Consorcio: Cobrança indevida, dificuldade de cancelamento e demora no estorno do valor pago.

Respondida
Três Corações - MG
28/07/2026 às 11:44
ID: 254628619
Ao aderir ao consorcio foi afirmado que seria contemplada imediatamente tenho provas das conversas e mensagens que seria contemplada em pouquíssimo tempo e isso não aconteceu e ao iniciar ao consorcio fiz todas as perguntas necessárias, como era , como funcionava , se poderia cancelar a qualquer momento , me disseram que sim, mas não informaram a burocracia que é para cancelar que teria taxa administrativa que seria descontada e que teria que esperar um tempo infinito para ser sorteada no cancelamento ou esperar o fim do consorcio que é anos para receber o valor já pago. No começo estava tranquilo pois não estava com pressa para ser contemplada , mas ai os planos mudam de uma hora para outra precisei cancelar o consorcio por motivos particulares no qual não iria conseguir mais pagar pelo consorcio. Para cancelar já foi uma tremenda dificuldade fiquei 4 meses entrando em contato para conseguir fazer o cancelamento pois falavam que estava cancelado e no mês seguinte recebia cobrança referente a parcela não paga. E já fez um ano esperando O estorno do meu valor pago e nada , e diante da instrução do meu advogado não tenho porque esperar esse tempo todo para receber e eles tem direito sim por descontar um pequeno valor de taxa , mas diante do meu consentimento e não descontar taxas absurdas. Pois se não resolverem isso o quanto antes vou entrar com meus direitos.
Compartilhe
Resposta da empresa
04/08/2026 às 14:23
Prezada Sra. Vanessa,
Lamentamos que sua experiência não tenha atendido às suas expectativas e pedimos desculpas pelos transtornos relatados.
Conforme contato realizado, tivemos a oportunidade de esclarecer todos os pontos apresentados em sua manifestação.
Reforçamos que a contemplação em grupos de consórcio ocorre exclusivamente conforme as regras previstas na Lei n 11.795/2008 e no Regulamento do Grupo, por meio de sorteio ou lance vencedor, não sendo possível à administradora garantir contemplação em prazo determinado.
Em relação ao cancelamento da cota, esclarecemos que o procedimento, bem como seus efeitos, seguem as disposições contratuais aceitas no momento da adesão. Após o cancelamento, a restituição dos valores pagos ocorre na forma prevista no contrato e na legislação aplicável, mediante contemplação da cota cancelada por sorteio nas assembleias de exclusão ou, caso isso não ocorra, ao encerramento do grupo, observadas as deduções contratuais cabíveis.
Informamos ainda que não identificamos qualquer pendência relacionada ao cancelamento da cota, o qual foi processado conforme os procedimentos internos da administradora.
Permanecemos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais por meio dos nossos canais oficiais de atendimento.
-Telefone: 16 2103-3535 e 4004 5056;
-WhatsApp: 16 2103-3535;
-E-mail: [email protected];
Atenciosamente,
Layane Barbosa
Consórcio Kawasaki