Cobrança Indevida de Procedimento Hospitalar Autorizado pelo Plano de Saúde

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

01/06/2026 às 16:56

ID: 250262169

Recebi com supresa o e-mail referente à uma cobrança do atendimento realizado em 30/03/2026, porém não reconheço essa cobrança. Tentei contato inúmeras vezes através do telefone disponibilizado no fim do email ( ***** ), mas não obtive resposta. Logo, optei por escrever um email no dia 25/05/2026 em resposta ao Hospital. O procedimento mencionado foi realizado mediante autorização prévia do meu plano de saúde, conforme comprovante anexo extraído do aplicativo do convênio, no qual consta a solicitação e a liberação da internação/procedimento pela operadora. No dia do atendimento, fui regularmente encaminhada para a internação e realização do procedimento, sem qualquer informação por parte da equipe do hospital ou do plano de saúde sobre eventual negativa de cobertura, pendência financeira ou necessidade de pagamento particular. Em nenhum momento fui avisada de que o procedimento não estaria coberto, tampouco me foi apresentado qualquer orçamento, termo de responsabilidade financeira ou comunicação prévia sobre valores a serem pagos. Somente quase dois meses após a realização do procedimento recebi essa cobrança por e-mail, motivo pelo qual contesto integralmente o débito apresentado. Dessa forma, solicitei a revisão da cobrança e a apuração interna entre hospital e operadora do plano de saúde, tendo em vista que o procedimento foi previamente autorizado e realizado com anuência da instituição hospitalar, porém tive que enviar um novo email cobrando uma resposta já que já tinham se passado 4 dias e não obtive retorno. Ao final do dia 28/05/2026 recebi uma resposta genérica do setor de cobranças do Hospital Copa D'Or dizendo que eles estavam em contato com o responsável e que a cobrança é procedente, sem nenhuma informação de quem seria esse responsável e baseado em que essa cobrança procede. Vale ressaltar que o mesmo setor financeiro do hospital em momento algum se mostrou disponível para apresentar soluções ou formas de quitar o débito que eles alegam, mas com o qual eu não concordei. Logo, no dia 01/06/2026 escrevi um novo email dizendo que resposta apresentada não esclarece os fundamentos da cobrança realizada. Reiterei que em nenhum momento me foi apresentado orçamento, termo de ciência financeira, contrato de atendimento particular ou qualquer documento informando responsabilidade de pagamento no valor cobrado. Solicitei, então que seja encaminhada formalmente a seguinte documentação: Fundamentação detalhada da cobrança; Identificação do responsável mencionado no e-mail; Comprovante da eventual negativa do plano de saúde; Data em que o hospital tomou ciência dessa suposta negativa; Documento assinado por mim autorizando atendimento particular e/ou assumindo responsabilidade financeira pelo procedimento; Explicação de por qual motivo o procedimento foi realizado normalmente, mesmo diante da suposta ausência de cobertura. Além disso, eu mesma estou em contato com o Plano de Saúde solicitando informações do que pode ter ocorrido. Ressalto que eu jamais teria concordado com a realização particular do procedimento no valor aproximado de R$ 10.000,00 sem informação prévia clara e expressa. Assim, até que haja esclarecimento formal e documental da situação, reiterei que não reconheço a dívida e solicitei a suspensão de qualquer medida de cobrança ou apontamento de inadimplência. Continuo ainda hoje aguardando retorno formal.

Compartilhe