Cobrança indevida

Resolvido
São Paulo - SP
01/08/2026 às 10:35
ID: 255372981
Cobrança indevida de consumo após encerramento do fornecimento de gás
No dia 02/07/2026, o meu condomínio realizou a substituição da empresa fornecedora de gás, encerrando o fornecimento da Copagaz a partir dessa data.
Entretanto, recebi uma fatura referente ao mês de julho cobrando um suposto consumo que não ocorreu, uma vez que a Copagaz não prestava mais o serviço ao condomínio.
Entrei em contato com a empresa para solicitar esclarecimentos, porém fui informado de que a cobrança foi realizada com base na média de consumo das últimas três faturas. Esse argumento não faz sentido, pois não pode haver cobrança por estimativa quando o fornecimento já havia sido encerrado e não existia mais possibilidade de consumo.
Solicito o cancelamento imediato da cobrança, e uma explicação formal sobre o motivo da emissão dessa cobrança indevida.
Caso a situação não seja solucionada, tomarei as medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor, pois considero essa cobrança abusiva e sem fundamento.
Aguardo uma solução o mais breve possível.
Compartilhe
Resposta da empresa
10/08/2026 às 11:20
Olá, Graziela!
Agradecemos pelo seu contato e pela oportunidade de analisar sua manifestação.
Conforme tratativa realizada, a cobrança contestada foi devidamente regularizada junto às áreas responsáveis, com a baixa da fatura e a regularização da situação da unidade.
Lamentamos os transtornos ocasionados e agradecemos pela sua paciência durante o acompanhamento do caso.
Permanecemos à disposição sempre que necessário.
Atenciosamente,
José
Copa Energia Distribuidora de Gás S.A.
Telefone: 3004-3002
WhatsApp: http://wa.me/551130043002
Horário de atendimento: Seg a Sex: 08h às 20h | Sáb: 08h30 às 16h.
Consideração final do consumidor
10/08/2026 às 21:28
Tudo foi resolvido
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
8