Problemas para restituição após cancelamento de consórcio

Em réplica
Porto Alegre - RS
23/07/2023 às 18:41
ID: 168750865
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesBoa tarde.
Em janeiro/*******, eu contratei um consórcio como garantia de um empréstimo quando a gerente disse que, se eu tivesse interesse, poderia cancelar a partir de maio/******* e vender a cota para o banco para restituir os valores pagos. Acabei fazendo esse cancelamento em 30/05/23. Atè hoje, quando vou na parte de consórcios no app, esse meu consórcio aparece como cancelado, mas a situação da cobrança aparece como "em atraso". Quando vou em restituição de valores no app, aparece um valor R$0,00 com data de encerramento como "01/01/*******". Falei com o novo gerente da minha conta, que disse que a verificação dessa situação teria que ser pelos canais de contato de consorcio, pois eles não tem acesso às informações de consórcio. Pelo https://*******, não aparece opção para restituição de valores. Quando tento acessar pelo consorcios.bradesco/portaldedocumentos, dá a mensagem "No momento, a venda de cota cancelada não está disponível pra você." e informa que devo ligar no ************** para maiores informações. Quando ligo no ************** e digito as informações de grupo e cota, dá a mensagem "dados inválidos".
Qual o procedimento que tenho que fazer para restituir o valor pago?
Como aparece em atraso se está cancelado?
Att,
Compartilhe
Resposta da empresa
25/07/2023 às 09:48
Olá Filipi !
Tentamos contato no telefone *************64, mas não obtivemos êxito. Dessa forma encaminhamos e-mail para o endereço cadastrado no site do Reclame AQUI.
Informamos que a cota foi cancelada em 30/05/*******, e a cobrança bloqueada automaticamente. Solicitamos que desconsidere a informação de atraso.
Esclarecemos que o Grupo de Consórcio do qual participa está sob a vigência da Lei 11.*******/08 e da Circular nº *******/09 emitida pelo Banco Central do Brasil.
Neste caso, os consorciados excluídos, seja por desistência declarada ou por inadimplência, receberão os percentuais pagos, quando ocorrer à contemplação da cota por sorteio, o qual é realizado mensalmente.
É importante esclarecer que a contemplação, por sorteio de um consorciado ativo e um consorciado excluído dependerá da disponibilidade de recursos financeiros existentes no Grupo de Consórcio, sendo que, o Crédito Parcial será pago. mediante a aplicação de todas as deduções previstas no Regulamento.
Caso a contemplação não ocorra, a devolução ocorrerá no prazo de 60 dias após a realização da última Assembleia Geral Ordinária (AGO) do grupo.
Salientamos que a falta de pagamento e a desistência declarada caracterizam infração contratual pelo descumprimento da obrigação de contribuir para a integral consecução dos objetivos do Grupo de Consórcio. Em consequência, o Consorciado excluído, ficará sujeito a pagar a multa compensatória ao Grupo de Consórcio, bem como a pagar uma importância a Bradesco Consórcios a título de clausula penal compensatória, quais sejam, 13% do valor do crédito a que fizer jus.
Os valores cobrados referentes ao fundo de reserva, taxa de administração e seguro de vida não são restituídos. A restituição é calculada sobre o fundo comum pago.
É possível acompanhar os sorteios através do canal do consorciado https://*******), para correntistas Bradesco a informação também fica disponível no APP Bradesco e no internet banking na opção consórcio.
No momento não há proposta da administradora para a compra da cota.
Agradecemos seu contato o qual contribui para a melhoria dos nossos produtos e serviços.
Atenciosamente,
Adriana
Bradesco Adm. de Consórcios
Qualquer dúvida, contate um de nossos canais de atendimento:
Internet - https://*******, opção Atendimento - SAC/Ouvidoria
Central de Consórcio: ************** / *******.*******.*******
Atendimento das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
SAC Consórcio - ******* ******* *******
Deficiente Auditivo ou de Fala - ******* ******* *******
Ouvidoria - ******* ******* *******
Atendimento das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
Consulte os demais telefones no site https://******* ou nas Agências Bradesco.
Réplica do consumidor
18/08/2023 às 15:30
Boa tarde.
Então a informação passada quando fiz a contratação, de que eu poderia vender a cota para o banco não é correta?
Att,
Filipi