Cobrança indevida de saldo de injeção após cancelamento de contrato de geração compartilhada

Resolvido
Maringá - PR
01/06/2026 às 10:30
ID: 250212203
Em *****, solicitei o cancelamento definitivo do meu contrato de geração compartilhada com o consórcio Simplifica Energia. Adicionalmente, mudei-me de residência e realizei o encerramento formal da Unidade Consumidora (UC) antiga junto à distribuidora Copel, enviando o comprovante de encerramento para a empresa. Na minha nova residência, já possuo sistema próprio de microgeração fotovoltaica (placas solares).A Simplifica Energia insiste em me cobrar, em dinheiro, um suposto "saldo de injeção" referente ao período de *****. Recuso formalmente este saldo e esta cobrança monetária. Conforme o Artigo 655-M da Resolução Normativa n 1.000/2021 da ANEEL, quando ocorre o encerramento de uma UC na distribuidora, os créditos remanescentes de energia devem ser obrigatoriamente geridos e realocados pelo consórcio para outros beneficiários ativos de sua carteira.Como a conta da Copel foi encerrada, não houve e nem haverá qualquer proveito econômico ou consumo dessa energia da minha parte. Exigir pagamento em dinheiro por créditos virtuais que não utilizei configura prática abusiva e enriquecimento sem causa, violando os Artigos 39 e 42 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Compartilhe
Resposta da empresa
09/06/2026 às 18:14
Olá!
Informamos que o caso foi analisado e tratado por nossa equipe de atendimento, sendo as devidas orientações e esclarecimentos prestados diretamente pelos nossos canais oficiais.
Ficamos satisfeitos por termos conseguido solucionar a situação apresentada.
Caso surja qualquer nova dúvida ou necessidade, permanecemos à disposição em nossos canais de atendimento.
Atenciosamente,
Equipe Simplifica Energia
Consideração final do consumidor
23/06/2026 às 16:29
o setor responsavel entrou em contato e resolveu o problema.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
10