Demora na análise de registro profissional para cargo de Gestor Financeiro

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Belo Horizonte - MG

09/03/2026 às 17:52

ID: 242768827

À
Conselho Regional de Administração de Minas Gerais CRA-MG

Assunto: Reclamação e solicitação de urgência na análise de registro profissional

Eu, *****, venho respeitosamente por meio desta apresentar reclamação e solicitar providências quanto à análise do meu pedido de registro profissional junto a este Conselho.

Informo que iniciei meu cadastro para obtenção do registro profissional e encaminhei toda a documentação exigida, incluindo documentos pessoais e o certificado de reservista (frente e verso). Entretanto, mesmo após o envio completo da documentação, fui novamente informado de que o referido documento estaria pendente.

Ressalto que já realizei contatos por meio de ligações e cobranças administrativas para verificar a situação do processo, porém até o presente momento meu cadastro ainda não foi aprovado.

Destaco que necessito do registro com a máxima urgência, pois fui convocado por uma empresa para assumir o cargo de Gestor Financeiro, função que exige obrigatoriamente o registro ativo no Conselho Regional de Administração. Inclusive, já encaminhei ao Conselho o e-mail/carta de convocação da empresa comprovando a necessidade do registro para o exercício da função.

Saliento que o exercício das atividades na área de Administração é regulamentado pela Lei n 4.769/1965, que dispõe sobre o exercício da profissão de Administrador e estabelece a necessidade do registro profissional no Conselho Regional de Administração.

Diante disso, considerando a urgência profissional e a documentação já encaminhada, solicito a verificação imediata do meu processo e, se possível, prioridade na análise e conclusão do meu registro profissional.

Agradeço a atenção e aguardo retorno com a devida solução.

Atenciosamente,

*****
CPF: *****
Telefone: *****
E-mail: *****

Data: //2026

Compartilhe

Resposta da empresa

10/03/2026 às 10:10

Olá JOSE PAULO FERREIRA DIAS,

Em resposta a sua reclamação, esclarecemos que o prazo para a concessão do registro profissional é de aproximadamente 10 dias úteis, com a apresentação de uma comprovação de urgência é possível alterar o prazo para atender a demanda solicitada.

Salientamos que o seu registro profissional foi concedido sob o número *****/D, poderá acessar o seu cadastro em nosso site www.cramg.org.br (serviços online - pessoa física - primeiro acesso). A anuidade de 2026 será lançada nos próximos dias e poderá realizar o pagamento no boleto, pix ou cartão de crédito.

Sobre a carteira de identidade profissional digital já está disponível, basta baixar o APP CRAMG. A carteira física será emitida, cuja informação a ser enviada para o seu e-mail cadastrado.

Aguardamos o seu contato pelos nossos canais de comunicação, a saber:
- Presencialmente: Av. Olegário Maciel, 1233 - Lourdes - BH/MG;
- Telefônico: 31 2318-4500;
- Site www.cramg.org.br e CHAT: https://cramg.conecta.com.vc/webchat/v2/?cid=62055023a3f3a708901adc0b&host=https://cramg.conecta.com.vc ;
- E-mail: [email protected] .

Conselho Regional de Administração de Minas Gerais

Consideração final do consumidor

10/03/2026 às 11:24

Top

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

10

Consideração final da empresa

10/03/2026 às 11:34

Olá JOSE PAULO FERREIRA DIAS,

Agradecemos sua avaliação, nosso objetivo é sempre a satisfação dos nossos registrados.

Conselho Regional de Administração de Minas Gerais.