Insatisfação com CRA-RJ: Demora Injustificada no Ressarcimento de Valores Pagos Indevidamente e Prejuízo no Pagamento Antecipado da Anuidade

Resolvido
Angra dos Reis - RJ
28/04/2026 às 11:01
ID: 247157791
Venho por meio desta manifestar minha profunda insatisfação com o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ) devido à injustificada demora no ressarcimento de valores pagos indevidamente.
Possuo uma licença de registro profissional deferida e assinada pelo Presidente Wagner Siqueira em 03 de janeiro de 2024, válida para os exercícios de 2024 e 2025. No entanto, realizei o pagamento da anuidade de 2024 e, desde então, tento reaver esse valor de forma amigável e administrativa, sem sucesso.
Cronologia do descaso:
05/03/2026: Enviei e-mails formais solicitando o ressarcimento.
Ouvidoria: Registrei a solicitação via autoatendimento (Ouvidoria n *****).
25/03/2026: Recebi um e-mail solicitando meus dados bancários para o depósito. Respondi prontamente no mesmo dia, fornecendo todas as informações necessárias.
Contatos Telefônicos: Em diversas ligações, os atendentes informam apenas que "a solicitação de pagamento já foi enviada", mas o valor nunca é creditado em minha conta e não recebo nenhum comprovante ou previsão real.
O mais grave é que essa retenção do meu dinheiro está me gerando um prejuízo direto no exercício atual. Eu pretendo utilizar esse ressarcimento para quitar a anuidade de 2026, porém, devido à morosidade e à falta de resposta efetiva do CRA-RJ, já perdi o prazo para usufruir dos descontos de pagamento antecipado.
É inaceitável que um órgão que deveria zelar pela administração e eficiência trate o profissional registrado com tamanha desídia. Solicito o depósito seja efetuado imediatamente, visto que o direito ao ressarcimento é incontroverso e já foi reconhecido pelo próprio conselho em comunicações anteriores.
Compartilhe
Resposta da empresa
28/04/2026 às 11:15
Prezado Rodrigo, primeiramente pedios desculpas pelo transtorno, encaminhamos sua solicitação para o Chefe do Setor de Cobrança para atendimento.
Réplica do consumidor
28/04/2026 às 11:32
Obrigado, aguardo o retorno.
Réplica da empresa
28/04/2026 às 11:52
Prezado Adm. Rodrigo, o Chefe do Setor de Cobrança nos informou que o seu ressarcimento foi efetuado no dia 14/4/2026, estamos enviando para o seu e-mail o comprovante de depósito.
Réplica do consumidor
28/04/2026 às 12:09
Bom dia, a agencia no comprovante está errada, eu informei que a agencia da caixa é ***** e agencia informada no comprovante é ***** o valor provavelmente voltou para a conta do CRA-RJ.
Réplica da empresa
28/04/2026 às 12:17
Prezado Adm. Rodrigo, vamos repassar essa informação para o Chefe do Setor de Cobrança.
Consideração final do consumidor
28/04/2026 às 16:09
Problema prontamente resolvido.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
10