Cobrança e divisão indevida de carta de crédito em consórcio

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

São Domingos do Araguaia - PA

19/04/2026 às 14:17

ID: 246446335

Entendi que para receber os valores de uma carta de crédito cancelada, é nescessário ser contemplado ou aguarda o final do plano. Porém, não entendi porque o valor que eu aportei foi está dividido em duas cartas de crédito.. Fui [Editado pelo Reclame Aqui]. Eu comprei um carta, apenas uma! Ou achei que fosse, até cocegui contato com a empresa depois de ter cancelado o plano. Preciso da transparência da empresa e do representante da empresa que me vendeu o consórcio, para esclarecermos e resolvemos essa situação.

Compartilhe

Resposta da empresa

22/04/2026 às 15:34

Olá, Sr. Júlio, tudo bem?

A Zema Consórcio agradece o seu contato e a oportunidade de prestar novos esclarecimentos.

Conforme já informado em atendimentos anteriores, inclusive por meio da Ouvidoria, sua solicitação foi devidamente analisada, não tendo sido identificada qualquer irregularidade por parte da administradora. Ressaltamos que, no momento da adesão, foram prestadas todas as informações acerca das regras do consórcio, sendo confirmada a sua ciência e concordância para participação no grupo.

Esclarecemos, novamente, que o prazo para contemplação não é garantido, ocorrendo exclusivamente por meio de sorteio ou lance nas assembleias mensais, conforme previsto contratualmente.

Em relação ao cancelamento da cota, reforçamos que o Sr. já foi devidamente orientado quanto ao processo de devolução dos valores. Sua cota encontra-se em processo de restituição, a qual ocorrerá mediante contemplação da cota cancelada nas assembleias (sorteio dos desistentes) ou, alternativamente, ao final do grupo, conforme regras contratuais e regulamentação vigente.

Informamos, ainda, que o Sr. será devidamente notificado pela administradora quando ocorrer a contemplação para devolução dos valores, sendo essencial manter seus dados cadastrais atualizados para garantir o correto recebimento das comunicações.

Adicionalmente, pensando em clientes que não desejam aguardar o prazo de restituição previsto em contrato, a administradora firmou parceria com a Bom Consórcio, empresa que realiza a aquisição de cotas canceladas. Caso tenha interesse, é possível obter mais informações e simular uma proposta por meio do site: https://www.bomconsorcio.com.br/

Para qualquer acompanhamento ou esclarecimento adicional, permanecem disponíveis nossos canais de atendimento:

Central de Relacionamento: 0800 095 6702
Site: www.consorciozema.zema.com.br

Permanecemos à disposição para auxiliá-lo sempre que necessário. :)

Atenciosamente,
Daniella Rezende
Zema Consórcio

Consideração final do consumidor

24/04/2026 às 11:33

A empresa esclareceu o que o representante ***** prete não teve profissionalismo para fazer!

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

7