresa.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0