Consórcio Embracon

Respondida
Jequié - BA
12/05/2026 às 11:23
ID: 248266321
Tenho uma cota não contemplada
Uma vez fiz reclamação no Bacen
E após conversas resolvi continuar com a cota
Desde lá venho ofertando lance e a última assembleia mês *****
Ofertei 1 lance de 50% e fiquei no lance reserva
O que descobrir é que outros reservas deram 50% mais eles ficaram a minha frente porque a carta deles é de menor valor
Sendo que ele ofertou 50% sendo menor valor no caso eu teria ofertado mesma porcentagem mais valor maior
Isso é injusto
Uma pessoa de ***** ofertar 50%
Outra de ***** ofertar 50%
E concorrer igual e a carta menor ter prioridade
Sendo assim chamaram a reserva de valor menor e contemplou
Compartilhe
Resposta da empresa
25/05/2026 às 16:51
Olá, Sr. Ednaldo,
Agradecemos por compartilhar seu relato conosco e compreendemos a importância do seu questionamento.
Sabemos que a contemplação da cota é o momento mais esperado, pois é através da contemplação que o consorciado terá a oportunidade de receber o crédito para compra do bem no segmento contrato. Assim, a Administradora realiza as contemplações nas assembleias mensais.
Como o grupo depende da contribuição mensal de cada integrante do grupo para realizar as contemplações nas assembleias mensais, a quantidade de cotas contempladas estará limitada ao saldo arrecadado em cada assembleia. Por este motivo, para que todos os integrantes tenham as mesmas oportunidades de contemplações nas assembleias, a apuração do sorteio e lance seguirão rigorosamente as regras previstas no regulamento contratual em conformidade com a Lei nº 11.795/2008.
No caso da assembleia realizada em 27/04/2026, identificamos que o senhor ofertou lance livre de 50,0000%. Entretanto, as cotas contempladas naquela ocasião apresentaram percentuais superiores, motivo pelo qual sua cota permaneceu em reserva, conforme a ordem de classificação.
Também verificamos que, em nossos atendimentos posteriores, foram prestados os devidos esclarecimentos sobre:
o critério de contemplação por lance livre;
a possibilidade de chamada da reserva;
o prazo para pagamento dos lances contemplados;
e a necessidade de nova oferta em assembleias futuras, caso o consorciado deseje participar novamente.
Reforçamos que, após a análise realizada, não identificamos irregularidade no procedimento de contemplação da assembleia de abril de 2026. Todas as contemplações seguiram os critérios estabelecidos em regulamento, garantindo igualdade de oportunidade entre os participantes.
Atenciosamente
Equipe Consórcio Renault / RCI