Construal: Falta de Transparência e Atraso na Entrega de Esquadrias de Alto Padrão Comprometendo Cronograma da Obra

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

03/06/2026 às 17:49

ID: 250475911

Título: Construal vende alto padrão, mas entrega falta de transparência e desrespeito com o cliente

Escolhemos a Construal Esquadrias de Alto Padrão justamente porque NÃO buscávamos o menor preço do mercado.

Durante nossa pesquisa, encontramos empresas mais baratas, porém optamos pela Construal pela reputação, tempo de mercado, qualidade dos produtos, obras atendidas e pelo discurso de excelência no atendimento e compromisso com prazo e qualidade.

No início, o atendimento comercial foi bom. Porém, ainda na fase de orçamento, já percebíamos muitos erros e retrabalhos nos documentos enviados. Mesmo assim, seguimos com a contratação acreditando na credibilidade da empresa.

A Construal foi até nossa obra, realizou todas as medições, solicitou ajustes técnicos, que foram prontamente executados pelo nosso empreiteiro, e seguimos conforme orientação da empresa.

De acordo com o contrato, o prazo de entrega das esquadrias, portas, janelas, brises e portões era de 60 dias úteis após a medição final, com vencimento em *****.

Faltando aproximadamente um mês para o prazo final, meu marido começou a entrar em contato com o vendedor responsável, *****, diretor comercial da empresa e irmão do proprietário, apenas para confirmar a programação de entrega e instalação.

A partir daí começou um enorme desgaste.

As respostas eram sempre vagas:
Vou verificar e retorno.
Estou vendo isso.
Te aviso.

Mas os retornos nunca aconteciam.

Meu marido precisou insistir inúmeras vezes buscando uma posição clara da empresa. Faltando apenas UMA semana para o prazo contratual, começamos a procurar respostas com outros contatos da Construal porque ninguém nos dava uma confirmação objetiva.

Somente então recebemos a informação de que a empresa estava com problemas de mão de obra e que nosso pedido atrasaria pelo menos mais 30 dias.

Desculpem, mas isso é inadmissível.

Entendemos perfeitamente que o mercado enfrenta dificuldades de mão de obra. Porém, isso NÃO pode ser tratado como surpresa de última hora para o cliente, principalmente em uma empresa desse porte, com ticket elevado e posicionamento premium.

Esse problema deveria ter sido comunicado com antecedência, com transparência, planejamento e respeito.

O sentimento é de completo abandono após o fechamento do contrato e pagamento integral realizado.

O mais revoltante não é apenas o atraso. É a falta de posicionamento claro, a dificuldade extrema de conseguir respostas e a sensação de que precisamos implorar por uma informação básica: QUAL É A DATA REAL DE ENTREGA?

Nos informaram que a entrega aconteceria até o final da primeira quinzena de junho. Hoje é ***** e seguimos sem qualquer confirmação concreta de data.

Estamos com obra em andamento, cronograma comprometido, outros fornecedores impactados e custos adicionais sendo gerados pela falta de organização e transparência da empresa.

Estamos recorrendo ao Reclame Aqui porque chegamos ao limite do desgaste tentando resolver isso diretamente com a Construal.

Não estamos pedindo nada além do cumprimento do contrato assinado.

Queremos apenas respeito, transparência, uma posição clara e sermos tratados com a dignidade que qualquer consumidor merece.

Compartilhe

Resposta da empresa

04/06/2026 às 08:40

Olá, Gabriela.

Agradecemos seu contato.

Realizamos uma análise em nossos registros e, até o momento, não identificamos nenhum contrato, pedido ou atendimento vinculado aos dados informados nesta reclamação.

Para que possamos verificar com mais profundidade, solicitamos, por gentileza, que informe o número do contrato, endereço completo da obra ou qualquer outro dado que permita localizar o atendimento mencionado.

Nosso compromisso é analisar toda solicitação de forma transparente e responsável. Permanecemos à disposição pelos nossos canais oficiais de atendimento.

Atenciosamente,

Equipe Construal

Réplica do consumidor

04/06/2026 às 11:14

O contrato da obra está no nome do meu marido, Estevam Alberto de Souza. O telefone informado nesta reclamação é o mesmo número cadastrado e utilizado durante todo o atendimento com a Construal.

Para facilitar a localização do contrato e do histórico do atendimento, a obra fica na Rua Barão de São Gabriel, em São Paulo.

Com essas informações, acredito que a Construal consiga localizar facilmente o atendimento e finalmente nos dar um retorno digno, transparente e objetivo.

Além desta reclamação no Reclame Aqui, ontem também foi enviado um e-mail detalhando todo o histórico da situação, com diversos contatos da Construal em cópia e solicitação de retorno imediato. Esse e-mail, até o momento, não foi respondido.

Inclusive, chama atenção a rapidez para responder uma reclamação pública enquanto seguimos sem retorno nos canais diretos da empresa, mesmo após semanas de tentativas de alinhamento.

Tudo o que relatei anteriormente permanece.

O maior problema não é apenas o atraso. É a falta de transparência, a ausência de respostas claras e o desgaste causado pelo desprezo com que o caso vem sendo conduzido após o pagamento integral realizado.

Seguimos aguardando aquilo que tentamos obter há semanas: uma posição verdadeira, transparente e uma data concreta de entrega e instalação.