Serasa: Solicitação de Retirada de Débitos Prescritos/Caducados do CPF

Não respondida
Eldorado - MS
07/06/2026 às 21:54
ID: 250743893
Eu, *****, portador do CPF *****, venho por meio desta registrar minha reclamação contra a Serasa, pois constam em meu CPF débitos antigos, com mais de 5 anos, que já se encontram prescritos/caducados para fins de negativação perante a legislação brasileira.
De acordo com o artigo 43, 1, do Código de Defesa do Consumidor, os cadastros de consumidores não podem conter informações negativas referentes a período superior a 5 anos. Sendo assim, solicito a imediata retirada de qualquer apontamento negativo, restrição, pendência ou informação que esteja prejudicando meu nome, meu CPF ou meu score referente a débitos antigos com mais de 5 anos.
Também solicito que a Serasa informe de forma clara quais débitos estão negativando meu CPF, a data de vencimento original de cada dívida, a data de inclusão no cadastro e qual empresa solicitou a inclusão.
Caso os débitos estejam prescritos/caducados para negativação, solicito a exclusão imediata dos registros negativos, sob pena de serem tomadas as medidas cabíveis junto ao Procon, consumidor.gov.br e Justiça, inclusive por eventual dano moral, caso meu nome continue sendo prejudicado indevidamente.
Ressalto que não estou me recusando a reconhecer eventual existência da dívida junto ao credor, porém não aceito que débitos com mais de 5 anos continuem gerando restrição, negativação ou prejuízo ao meu CPF e ao meu score.
Aguardo retorno com a solução definitiva do caso e a regularização do meu CPF.
Atenciosamente,
*****
CPF: *****