Processador recebido com sinais de uso, solicitação de troca ignorada e falta de posicionamento da empresa.

Não respondida
Palhoça - SC
08/06/2026 às 01:39
ID: 250750575
Comprei um processador Intel Core i3-8100 anunciado como NOVO na Kabum, sendo a venda e entrega realizadas pela Concórdia Informática.
No dia 18/05 recebi o produto e imediatamente percebi algo incompatível com um item novo. O processador apresentava resíduos de pasta térmica na parte superior e também nos contatos inferiores, algo visível a olho nu e registrado em fotografias enviadas ao suporte.
Entrei em contato com a empresa no mesmo dia do recebimento, encaminhando fotos e explicando detalhadamente a situação. A primeira resposta recebida foi:
"Boa tarde o produto que você comprou é OEM, ou seja ele não vem na embalagem original e pode ter marcas de uso."
Considero essa resposta extremamente ABSURDA, pois o fato de um produto ser OEM não significa que ele possa ser vendido como novo apresentando evidentes sinais de utilização anterior. OEM significa apenas uma forma diferente de embalagem e comercialização, não uma autorização para vender produtos usados como novos.
Após insistir e demonstrar a situação por meio das fotografias, a própria empresa reconheceu o problema e ofereceu a troca do item.
No dia 26/05 realizei a postagem do processador devolvido utilizando a autorização fornecida pela empresa. O produto foi recebido pela Concórdia Informática em 27/05, conforme rastreamento dos Correios.
Em 29/05 solicitei informações sobre o andamento da troca e recebi a seguinte resposta:
"Boa tarde, agora é com nossa equipe SAC, eles vão verificar o estado do item e vão dar sequência nos procedimento para reembolso."
Ocorre que eu nunca solicitei reembolso. Desde o início solicitei apenas a substituição do produto defeituoso por outro processador em condições adequadas, conforme a própria empresa havia oferecido.
Posteriormente, em 03/06, ao voltar a questionar o andamento do processo, recebi a resposta:
"Estou verificando junto ao setor responsável a previsão de envio do novo pedido. Assim que obtiver um retorno, lhe informarei por aqui."
Desde então não houve qualquer atualização concreta.
Hoje, 08/06, já se passaram várias semanas desde a abertura do atendimento, mais de dez dias desde o recebimento da devolução pela empresa, e continuo sem o produto que comprei, sem previsão de envio e sem uma solução definitiva.
O que mais causa estranheza em toda a situação é que a empresa inicialmente tentou justificar os sinais de uso alegando que o produto era OEM, mesmo diante de fotografias mostrando resíduos de pasta térmica nos contatos do processador.
Meu objetivo continua sendo exatamente o mesmo desde o primeiro contato: receber o processador novo pelo qual paguei, ou ao menos obter uma posição clara, formal e definitiva sobre a conclusão da troca.