Reclamação respondidaRespondida

Péssimo atendimento, desinformação, sem acordo nem negociação

Copasa - MG
Belo Horizonte - MG
24/05/2022 às 00:52
ID: 143907235
Status da reclamação:
Reclamação respondidaRespondida

Houve um vazamento no hidrômetro, a Copasa foi chamada e fez o reparo completo no dia 11/01/2022, sem custos para a moradora, nem orientação sobre as providências a tomar. Devido ao vazamento a conta seguinte (vencida 12/03/2022) veio cobrando o vazamento completo resultando em uma conta de 2.845,74. Tão logo a conta foi recebida a Copasa foi acionada através do WhatsApp protocolo 20220221501517 no dia 21/02, que responderam por email dia 26/02 pedindo uma série e de informações e o preenchimento de uma Declaração de Ocorrência de Vazamento Atípico. Enviamos as informações, leitura atual e fotos em resposta ao próprio e-mail e aguardamos a resposta. Como não responderam consideramos que o problema havia sido resolvido. Até que agora no mês 05/2022 cortaram a água da residência. Quando questionado sobre o corte o funcionário da Copasa informou à moradora que estava cortando a água devido à conta de 74,30 vencida em 12/02/2022 e que não tinha nada a ver com a conta de 12/03/2022 pois no sistema deles a conta (de 2.845,74) estava zerada. Prontamente pagamos a conta de 74,30 e ligamos para a Copasa religar a água. Somente nesta data conseguimos conversar com uma pessoa (e não com robôs) e fomos informados que o corte era em decorrência da conta de 12/03. Aí os problemas só pioraram o que nos levou a abrir novos protocolos, dia 11/05 - 20220511054758, na Ouvidora no dia 13/05 (processo 00123691), uma visita pessoal dia 16/05 sem sucesso à Copasa de Contagem (b. Ressaca), e a abertura de um novo protocolo no WhatsApp dia 16/05 - 20220516507875, uma visita pessoal dia 17/05 sem sucesso à Copasa BH (b. Carlos Prates) onde ao pedir ao funcionário que ensinasse o passo a passo para fazer o procedimento pelo WhatsApp (caso estivéssemos fazendo errado) o mesmo se negou. Dia 18/05 minha esposa abriu reclamação no Reclame Aqui (Código Oqwu7FSK1-maGdiN) e a empresa informou que resolveria somente com o titular e que faltava o número da matrícula. Segue então:
Matrícula: 00001839616
Identificador: 00159884489
Leitura 05/01 162
Leitura 03/02 - 319
Leitura do dia da primeira reclamação: 032199

O máximo que conseguimos foi o agendamento para minha esposa resolver pessoalmente toda esta situação no dia 27/07/2022.
Ontem 23/05, que era o dia de responderem ao protocolo aberto dia 16, funcionários da Copasa estiveram tanto quanto duas vezes à residência, porém agora disseram que o vazamento foi de responsabilidade da moradora e que ela deveria pagar a conta porque se entrar no Procon irá demorar mais ainda..
A casa está sem água há pelo menos 10 dias. Lá reside uma idosa de 85 anos, hipertensa e cardíaca que depende de terceiros para resolver a situação. No dia 17/05/2022 quando estivemos com ela na agência não deixaram ela entrar nem para sentar porque não estava agendada, fora toda a grosseria, má vontade e falta de educação, por pouco a polícia não foi chamada. Esta reclamação está sendo feita no reclame aqui porque todas as instâncias da Copasa, incluindo a ouvidoria , não resolveram. Não aceitamos esta cobrança, exigimos a correção da conta, a negociação do débito e a religa imediata da água.
Não resido mais na casa, porém a moradora é minha sogra, ganha apenas 01 salário mínimo de pensão e não tem a menor condição de arcar com toda a irresponsabilidade e incompetência da Copasa.

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Resposta da empresa

25/05/2022 às 10:40

Prezado senhor,
Seguem algumas orientações para acesso aos serviços digitais:
APP - O Login no App Copasa Digital é realizado com o cadastro de CPF e Senha. Poderá utilizar-se de qualquer CPF para o cadastramento de login. Mas, para acesso aos dados do usuário, após o login, acesse Cadastro de Identificadores e registre o IDENTIFICADOR e CPF do usuário em questão.

Agência Virtual - Após entrar na Agência Virtual, basta clicar no ícone do serviço desejado. Salientamos que somente alguns serviços pedem o Login. O Login na Agência Virtual é realizado da mesma forma (cadastro de CPF e Senha). Os principais serviços que pedem login são: segunda via, conta por e-mail, informar leitura, falta de Água.

Para qualquer solicitação, estamos à disposição para atendê-lo, basta realizá-la pelo site www.copasa.com.br, selecionando Agência Virtual > Todos os Serviços > OU pelo WhatsApp: 31 9 9770 7000.

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