Descumprimento Contratual e Negligência na Gestão de Locação

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Osasco - SP

04/08/2025 às 17:56

ID: 223727399

Contratei os serviços da Contêm Soluções para gestão completa do meu contrato de locação, incluindo a modalidade de aluguel garantido e toda a administração contratual, justamente para evitar dores de cabeça e ter segurança jurídica no cumprimento das obrigações assumidas. Entretanto, a empresa descumpriu flagrantemente o contrato. Além de falhar no devido acompanhamento e fiscalização do contrato de locação, sequer exigiu ou formalizou a garantia locatícia prevista contratualmente a fiança permitindo que o imóvel fosse locado sem qualquer respaldo jurídico real. O resultado foi desastroso: o locatário, sem respaldo algum de fiança, destruiu meu imóvel, gerando danos materiais e estruturais significativos. A imobiliária, por sua vez, não tomou nenhuma providência eficaz para evitar ou reparar o prejuízo, demonstrando total negligência e descaso com suas obrigações contratuais. Agora, além do prejuízo causado ao meu patrimônio, terei de arcar com custos advocatícios para acionar judicialmente a própria imobiliária, que deveria ter me protegido justamente de situações como essa.
Fica aqui o meu alerta: pensem bem antes de contratar os serviços da contêm soluções . A promessa de segurança e gestão eficiente termina no papel. Na prática, o que se vê é omissão, prejuízo e descumprimento contratual.

Compartilhe

Resposta da empresa

05/08/2025 às 18:29

Prezada Carolina, lamentamos profundamente sua experiência e entendemos sua frustração, mas é importante esclarecer alguns pontos para que a situação seja compreendida de forma justa.

Ressaltamos mais uma vez, que a imobiliária é uma intermediadora nos contratos de locação, inclusive atua como o mesmo no contrato objeto desta discussão. Deixamos aqui claro que não somos garantidoras, logo não há qualquer responsabilidade em pagamento de danos e reparos sofridos pelo imóvel.

Como parte do nosso trabalho, temos a responsabilidade de efetuar todos os tramites legais para que o proprietário tenha seu imóvel entregue nas condições no qual fora alugado, para tanto, se faz necessário a assinatura do presente distrato, como um dos documentos necessários para buscar judicialmente o ressarcimento dos danos sofridos e apresentados nos laudos de vistoria.

Com a devida assinatura do distrato, iremos buscar JUDICIALMENTE, mediante ação de cobrança em face do inquilino e da seguradora, meios de reaver os valores de indenização aos danos sofridos, uma vez que esta é a responsabilidade adquirida com a assinatura do contrato de prestação de serviços, efetuado com você. Essa é a responsabilidade da intermediadora, qualquer outro dano sofrido no imóvel, foge da alçada desta, pois como intermediadora estamos fazendo nosso trabalho de oferecer o suporte na cobrança.

A garantia que seu contrato possuía perante nós, seria nos repasses e suportes do ALUGUEL MENSAL, que fora feito, incontestavelmente nas normas legais do contrato. Porém, para que possamos prosseguir com tal cobrança judicial, necessitamos da assinatura do distrato já enviado.

Deixamos mais uma vez aqui claro, que não estamos nos negando a cumprir com nossa obrigação adquirida contratualmente, porém, estamos com dificuldades em fazer nosso trabalho, uma vez que você, reiteradamente, vem se negando a prosseguir com a assinatura do presente distrato.

Lembrando que não somente você, como nós, nos encontramos em prejuízo perante o inquilino, uma vez que o mesmo possui aluguel em aberto conosco, que fora suportado por nós, e feito o repasse a você.

Encontramo-nos a disposição para que se resolva esta situação o mais breve possível e estamos à disposição para dar andamento com o caso ou esclarecer qualquer dúvida, mantendo o profissionalismo e o respeito que sempre pautaram nossa atuação.

Réplica do consumidor

06/08/2025 às 11:07

Continuo sem resolução ref a minha reclamação exposta aqui pois em contrato tinha previsão de seguro fiança no qual não foi feito/ comprovado sendo assim o caso será judicializado e continuo na posição de NÃO RECOMENDO A CONTÉM SOLUÇÕES

Réplica da empresa

21/08/2025 às 11:13

Prezada Carolina, ressaltamos nosso interesse em resolver a situação da melhor forma possível mas gostaríamos de esclarecer novamente que, conforme mencionado, a imobiliária em nenhum momento deixou de cumprir os deveres contratuais que envolve o suporte jurídico na COBRANÇA de manutenções e encargos em abertos e a garantia dos valores de ALUGUEL.

Reiteramos que todos os repasses de aluguel foram realizados na data prevista (inclusive os que permanecem em inadimplência pelo locatário), e as cobranças de manutenção não foram realizadas até o momento por não haver a formalização da cobrança com a assinatura no distrato, o que é imprescindível para abertura do processo.

Já realizamos uma reunião com seu advogado constituído e mostramos novamente, conforme já havia sido lhe enviado, todas as comprovações referente a garantia existente e vinculada ao seu contrato de locação e as informações necessárias para o devido esclarecimento, e aguardamos retorno para resolução do seu caso.

Seguimos à disposição para eventuais dúvidas ou esclarecimentos.

Réplica do consumidor

09/01/2026 às 20:50

Empresa foi acionada judicialmente