Cobrança indevida por reincidência de defeito em imóvel com reparo prévio

Em réplica
Canoas - RS
09/03/2026 às 16:38
ID: 242758841
Sou proprietária de um apartamento da Construtora Belmais e estou enfrentando um problema recorrente no imóvel.
Recentemente abri o chamado n ***** para avaliação de uma parede que já havia sido reparada anteriormente pela própria construtora. O problema voltou a ocorrer no mesmo local, com estufamento da parede, formação de bolhas e queda da tinta e da massa corrida.
Ou seja, não se trata de um problema novo, mas da reincidência de um defeito em área que já havia sido objeto de atendimento do pós-obra.
Durante a visita técnica, foi registrado apenas que a infiltração provavelmente teria origem externa, supostamente relacionada a modificações no garden. No entanto, não foi apresentado qualquer laudo técnico ou comprovação conclusiva dessa afirmação.
Mesmo assim, a construtora encaminhou a cobrança de uma taxa de atendimento no valor de R$150,00, alegando que o problema não seria de responsabilidade da empresa.
Considero essa cobrança indevida, pois o chamado foi aberto justamente para avaliar um reparo anterior que aparentemente não resolveu o problema. Não é razoável que o consumidor tenha que pagar para que a construtora avalie um defeito que reapareceu em local já atendido por ela.
Diante disso, solicito o cancelamento da cobrança da taxa de atendimento e uma avaliação adequada da situação, com a devida apuração da causa do problema.
Caso contrário, terei que buscar outras medidas junto aos órgãos de defesa do consumidor.
Compartilhe
Resposta da empresa
10/03/2026 às 09:12
Prezada Thauany,
Em relação à sua solicitação, conforme já informado em seu chamado, foi identificado durante as vistorias que houve a instalação de fechamento em pele de vidro na sacada de sua unidade. No entanto, constatou-se que as vedações junto à alvenaria não foram devidamente executadas pelo prestador responsável pela instalação.
Verificou-se que os pontos de infiltração estão ocorrendo justamente nessas interfaces onde não houve a vedação adequada. Todas as avaliações realizadas pela construtora foram devidamente registradas por meio de fotos e vídeos, incluindo os pontos executados originalmente pela construtora.
Dessa forma, não há necessidade de emissão de laudo adicional, uma vez que as evidências coletadas durante as vistorias já demonstram a origem da infiltração.
Neste caso específico, orientamos que seja acionado o prestador responsável pela instalação do fechamento em vidro, a fim de realizar a devida regularização do serviço item a qual não é pertinente a construtora.
Permanecemos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos que se façam necessários em nossos canais oficiais.
Réplica do consumidor
08/05/2026 às 14:57
o problema continua sendo da belmais, mas muito dificil lidar com eles! Nao recomendo, comprem de outra construtora!!