Consórcio não contemplado, cobrança antecipada e bloqueio de acesso após reclamação

Em réplica
Contagem - MG
09/06/2026 às 14:00
ID: 250917527
Fizemos um consórcio em dezembro de 2025 e acordamos que a primeira parcela do consórcio chegaria em junho pelo tempo de Carência deles, e que seríamos contemplados até junho de 2026. Fizemos o pagamento da entrada para eles,
Porém já chegou a primeira parcela e não recebemos nada, nem o dinheiro e nem o imóvel.
Quando fomos reclamar com eles nosso acesso ao APP foi bloqueado e eles só enrolam agente até a casa que fomos visitar o anúncio dela sumiu também.
Compartilhe
Resposta da empresa
11/06/2026 às 12:07
Prezado Sr. Hebert,
Agradecemos seu contato e a oportunidade de prestar os esclarecimentos necessários acerca da manifestação apresentada.
Após a realização das verificações cabíveis em nossos sistemas, não foi identificada qualquer cota de consórcio ou vínculo contratual associado aos dados informados nesta reclamação.
Diante dessa circunstância, realizamos contato diretamente com a titular dos dados cadastrais relacionados à demanda, ocasião em que foram prestados os esclarecimentos pertinentes sobre a situação relatada.
Esclarecemos que a Zema Consórcio atua em estrita observância à Lei n 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais LGPD), sendo legalmente obrigada a garantir a confidencialidade, a segurança e a privacidade das informações de seus clientes. Dessa forma, dados relativos à existência de contratos, situação cadastral, pagamentos, valores, contemplações, restituições ou quaisquer outras informações pessoais somente podem ser fornecidos ao respectivo titular ou a representante legal devidamente constituído e identificado.
Adicionalmente, informamos que o Sistema de Consórcios é regulamentado pela Lei n 11.795/2008 (Lei dos Consórcios), bem como pelas disposições contratuais e pelo regulamento de cada grupo. Nos termos da legislação vigente, a contemplação de cotas ocorre exclusivamente por meio de sorteio ou oferta de lance, observadas as regras previamente estabelecidas e aceitas pelo consorciado no momento da adesão.
Reiteramos nosso compromisso com a transparência, a ética nas relações com nossos clientes e o fiel cumprimento da legislação aplicável. Permanecemos à disposição para prestar eventuais esclarecimentos adicionais ao titular dos dados, por meio de nossos canais oficiais de atendimento.
SAC: 0800 276 6600
WhatsApp: (34) 3669-1010
Atenciosamente,
Leidilene Carmo
Equipe de Ouvidoria Zema Administradora de Consórcios
Réplica do consumidor
11/06/2026 às 12:13
Vocês não resolveram nada, vcs ficaram do lado das funcionárias que não cumpriram o acordo