Atendimento desrespeitoso e constrangedor na Rodoviária do Rio a pessoa com deficiência para acesso ao banheiro

Não respondida
Rio das Ostras - RJ
21/05/2026 às 18:40
ID: 249335253
Prezados,
Venho, por meio desta, registrar reclamação formal acerca do atendimento extremamente desrespeitoso e constrangedor recebido na Rodoviária do Rio no dia 21 de maio de 2026, por volta das 17h40, em situação relacionada ao acesso aos banheiros do terminal.
Sou pessoa com deficiência (PCD) e, ao me dirigir ao banheiro localizado no terminal, fui informada por um funcionário, já em tom arrogante e hostil, de que o banheiro encontrava-se fechado, estando disponível apenas o banheiro localizado no andar superior, do outro lado da rodoviária. O mesmo funcionário afirmou ainda que o banheiro acessível/PCD estaria disponível apenas para pessoas PCD.
Diante disso, informei que sou pessoa com deficiência. O funcionário então exigiu que eu apresentasse minha identificação/comprovação de PCD para que eu pudesse permanecer na fila e utilizar o banheiro acessível.
Apresentei minha carteira de identificação PCD e questionei se a mesma exigência havia sido feita às demais pessoas que estavam utilizando a fila do banheiro acessível, uma vez que nenhuma delas aparentava possuir deficiência visível. O funcionário respondeu, de maneira autoritária, que se elas estavam ali era porque ELE permitiu.
Posteriormente, permaneci na fila destinada ao banheiro acessível juntamente às demais pessoas. Durante a espera, uma senhora comentou que considerava errado manter banheiros fechados justamente em horário de grande movimento. O funcionário, ouvindo a conversa, interferiu de forma inadequada e novamente arrogante, afirmando que as pessoas gostam é de reclamar; se o banheiro está sujo reclamam, se está fechado reclamam.
Diante da postura desrespeitosa, respondi que pior do que um banheiro sujo era a falta de educação dos funcionários no trato com o público. A partir desse momento, o funcionário passou a agir de forma ainda mais agressiva, arrogante e desrespeitosa.
A situação tornou-se ainda mais grave quando solicitei sua identificação funcional para registrar a ocorrência e o mesmo se recusou a apresentar o crachá ou informar seu nome.
Ressalto que possuo registro fotográfico do funcionário envolvido, realizado exclusivamente para fins de identificação e comprovação da ocorrência, podendo encaminhá-lo caso necessário para a devida apuração interna.
Entendo perfeitamente que possam existir regras operacionais e controle de acesso aos banheiros. Entretanto, nenhuma norma justifica tratamento hostil, constrangimento público, abuso de autoridade informal ou postura incompatível com o mínimo de respeito que deve ser garantido aos usuários especialmente a uma pessoa com deficiência.
Dessa forma, solicito:
a apuração formal do ocorrido;
a identificação do funcionário envolvido;
esclarecimentos acerca da política de acesso aos banheiros acessíveis;
esclarecimentos sobre a exigência de apresentação de documento comprobatório de deficiência;
e a adoção das providências cabíveis para evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer.
Aguardo retorno formal acerca das providências adotadas.
Atenciosamente,
*****