Cobrança [Editado pelo Reclame Aqui] - Renovação de contrato sem Autorização

Construsite Brasil
Conselheiro Lafaiete - MG
10/02/2024 às 21:13

No ano de 2023 eu paguei a empresa "Construsite Brasil" o valor de R$ 649,90 referente ao desenvolvimento de um site. Paguei mais R$ 1.198,80 referente a um ano de hospedagem do site ( R$ 99,90 por mês). Paguei a vista o valor de R$ 1.848,70.
Não reclamo pelo valor pago, pois foi o serviço que contratei, apesar de NÃO TER UTILIZADO o site! Não mexemos em absolutamente nada!
Arquei com o "prejuizo" de um investimento de R$ 1.848,70 que não me serviu para nada.
Até aí tudo bem, porém tive a triste surpresa de receber nesta ultima quarta-feira (07/02/2024) uma nova cobrança, no valor de R$ 941,98 referente uma RENOVAÇÃO AUTOMÁTICA NÃO AUTORIZADA POR MIM, SEM NENHUM TIPO DE COMUNICAÇÃO PRÉVIA!
O contrato foi firmado por um ano de serviço (2023), e em momento algum do contrato havia alguma menção de renovação automática!
Nosso ultimo contato com a empresa foi em abril de 2023, depois disso não recebi nenhuma comunicação deles sobre absolutamente nada, somente esse boleto informando do débito de um serviço que foi renovado sem minha autorização.
A empresa percebeu que não utilizamos o site, nem as ferramentas, mesmo assim o único contato foi agora para cobrar essa renovação [Editado pelo Reclame Aqui]?!
Entrei em contato com o setor financeiro da empresa explicando que o contrato era de 12 meses, e que não autorizei em momento algum uma renovação, tanto que nem utilizei durante os 12 meses.
Mediante minha contestação, ME MANDARAM OUTRO BOLETO DE R$ 80,90 "referente ao tempo de utilização, antes do cancelamento" de um serviço que não autorizei e muito menos autorizei a renovação.
Tentei conversar amigavelmente, porém estão relutantes nessa renovação automática sem minha autorização! Falta de respeito com o cliente!

14/02/2024 às 16:59

Olá Pablo tudo bem? Em primeiro lugar, lamentamos pelo ocorrido. Não é nosso intuito fazer nenhuma cobrança [Editado pelo Reclame Aqui].

À respeito do seu contrato, gostaríamos de esclarecer alguns pontos:

1) Como trabalhamos com hospedagem de sites e e-mails, não podemos desativar nenhuma conta sem um pedido expresso do seu titular. Isso é feito pra garantir a segurança e continuidade dos seus dados e evitar deixar você offline tendo eventual prejuízo com clientes. Isso está previsto no contrato, como poderá ver a seguir.

2) Qualquer serviço de consumo continuado por assinatura funciona dessa mesma forma, só cancela mediante solicitação: tv a cabo, internet, telefone, streaming, entre outros. Isso está previsto no seu contrato.

3) Em todo caso, a renovação não é obrigatória, portanto você solicitou seu cancelamento e nós prontamente cancelamos a renovação bem como sua respectiva cobrança. Não há nenhum problema nessa solicitação, também prevista no contrato.

4) Sobre a alegação que nós vimos que você não estava usando, infelizmente não temos como acompanhar o uso individual de cada projeto. Os boletos são gerados e enviados de forma automática.

5) Sobre não constar no contrato, devemos infelizmente discordar. Nós seguimos estritamente o que está no contrato que você assinou, como pode ver nas cláusulas a seguir:

3.2 Após um ano da entrega do site, independente se a CONTRATANTE decida colocá-lo no ar ou deixá-lo em link provisório,
será cobrado uma taxa mensal [...] No caso de plano anual, a renovação continuará sendo em plano anual, a menos que o CONTRATANTE solicite a mudança para plano mensal.

6.6 Este contrato possui validade por período indeterminado

6.7 O cancelamento deve ser solicitado pelo CONTRATANTE sempre pelo e-mail cancelamento@construsitebrasil.com.br, e jamais
ocorrerá de forma automática, ainda que o CONTRATANTE pare de usar os serviços.

Dessa forma, o boleto que foi gerado foi o residual do tempo em que sua conta ficou ativa sem que recebêssemos solicitação de cancelamento. Enviamos o primeiro de 8 e-mails no 10/01 mas o pedido de cancelamento só veio em 06/02. Ressaltamos que seu pedido foi atendido prontamente.

Por fim, gostaríamos de encerrar nossa relação de forma amigável e portanto essa cobrança residual também já foi cancelada, não restando débito entre as partes.

Seguimos ao seu dispor pra quaisquer dúvidas ou esclarecimentos restantes.

Abraço e desejamos sucesso em sua nova jornada na web.

Equipe Construsite Brasil

Está com problemas com Construsite Brasil?