Imóvel alugado em condições precárias, cobranças indevidas e transferência ilegal de dívida de água

Respondida
São Paulo - SP
12/09/2025 às 10:49
ID: 226234261
Relato Completo dos Fatos Locação de Imóvel e Irregularidades
Aluguei um imóvel por meio da imobiliária Lopes consult, que foi entregue em condições totalmente inadequadas. No momento da entrada, não havia água nem energia, e mesmo estando grávida de nove meses, precisei resolver essas pendências por conta própria. Logo depois surgiram vazamentos graves e infiltrações que não constavam na vistoria de entrada. O banheiro chegou a apresentar goteiras severas devido à caixa dágua no teto, obrigando-me a usá-lo até mesmo com guarda-chuva.
Comuniquei os problemas à imobiliária e ao proprietário, mas nunca houve providência efetiva. Diante da omissão, fui obrigada a contratar profissionais para realizar reparos básicos e urgentes, gastando mais de R$ 800,00, sendo que apenas R$ 300,00 foram descontados do aluguel. Além disso, o disjuntor encharcava em dias de chuva, colocando minha segurança em risco.
Desde a entrada no imóvel, o quintal e a área de serviço estavam cheios de entulhos de obra, com latas de tinta, canos e blocos de construção abandonados. No momento da entrega das chaves, a imobiliária não registrou qualquer problema, mas uma semana depois passou a alegar sujeira no quintal e porta solta no banheiro, sendo que essas condições já existiam.
Permaneci no imóvel por mais de doze meses, mas devido às condições precárias e à falta de solução por parte da imobiliária, precisei rescindir o contrato por estar com filho pequeno correndo riscos a segurança. Apesar disso, estão cobrando multa rescisória e reparos indevidos, ignorando o fato de que já teve gastos consideráveis com a manutenção de problemas que sempre foram de responsabilidade do proprietário.
Outro ponto grave diz respeito à conta de água. Quando entrei no imóvel, já havia débitos anteriores e a titularidade não estava em nome de ninguém. Para evitar maiores transtornos, foi acordado que os valores referentes ao consumo seriam pagos diretamente nos boletos de aluguel, o que cumpria integralmente e tenho comprovantes. Ainda assim, meses após minha saída, descobri que a imobiliária transferiu a titularidade da conta de água para o nome do meu pai, que apenas constava no contrato para que seu nome fosse vinculado ao seguro fiança com autorização da imobiliária já que o mesmo nunca morou no imóvel, atribuindo-lhe uma dívida de mais de R$ 8.000,00. Esses valores dizem respeito a períodos em que haviam vazamentos na casa em que estava e nas casas da frente, além de abranger contas já pagas durante a locação.
A imobiliária tenta justificar essa conduta com base em cláusula contratual que permitiria a troca de titularidade após determinado prazo. Entretanto, essa justificativa não procede, pois nenhum contrato pode se sobrepor à lei, ainda mais um contrato já vencido. Além disso, já havia acordo expresso de que o pagamento seria realizado pelos boletos de aluguel, o que foi devidamente cumprido. Dessa forma, a transferência da titularidade configura prática abusiva, cobrança indevida e uso ilegal de dados pessoais, em clara violação à LGPD e ao Código de Defesa do Consumidor.
A situação se agrava pelo fato de que o imóvel apresentava compartilhamento de água com a casa da frente, que sofria com diversos vazamentos. Assim, as contas eram sempre emitidas como se fossem uma só, o que aumentava ainda mais os valores cobrados. Esse tipo de ligação irregular é ilegal perante a concessionária e reforça a gravidade do caso.
Em resumo, enfrentei inúmeros problemas desde a entrada no imóvel, arquei com custos que não eram de minha responsabilidade, sofri cobranças indevidas após a rescisão e ainda tive meus dados pessoais e os de meu pai utilizados sem autorização para transferência de dívida astronômica. A conduta da imobiliária foi negligente, abusiva e ilegal do início ao fim, causando prejuízos financeiros e emocionais, além de colocar minha integridade e de minha família em risco durante a locação.
Compartilhe
Resposta da empresa
02/06/2026 às 09:20
Olá, senhora Maria.
Sentimos muito pela sua frustração diante a experiência desta locação.
Reiteramos que todas as tratativas foram realizadas com base no contrato de locação pactuado entre locador e locatário e intermediado por esta administradora, sendo este disponibilizado para conhecimento antes de sua assinatura, bem como o imóvel de interesse foi visitado, dando conhecimento deste.
Atendemos aos pedidos de manutenções e demais solicitações e dúvidas, sempre baseado no contrato pactuado para resguardar a todos e buscando a resolução, mas sentimos não ter correspondido às suas expectativas.
Nossa equipe passa por constantes treinamentos visando melhor atender aos nossos clientes e parceiros!
Lopes Consult