Cobrança indevida e protesto em cartório após encerramento de contrato com a Wattcoop

Não resolvido
Montes Claros - MG
10/02/2026 às 22:21
ID: 240391879
Cobrança indevida e protesto em cartório após encerramento de contrato
Venho por meio desta registrar uma reclamação formal contra a Cooperativa de Serviços Wattcoop, em razão de cobrança indevida e protesto irregular do meu nome em cartório, ocorrido no Cartório de Protesto de Montes Claros/MG. A empresa realizou o protesto alegando a existência de um débito em meu nome, porém informo que meu contrato com a Wattcoop encontra-se devidamente encerrado, não havendo qualquer pendência financeira válida. Ressalto ainda que, desde janeiro de 2025, possuo sistema de energia solar instalado em minha residência, estando gerando minha própria energia elétrica e injetando o excedente na rede, o que gera créditos (saldo energético). Portanto, não procede qualquer cobrança por consumo ou valores relacionados à cooperativa, uma vez que não utilizo mais os serviços prestados pela Wattcoop. Mesmo diante dessa situação, meu nome foi indevidamente protestado, o que vem causando transtornos, prejuízos à minha imagem e possíveis restrições de crédito, sem qualquer fundamento legal ou contratual.
Diante do exposto, solicito com urgência:
1. A imediata retirada do protesto realizado em meu nome;
2. O cancelamento definitivo da cobrança indevida;
3. Uma explicação formal sobre o motivo da cobrança após o encerramento do contrato;
4. A confirmação por escrito de que não existe qualquer débito pendente em meu nome junto à cooperativa. Aguardo um posicionamento rápido e a resolução do problema, a fim de evitar a adoção de medidas administrativas e judiciais cabíveis.
Compartilhe
Resposta da empresa
13/02/2026 às 12:10
Prezado Rogério, tudo bem?
Inicialmente, informo que a cobrança realizada pela empresa é válida e devidamente fundamentada, tendo em vista que não houve a quitação dos débitos em aberto, motivo pelo qual os valores foram encaminhados a protesto.
Conforme relatado pelo próprio senhor, a geração de energia em sua residência teve início em janeiro. Entretanto, a solicitação formal de desconexão junto à cooperativa foi registrada apenas em 25/03/2025. Ressalto ainda que, após a solicitação, existe um prazo regulamentar para a efetiva interrupção da injeção de energia pela cooperativa, período durante o qual o sistema permanece ativo e sujeito às compensações previstas.
Esclareço também que a cobrança em questão não incide sobre a energia produzida em sua residência, mas exclusivamente sobre o saldo remanescente de energia proveniente da cooperativa.
Tal distinção pode ser verificada na própria fatura, onde:
A energia injetada pela cooperativa é discriminada como EnergiaSCEE s/ ICMS;
A energia gerada por sua unidade consumidora consta como Energia SCEE Isenta.
Permaneço à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários.
Atenciosamente,
Guilherme
Coordenador financeiro WeGen
31 7117-7656
Consideração final do consumidor
06/03/2026 às 18:33
A empresa bate a sua porta e te oferece um serviço com desconto nas faturas, avisam que o o cancelamento é feito a hora que o cliente quiser sem nenhum custo; porém ao pedir cancelamento eles continuam mandando boletos até recolher os valores do desconto que foi cedido ao longo do período , dando à mesma desculpa o tempo todo de que ainda existe energia injetada na sua rede: ou seja te dão com uma mão e tomam com a outra.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0