Cobrança indevida após cessão de dívida e falta de transparência sobre débitos anteriores

Respondida
Uberlândia - MG
13/03/2026 às 22:29
ID: 243239049
Prezados, boa noite!
Eu tomei conhecimento da cessão da LEVE para a SIMPLIFICA em 28/07/2025, conforme e-mail recebido na referida data. Em razão disso, assinei o termo de cessão em 31/08/2025.
Contudo, em nenhum momento me foi esclarecido de forma transparente acerca da existência de eventuais pendências financeiras junto à LEVE, tampouco foi informado que a SIMPLIFICA teria realizado fornecimento de energia em período anterior à assinatura do referido termo de cessão.
Inclusive, conforme se verifica nos registros de comunicação, mantive contato com a LEVE em 21/07/2025, ocasião em que me foi encaminhada fatura com vencimento em 05/08/2025, a qual, ao que tudo indica, correspondia ao fornecimento de energia da competência de julho de 2025.
O valor enviado para pagamento se aproxima do extrato da CEMIG no que se refere à compensação de energia elétrica (conforme extrato da CEMIG). Assim, entende-se que o fornecimento de energia elétrica referente à referida competência foi devidamente quitado junto à LEVE.
Ainda que eu tenha recebido posteriormente outro e-mail referente à fatura indicando competencia de julho/25, já havia realizado pagamento anterior, o que naturalmente me levou a acreditar que a situação referente à competência de julho de 2025 estava regularizada.
Entretanto, fui surpreendida apenas em março de 2026 com cobrança acompanhada de ameaça de negativação, situação absolutamente inesperada e constrangedora.
Ressalto que possuo 30 anos e sempre mantive meu nome e crédito absolutamente ilibados, razão pela qual não aceito, de forma alguma, ser indevidamente tratada como inadimplente, especialmente diante da ausência de transparência quanto à existência de qualquer débito.
Destaco ainda que mantive diversos contatos com a SIMPLIFICA ao longo dos últimos meses, e em nenhum desses atendimentos foi mencionada a existência de qualquer pendência financeira, o que demonstra falha na comunicação e na gestão da cobrança, permitindo que a situação chegasse a este momento vexatório.
Diante do exposto, solicito com URGÊNCIA o boleto atualizado, visto que diante do meu cargo Bancária e Advogada, não posso ter restrições.
Ainda, solicito:
1 - Relatório completo do fornecimento de energia referente à minha unidade consumidora, indicando desde quando a SIMPLIFICA passou a realizar o fornecimento;
2 - Histórico detalhado de faturamento, com indicação de todas as competências, valores cobrados, pagamentos registrados e eventual saldo em aberto;
3 - Relação exata de eventuais valores ou saldo que tenham sido cedidos pela LEVE à SIMPLIFICA, com a respectiva comprovação documental da cessão;
4 - Qual a origem efetiva do débito.
(TODAS EVIDÊNCIAS ENVIADAS NO WHATSAPP E EMAIL DA SIMPLIFICA)
Compartilhe
Resposta da empresa
16/03/2026 às 09:40
Olá, tudo bem?
Agradecemos por compartilhar sua experiência conosco. Entendemos a importância do seu relato e queremos reforçar que a Simplifica Energia está comprometida em oferecer clareza, transparência e soluções rápidas para nossos clientes.
Nossa equipe já está acompanhando sua solicitação e já entrou em contato pelos nossos canais oficiais de atendimento para auxiliá-lo na resolução do seu caso.
Estamos à disposição para esclarecer todas as dúvidas e resolver a situação da melhor forma possível.
Conte com a gente,
Equipe Simplifica Energia