Reclamação sobre o prazo exíguo para isenção de taxa de inscrição em concurso público do Instituto Quadrix e CREFONO 1

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

26/12/2025 às 11:43

ID: 235871537

Venho registrar minha indignação e formalizar uma reclamação contra o Instituto Quadrix e o CREFONO 1 a respeito do cronograma do concurso público recém-publicado.


O edital estabelece o prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição para os dias 22 e 23 de dezembro de 2025. Gostaria de ressaltar o quão absurda e inacreditável é essa decisão por três motivos principais:


Prazo Exíguo: Disponibilizar apenas 48 horas (2 dias) para um procedimento que exige coleta de documentos e comprovantes é insuficiente e dificulta o acesso de candidatos de baixa renda.


Período de Festas: Marcar esse prazo exatamente na antevéspera de Natal demonstra falta de sensibilidade e planejamento. É um período em que o funcionamento de órgãos públicos é reduzido e muitos candidatos estão em deslocamento.


Barreira Social: Ao colocar um prazo tão curto em uma data festiva, a banca e o conselho criam uma barreira invisível para quem mais precisa do benefício da isenção, ferindo o princípio da ampla competitividade e da razoabilidade que devem reger os concursos públicos.


Exijo, como cidadão e candidato, a retificação imediata do edital para prorrogar o prazo de isenção por, no mínimo, mais 3 dias úteis em um período que não coincida com feriados nacionais. O acesso ao serviço público não deve ser dificultado por estratégias de calendário que prejudicam o hipossuficiente.


Fico no aguardo de uma solução urgente, dado que o prazo mencionado já está batendo à porta.

Estou fazendo essa reclamação por causa de meus filhos que tinham grande interesse em ter isenção da Taxa de inscrição para o concurso.

Compartilhe