Recomendação de Não Adesão: Perda Capitalizada e Retenção de Valores

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Ribeirão Preto - SP

11/09/2026 às 11:32

ID: 258784307

Não recomendo este consórcio. Antes de finalizar a adesão, solicitei o contrato ao vendedor, mas ele não me enviou. Mesmo assim, segui com a contratação. Tempo depois, precisei cancelar o plano por motivos financeiros e fui surpreendido por cláusulas abusivas que me omitiram no momento da venda. O ponto mais crítico é a retenção integral da Taxa de Administração (incluindo a antecipação) somada às multas rescisórias, o que faz com que você perca grande parte ou até a totalidade do dinheiro investido em caso de cancelamento. Agora entendo o motivo de não terem me fornecido o documento antes. Fiquem espertos!

Motivos Críticos para Não Assinar:

1 Perda Total da Taxa de Administração e de sua Antecipação
Conforme as Cláusulas 10 e 41, o valor desembolsado a título de taxa de administração e antecipação não entra no cálculo da devolução.

Na prática, o contrato antecipa a cobrança do custo do serviço e o retém de forma irrevogável. Se você optar pelo cancelamento logo nos primeiros meses ou anos, grande parte das parcelas pagas terá servido unicamente para cobrir essa taxa e sua antecipação e todo esse montante será retido pela administradora, sem reembolso.

2 Efeito Cumulativo: Perda da Taxa + Multa de até 30%
A retenção da taxa de administração e do fundo de reserva não é a única sanção. O contrato ainda incide uma penalidade rescisória de até 30% sobre o fundo comum (10% por prejuízos ao grupo + 20% por prejuízos à administradora).

Resultado prático: Ao somar a perda da Taxa de Administração Antecipada, seguros, fundo de reserva e as multas contratuais, a restituição sobre o valor total pago por você torna-se insignificante.

3 Bloqueio e Desvalorização do Capital Restante
O valor residual (após todos os descontos abusivos) não é devolvido imediatamente. Ele fica retido até o sorteio da cota como cancelada ou até o encerramento do grupo.

Trata-se de manter o seu dinheiro retido por até uma década sem liquidez e sob severa depreciação.

Conclusão
Este contrato transfere todo o risco financeiro da operação para o consorciado. A cobrança e a retenção integral da taxa de administração antecipada garantem o lucro da administradora mesmo se você cancelar o plano precocemente, enquanto você arca com a perda quase total dos valores investidos nas parcelas iniciais

Compartilhe

Resposta da empresa

15/09/2026 às 14:18

Olá, Wesley.

Agradecemos por entrar em contato conosco e entendemos a importância de ter clareza sobre todas as condições da contratação, especialmente em um momento de reorganização financeira.

Informamos que o consórcio é uma modalidade de autofinanciamento coletivo, na qual o cliente integra um grupo para planejar a conquista de um bem ou serviço. Entre seus benefícios estão a organização financeira e a ausência de juros.

Entendemos que imprevistos financeiros podem acontecer. Conforme o senhor mencionou em seu relato, o cancelamento não é vantajoso, pois as regras seguem a legislação aplicável ao sistema de consórcios e as condições previstas em contrato. O cancelamento desobriga o consorciado do pagamento das parcelas futuras, mas não gera devolução imediata dos valores pagos.

A cota cancelada continua concorrendo nas assembleias mensais, na modalidade de cotas canceladas. Se contemplada por sorteio, o cliente terá direito à devolução dos valores destinados ao fundo comum, devidamente atualizados e com as deduções contratuais aplicáveis. Caso não ocorra a contemplação durante a vigência do grupo, a devolução será realizada no encerramento do grupo.

Conforme a Lei nº 11.795/2008, especialmente o art. 30, a restituição é referente aos valores pagos ao fundo comum, calculados com base no percentual amortizado do valor do bem ou serviço vigente na data da assembleia de contemplação, acrescidos dos rendimentos financeiros previstos. Os valores pagos a título de taxa de administração, fundo de reserva e seguros, quando contratados, não compõem a devolução, além da aplicação da cláusula penal prevista contratualmente.

Sendo assim, entrei em contato com o senhor para esclarecer todas as informações sobre sua cota, perfil do grupo, assembleias e regras de contemplação. Também falei sobre as opções para ajudá-lo a manter a cota ativa, como a redução do crédito, a fim de reduzir o valor da parcela devido ao cenário relatado, e a alternativa de transferência da cota para uma pessoa de sua confiança. Nessa opção, é possível negociar diretamente com a pessoa interessada os valores já pagos, observando sempre os procedimentos e critérios necessários para a transferência.

Mas, conforme solicitado em ligação, sua cota foi cancelada. Ainda assim, saiba que existe a possibilidade de reativação da cota. Caso futuramente deseje retomar seu consórcio, por gentileza entre em contato conosco para verificarmos a proposta conforme as condições aplicáveis.

Em caso de dúvidas, permanecemos à disposição pelos nossos canais oficiais de atendimento. Será um prazer ajudar.

Atenciosamente,
Rutne S. | Equipe Consórcio Volkswagen