Cobranças após solicitação de cancelamento de serviço

Em réplica
Contagem - MG
16/07/2025 às 16:36
ID: 222260507
No dia 02/10/2024 solicitei o cancelamento dos serviço. No mesmo dia recebi um protocolo e a informação que no prazo de 60 dias meu imóvel seria desconectado das fazendas solares. Acontece que até na presente data continua recebendo e tento que pagar faturas que chegam todos os meses. E recebendo também cobranças via WhatsApp e ligações telefônicas.
Compartilhe
Resposta da empresa
17/07/2025 às 13:04
Olá, Marcílio! Tudo bem?
Agradecemos seu contato e a oportunidade de esclarecer os pontos levantados.
Sua solicitação de cancelamento foi registrada no dia 02/10/******* e, a partir de então, adotamos todas as medidas operacionais necessárias para o encerramento da parceria, incluindo o envio imediato do pedido de desligamento à distribuidora responsável (Cemig), conforme determina a Resolução Normativa ANEEL n 1.*******/*******.
Conforme as normas da distribuidora, o prazo para efetivação da desconexão é de até 60 dias úteis, período necessário para que ela conclua todas as etapas técnicas do processo, como atualização cadastral, troca de medidor e retirada da unidade do sistema de compensação. Durante esse tempo, a unidade continua recebendo energia normalmente, o que gera faturas mensais com base na energia injetada e compensada nesse intervalo.
Além disso, verificamos que ainda há créditos de energia acumulados em sua unidade, provenientes da geração compartilhada com nossa cooperativa. Nos termos do Artigo 2, inciso XLV-A da REN n 1.*******/*******, a energia excedente injetada na rede é considerada um empréstimo gratuito à distribuidora, transformando-se em créditos que só podem ser compensados com consumo, não sendo passíveis de devolução em dinheiro.
Esses créditos continuam sendo utilizados para abater o consumo da unidade nas faturas emitidas pela Cemig, gerando benefício econômico direto. Portanto, mesmo após o pedido de cancelamento, a compensação permanece válida enquanto houver saldo disponível e consumo registrado, conforme previsto na regulamentação vigente.
As comunicações realizadas por WhatsApp e telefone têm como único objetivo manter você informado e auxiliar com eventuais dúvidas ou pendências.
Permanecemos à disposição para qualquer outro esclarecimento que julgar necessário.
Atenciosamente,
Equipe Smartben
Réplica do consumidor
18/07/2025 às 12:11
Eu fiz o cancelamento e mesmo assim vocês continuam cobrando. Qual é a justificativa e vocês conseguem fazer o cancelamento?
Réplica do consumidor
24/07/2025 às 20:25
sigo aguardando uma resposta sobre o meu cancelamento!